Questões de Concurso
Sobre psicologia do desenvolvimento em psicologia
Foram encontradas 2.631 questões
(__)No estágio sensório-motor (0 a 2 anos), a criança desenvolve a capacidade de representação mental, permitindo a compreensão de que objetos continuam a existir mesmo quando não estão visíveis (permanência do objeto).
(__)No estágio pré-operatório (2 a 7 anos), a criança já consegue realizar operações mentais complexas, como a conservação de quantidade, sem dificuldades.
(__)No estágio operatório-concreto (7 a 12 anos), a criança passa a pensar de forma lógica sobre situações concretas, mas ainda não consegue lidar com abstrações ou hipóteses.
(__)No estágio operatório-formal (a partir dos 12 anos), o adolescente desenvolve a capacidade de pensar de forma abstrata, realizar hipóteses e considerar múltiplas perspectivas.
(__)A teoria de Piaget enfatiza que a transição entre os estágios ocorre de forma abrupta, sem sobreposição ou variações individuais no ritmo de desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
À luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, essa observação indica:
( ) As diferenças no funcionamento dos pais e da família revelam um impacto poderoso no crescimento e na saúde mental das crianças, uma vez que nenhum dos membros da família pode ser compreendido isoladamente do sistema familiar.
( ) O conflito entre pais e adolescentes é maior entre pais e filhos na presença de estilos parentais negligentes e autoritários do que em pais democráticos e permissivos.
( ) A coesão com as mães para os jovens com mães autoritárias ou permissivas é maior para as filhas do que para os filhos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em uma clínica voltada à reabilitação de adolescentes com deficiência intelectual, observou-se que alguns pacientes demonstram dificuldades acentuadas em seguir instruções, além de apresentarem dificuldades na participação em atividades em grupo. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma intervenção adequada para os adolescentes com deficiência intelectual.
I. Apesar de os estudos sobre o desenvolvimento tentarem estabelecer padrões de atingimento de habilidades, utilizando generalizações, é necessário levar em conta as diferenças individuais. As crianças diferem em gênero, constituição física, personalidade, ambiente, maturação, influências de vida, hereditariedade genética, entre outras tantas características.
II. No entanto, mesmo com tais diferenças individuais, há um aspecto considerado como base para as teorias do desenvolvimento, a visão do desenvolvimento como algo contínuo que se desenvolve ao longo da vida do indivíduo.
I. No início da adolescência, a criança começa a desenvolver a capacidade de pensamento lógico e abstrato, o que possibilita o aumento da consciência de si mesmo e da capacidade de refletir sobre si mesmo.
II. Em decorrência das múltiplas alterações físicas da adolescência, a autoconsciência do adolescente com frequência transforma-se em constrangimento com um sentimento de embaraço.
III. Os pré-adolescentes interpretam o correto e o incorreto como categorias mutáveis e relativas.
IV. Estudos sobre o sistema nervoso demostram que as partes do cérebro que suprimem impulsos não amadurecem completamente até o início da idade adulta.
É verdadeiro o que se afirma em: