Questões de Concurso
Comentadas sobre qualidade de vida em psicologia
Foram encontradas 305 questões
As práticas de qualidade de vida no trabalho promovidas por uma empresa para o bem estar de seus trabalhadores são:
A expressão Qualidade de Vida no Trabalho, popularmente conhecida como QVT, envolve uma série de critérios que devem ser operacionalizados pela empresa para a promoção da saúde física e mental do trabalhador. Tais critérios, propostos por Walton em 1975, NÃO ENVOLVEM:
As quatro proposições, a seguir, se referem ao contexto de constituição do campo da saúde do trabalhador no Brasil, ao longo dos anos 90, do século XX.
I - Ainda persiste uma não-sensibilização dos profissionais de saúde da rede básica para os problemas de saúde relacionados com o trabalho.
II - Os sindicatos se interessam pela questão da saúde do trabalhador, mas em geral, as lutas se traduzem em demandas por mais remédios, mais consultas, em conformidade com os interesses da iniciativa privada.
III - O movimento sindical conseguiu definir uma estratégia global de enfrentamento das questões relativas à saúde do trabalhador, numa via diferente da compensação financeira, mercantilista.
IV - Em nível institucional, as instâncias que atuam nesse campo conquistaram uma boa articulação entre si, apesar da luta de poder.
Com base nestas proposições e considerando V (verdadeiro) e F (falso), assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta:
Guimarães e Grubits adotam o modelo descritivo de DALKEY (1972), que definiu, por experiência pessoal, alguns padrões de Qualidade de Vida (QV), o que o levou a elaborar listas que classificam fatores gerais de bem-estar. Os nove indicadores de QV propostos por ele são:
Sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é incorreto afirmar que:
A qualidade de vida tem sido definida de diferentes formas por diferentes autores. No entanto, praticamente todas as definições têm como ponto comum o entendimento da Qualidade de Vida no Trabalho como
A preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho surgiu em meados dos anos 50, na Inglaterra em estudos de Eric Trist e colaboradores, e vem ganhando maior destaque atualmente com intuito de, cada vez mais, conseguir propiciar aos trabalhadores bem-estar e satisfação. Dessa forma as organizações tendem a funcionar de maneira mais eficiente, tornando-se mais competitivas e assim alcançam espaço no mercado globalizado (Lacaz, 2000). Considerando que a QVT está relacionada a preocupações com estresse e à forma de evitá-lo, à busca de satisfação no trabalho, à importância da Saúde Mental e à necessidade de garanti-la no ambiente de trabalho, assinale a alternativa que indica uma ação compatível com a atividade do psicólogo organizacional na promoção de qualidade de vida no trabalho:
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido abordada de diversas formas pelos autores da área. Mesmo com a abrangente conceituação, pode-se afirmar que a absoluta maioria das definições guardam como ponto comum a ideia de que essa abordagem seja um movimento de reação ao rigor dos métodos tayloristas em defesa a:
De aordo com o modelo de Walton (apud Chiavenato, 2021), são fatores que afetam a Qualidade de Vida no Trabalho:
-
1. Cliente interno.
2. Balanço.
3. Condições de segurança e saúde no trabalho.
-
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São componentes da Qualidade de Vida no Trabalho, segundo Chiavenato, 2021:
-
1. Satisfação com o trabalho executado.
2. Salário percebido.
3. Ambiente físico do trabalho somente.
-
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I No comportamento defensivo, as pessoas buscam se defender inconscientemente da ansiedade que sentem diante de uma situação perturbadora, seja distorcendo a realidade, seja enganando a si mesmas.
II No comportamento receptivo, as pessoas tendem a reduzir a defesa quanto à outra parte, quando buscam experimentar e explorar novas situações.
III A empatia não tem relação com tentar colaborar na solução de um problema permitindo à outra parte designar seus próprios objetivos, de modo a criar um clima receptivo.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Reppold, Noronha, D’Azevedo, Dias-Viana e Itimura (2023), qual das alternativas NÃO indica uma característica principal do modelo PERMA?
A compreensão e a gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho são fundamentais para promover a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores. Considerando os diferentes aspectos que compõem os riscos psicossociais, avalie as seguintes afirmações e identifique a opção CORRETA que descreve esses riscos:
Em uma empresa de tecnologia, a psicóloga observou uma alta incidência de burnout entre os desenvolvedores de software. Para abordar esta situação, ela propôs medidas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Assinale a alternativa CORRETA para que a solução empregada seja baseada nos pressupostos da QVT:
As exigências da sociedade contemporânea incitam a busca por um emprego percebido como o cumprimento dos requisitos financeiros e de sustento. No entanto, os indivíduos são seres inerentemente sociais, nos quais sua busca por emprego não pode ser resumida apenas por sua necessidade utilitária.
Sobre a motivação no mundo do trabalho contemporâneo, assinale a alternativa CORRETA: