Questões de Concurso Sobre papéis sociais e relações de gênero em psicologia

Foram encontradas 87 questões

Q3294340 Psicologia
Em determinado centro de acolhimento, um adolescente questionou elementos de identidade e expressão de gênero, mas familiares manifestaram insegurança quanto a abordar tais questões em sessões terapêuticas. A equipe propôs atividades de diálogo e oficinas que explorassem vivências e possibilidades de expressão. Nesse cenário, qual ação sinaliza uma prática coerente com o respeito aos valores pessoais e à construção de autonomia?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2025 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q3291603 Psicologia
Butler (2003, mencionada em Uziel, Nunes & Brandão, 2023) postula que gênero deve ser pensado dentro do que ela chama de “matriz de inteligibilidade”. Tal matriz é constituída pelos termos:
Alternativas
Q3179490 Psicologia
A Psicologia, enquanto ciência e prática profissional, deve considerar as questões de gênero, raça, classe e inclusão social para compreender a diversidade humana e promover um atendimento mais equitativo e eficaz. As questões sociais são fatores determinantes no bem-estar psicológico dos indivíduos e das comunidades.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as questões de gênero, raça, classe e inclusão social na Psicologia.
Alternativas
Q3166752 Psicologia

Julgue o item seguinte, a respeito do comportamento das partes e das testemunhas bem como do papel da psicologia jurídica na obtenção da verdade judicial.


Pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+ são mais frequentemente identificadas equivocadamente como culpadas que pessoas brancas e cisgênero.

Alternativas
Q3166746 Psicologia

Em relação aos assédios moral e sexual, julgue o item que se segue.


O racismo e os preconceitos racial e de gênero podem ser expressões do assédio moral em um grupo.

Alternativas
Q3273167 Psicologia
Sobre a posição das/os profissionais da Psicologia com relação às experiências trans (transexualidades e as travestilidades) é correto afirmar: 
Alternativas
Q3270009 Psicologia
A Psicologia das Relações de Gênero e Sexualidade Humana é uma área de estudo que explora as complexidades das identidades de gênero e das expressões da sexualidade, buscando entender como esses aspectos influenciam o comportamento, as relações interpessoais e o bem-estar emocional das pessoas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A identidade de gênero refere-se ao sexo biológico atribuído ao nascimento, que pode ou não estar alinhado ao entendimento pessoal de cada indivíduo sobre seu próprio gênero.
(__)Essa área de estudo abrange a interação entre fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais que moldam as experiências individuais e coletivas em relação ao gênero e à sexualidade.
(__)A psicologia das relações de gênero analisa como os papéis de gênero são socialmente construídos e como influenciam as oportunidades, as escolhas e a identidade das pessoas.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: 
Alternativas
Q3231676 Psicologia
É fundamental destacar o surgimento, no fim século passado, de importante marco conceitual no âmbito das pesquisas sobre a necessidade de diferenciar o sexo biológico de sua tradução social em papéis sociais, expectativas de comportamentos e as relações de poder entre homens e mulheres na sociedade. Trata-se
Alternativas
Q3182483 Psicologia
Em seus estudos, Barata (2009) analisa a intersecção entre relações de gênero, saúde e desigualdade social. Considerando suas contribuições, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3174436 Psicologia
De acordo com a obra “Psicologia e diversidade sexual: desafios para uma sociedade de direitos” (Conselho Federal de Psicologia, 2011), analise as assertivas abaixo:

