Questões de Concurso
Sobre papéis sociais e relações de gênero em psicologia
Foram encontradas 87 questões
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as questões de gênero, raça, classe e inclusão social na Psicologia.
Julgue o item seguinte, a respeito do comportamento das partes e das testemunhas bem como do papel da psicologia jurídica na obtenção da verdade judicial.
Pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+ são mais frequentemente identificadas equivocadamente como culpadas que pessoas brancas e cisgênero.
Em relação aos assédios moral e sexual, julgue o item que se segue.
O racismo e os preconceitos racial e de gênero podem ser expressões do assédio moral em um grupo.
(__)A identidade de gênero refere-se ao sexo biológico atribuído ao nascimento, que pode ou não estar alinhado ao entendimento pessoal de cada indivíduo sobre seu próprio gênero.
(__)Essa área de estudo abrange a interação entre fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais que moldam as experiências individuais e coletivas em relação ao gênero e à sexualidade.
(__)A psicologia das relações de gênero analisa como os papéis de gênero são socialmente construídos e como influenciam as oportunidades, as escolhas e a identidade das pessoas.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
I. O pensamento normativo e hegemônico de identidades de gênero polarizadas de masculino (para homens) e de feminino (para mulheres) levam a concepções patologizantes.
II. Um dos desafios encontrados na luta por direitos e combate à transfobia é o de que a maioria das(os) psicólogas(os) atuantes nos programas de saúde voltados aos transexuais e travestis é de voluntários e não fazem parte dos quadros formais dos hospitais e ambulatórios.
III. A patologização da intersexualidade e da transexualidade está baseada no pressuposto de que os gêneros são determinados pelo dimorfismo dos corpos e, portanto, é legítima para compor diagnósticos e intervenções.
Quais estão INCORRETAS?
Para pensar as questões de gênero, vale citar as contribuições de Judith Butler que, em seu conhecido livro Problemas de Gênero, apresenta a ideia central de que
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A clínica ampliada pode ser um referencial para a conduta profissional daqueles que compõem as equipes de trabalho dos serviços de atendimento a mulheres em situação de violência, sejam da rede de saúde ou não, pois se mostra como ferramenta de articulação de diferentes enfoques.
II. A ideia de mulher vítima de violência foi substituída pela de mulher em situação de violência, na medida em que o rompimento da situação de violência não implica necessariamente condição de subalternidade, presente no conceito de vítima.
III. A formalização da denúncia por meio do boletim de ocorrência é um direito da mulher a ser informado pelos profissionais envolvidos e nunca imposto como condição para o atendimento e assistência.
Está correto o que se afirma em:
Uma das ideias centrais dessa teoria é
Julgue o item a seguir.
Os estudos sobre deficiência não possuem importância como o estudo de gêneros para a psicologia, pois estudos dessa área não têm a capacidade de ampliar o horizonte ético na formação e atuação do psicólogo. Os estudos sobre deficiência, tampouco possuem a capacidade de ampliar diálogos interdisciplinares da psicologia, considerando o seu isolamento das ciências sociais em razão de sua histórica influência da saúde e do campo biomédico.