Questões de Concurso
Sobre psicodrama em psicologia
Foram encontradas 130 questões
Lívia, 14 anos de idade, teve uma perda ponderal considerável nos últimos meses. Estranhando o comportamento da filha, a genitora decidiu levá-la para receber atenção profissional na rede pública de saúde, em seu território. Chegando lá, a equipe multidisciplinar, composta por médico e psicólogo, iniciou a entrevista com mãe e filha presentes. A mãe relatou o seguinte:
“Nos últimos 4 meses, Lívia tem comido bem menos. Como trabalho muito e a crio sozinha, não sei muito bem como começou. Passei a estranhar quando ela começou a não comer a marmita que sempre deixo pronta para ela e passou a não pedir para eu fazer as comidinhas e sobremesas que pedia aos finais de semana. Ficou mais quieta e mais fraca. Até achei que tinha relação com o período menstrual, pois ela tem um fluxo intenso e fica mais na dela quando está naqueles dias. Quando perguntei, ela me contou não tinha nada a ver com isso e que a menstruação não vinha havia mais de dois meses. Passamos logo no postinho e ela fez um teste de gravidez. Fez três vezes pra termos certeza. Mas não era menino não.” [sic].
E continuou:
“Passou a ficar irritadiça quando eu perguntava sobre sua alimentação ou oferecia as coisas que antes ela gostava de comer. Ficou mais calada, quieta e passou a ficar mais tempo no quarto. Com muito jeito, depois de alguns dias, ela conseguiu se abrir comigo. Comentou que nunca gostou de seu corpo, que sempre se achou gorda demais, que o nariz é ‘grande e de batata’, que tem vontade de morrer só de pensar em engordar. Revelou para mim que tem contado as calorias de tudo o que come e que a cabeça falta explodir, porque os pensamentos não param. Meu coração quase não aguentou, doutor. Mas o que quase acabou comigo foi encontrar umas marcas no braço dela. Depois de muito esforço meu, ela confessou que tem tido pensamentos muito ruins e tem perdido a vontade de tudo, inclusive de viver. Minhas pernas falharam na hora. Pensei que fosse ter um ataque. Nunca tinha visto minha filha assim. Estou disposta a largar tudo para cuidar dela e ela sabe disso. Falava que não precisava de tratamento nenhum e que a única coisa da qual gostaria de se livrar é do medo de engordar. Mas, depois que fizemos os exames na unidade básica de saúde, o médico disse que precisaríamos buscar ajuda psicológica também, pois o quadro dela não melhoraria se não cuidássemos da sua saúde mental. Aí ela amoleceu e aceitou vir hoje.” [sic].
Qual teórico alicerçou a teoria dos papéis como um dos pilares de sua teoria?
( ) Essa prática, intitulada psicomúsica, envolve o uso de música que pode ser espontaneamente criada por qualquer pessoa, utilizando o próprio corpo como instrumento (forma orgânica) e outros instrumentos como uma extensão da espontaneidade do organismo (forma instrumental).
( ) A habilidade de improvisação foi considerada uma técnica viável para aprimorar a capacidade de expressão espontânea. Foi desenvolvido um processo terapêutico psicomusical para abordar o que foi denominado como "neurose de desempenho", caracterizada pela dificuldade que músicos profissionais enfrentam ao se apresentarem em público.
( ) O objetivo do trabalho é alcançar a catarse psicomusical. Para compreender adequadamente esse trabalho, é essencial enquadrá-lo nos conceitos psicodramáticos, como ação criativa, adequação dos papéis e espontaneidade.
I. Busca promover estados espontâneos, discriminando e integrando o individual com o coletivo, o mundo interno com a realidade compartilhada.
II. Produz catarse emocional e insights cognitivos.
III. Faz uso tanto a comunicação verbal como a não verbal.
Está correto o que se afirma em
Nome atribuído ao método terapêutico desenvolvido através do recurso da dramatização onde se é possível atingir estágios primitivos do desenvolvimento, o reconhecimento do eu e do outro, num cenário montado pelo grupo.
Que tipo de psicoterapia propõe que a melhor forma do paciente expressar seus verdadeiros sentimentos e emoções é através da representação de personagens em uma atmosfera teatral?
Assinale a alternativa incorreta sobre os modelos de psicoterapia.
Essa etapa e denomina
Um grupo terapêutico comporta-se como uma estrutura na qual há uma distribuição complementária de papéis e posições. O sujeito que assume o papel de ___________ manifesta aquilo que o restante do grupo pode estar, latentemente, pensando ou sentindo. A comunicação pode ser feita por meio de protestos, dramatizações, silêncio, entre outras formas.
I. A dramatização espontânea é uma das principais ferramentas terapêuticas utilizadas, permitindo que os participantes expressem suas emoções e representem situações da vida real de forma improvisada.
II. Um dos objetivos do psicodrama é explorar os papéis sociais que os indivíduos desempenham em suas vidas, visando compreender suas interações e relações interpessoais.
III. A catarse emocional pode ocorrer durante as representações dramáticas, permitindo que os participantes liberem emoções reprimidas e alcancem novos insights sobre si mesmos e seus problemas.
IV. O psicodrama é realizado exclusivamente em sessões individuais, proporcionando um espaço de autoexpressão e autorreflexão.
( ) O psicodrama foca na interseção do mundo subjetivo com o mundo social.
( ) O psicodrama não supıe que o conhecimento é uma representação da realidade.
( ) O psicodrama possui influências do teatro, mas não propõe o palco como espaço para elaboração e sim o setting terapêutico.