I. O pensamento normativo e hegemônico de identidades de gênero polarizadas de masculino (para homens) e de feminino (para mulheres) levam a concepções patologizantes.
II. Um dos desafios encontrados na luta por direitos e combate à transfobia é o de que a maioria das(os) psicólogas(os) atuantes nos programas de saúde voltados aos transexuais e travestis é de voluntários e não fazem parte dos quadros formais dos hospitais e ambulatórios.
III. A patologização da intersexualidade e da transexualidade está baseada no pressuposto de que os gêneros são determinados pelo dimorfismo dos corpos e, portanto, é legítima para compor diagnósticos e intervenções.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3104881 Psicologia
Os desafios contemporâneos relacionados à psicologia envolvem questões como os direitos humanos, as teorias de gênero, a violência contra a mulher e as diferentes formas de assédio e discriminação. A esse respeito, julgue o item subsequente. 
De acordo com Judith Butler, uma das principais teóricas dos estudos de gênero, as violências contra as pessoas LGBTQIA+ não decorrem da heterossexualidade compulsória ou do binarismo de gênero, mas de problemas sociais e culturais mais complexos. 
Alternativas
Q3104879 Psicologia
Os desafios contemporâneos relacionados à psicologia envolvem questões como os direitos humanos, as teorias de gênero, a violência contra a mulher e as diferentes formas de assédio e discriminação. A esse respeito, julgue o item subsequente. 
A violência contra as pessoas LGBTQIA+ pode ser considerada um sintoma de adoecimento social. 
Alternativas
Q3090869 Psicologia
A desigualdade e a hierarquização entre gêneros podem se manifestar sob diversas formas, sobretudo, através de violência. A pessoa cuja identidade de gênero não corresponde a uma matriz heteronormativa está sujeita a sofrer todo tipo de exclusão, podendo culminar em seu extermínio.
Para pensar as questões de gênero, vale citar as contribuições de Judith Butler que, em seu conhecido livro Problemas de Gênero, apresenta a ideia central de que
Alternativas
Q3056454 Psicologia
As referências técnicas para atuação de psicólogos, no que tange às relações raciais, destacam que há duas outras modalidades políticas que, mesmo descontínuas sob o ponto de vista das políticas públicas, atuam de forma conjunta, sistêmica e estruturante como racismo; assinale-as
Alternativas
Q3055835 Psicologia
O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma grande preocupação das políticas públicas, sendo fundamental a existência de referências técnicas para a atuação dos/as psicólogas(os) em serviços de atenção à mulher em situação de violência.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A clínica ampliada pode ser um referencial para a conduta profissional daqueles que compõem as equipes de trabalho dos serviços de atendimento a mulheres em situação de violência, sejam da rede de saúde ou não, pois se mostra como ferramenta de articulação de diferentes enfoques.
II. A ideia de mulher vítima de violência foi substituída pela de mulher em situação de violência, na medida em que o rompimento da situação de violência não implica necessariamente condição de subalternidade, presente no conceito de vítima.
III. A formalização da denúncia por meio do boletim de ocorrência é um direito da mulher a ser informado pelos profissionais envolvidos e nunca imposto como condição para o atendimento e assistência.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3008985 Psicologia
Alessandra é o nome social de uma mulher trans que sofre preconceito desde a infância, o que impacta sua saúde mental. Ela vem fazendo o processo transexualizador há alguns anos e pretende realizar a cirurgia de modificação corporal, de tal modo que foi solicitada à psicóloga do serviço que fizesse uma avaliação do caso. Nesse contexto, são importantes as contribuições da teoria queer, sobretudo, da filósofa Judith Butler, conhecida pela perspectiva crítica das categorias de identidade de gênero.
Uma das ideias centrais dessa teoria é
Alternativas
Q3008654 Psicologia
Sobre o desenvolvimento psicossocial na adolescência é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2552613 Psicologia

Julgue o item a seguir.


Os estudos sobre deficiência não possuem importância como o estudo de gêneros para a psicologia, pois estudos dessa área não têm a capacidade de ampliar o horizonte ético na formação e atuação do psicólogo. Os estudos sobre deficiência, tampouco possuem a capacidade de ampliar diálogos interdisciplinares da psicologia, considerando o seu isolamento das ciências sociais em razão de sua histórica influência da saúde e do campo biomédico. 

Alternativas
Q2487444 Psicologia
De acordo com Goffman (1980), os estigmas podem ser divididos em três grandes categorias, sendo elas:
Alternativas
Q2487441 Psicologia
Sobre o conceito de gênero é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: C
6: B
7: A
8: B
9: D
10: C
11: E
12: C
13: A
14: B
15: E
16: A
17: C
18: E
19: E
20: E