Questões de Concurso
Sobre resolução cfp n° 006/2019 - manual de elaboração de documentos escritos - informes e documentos psicológicos em psicologia
Foram encontradas 761 questões
Lívia, 14 anos de idade, teve uma perda ponderal considerável nos últimos meses. Estranhando o comportamento da filha, a genitora decidiu levá-la para receber atenção profissional na rede pública de saúde, em seu território. Chegando lá, a equipe multidisciplinar, composta por médico e psicólogo, iniciou a entrevista com mãe e filha presentes. A mãe relatou o seguinte:
“Nos últimos 4 meses, Lívia tem comido bem menos. Como trabalho muito e a crio sozinha, não sei muito bem como começou. Passei a estranhar quando ela começou a não comer a marmita que sempre deixo pronta para ela e passou a não pedir para eu fazer as comidinhas e sobremesas que pedia aos finais de semana. Ficou mais quieta e mais fraca. Até achei que tinha relação com o período menstrual, pois ela tem um fluxo intenso e fica mais na dela quando está naqueles dias. Quando perguntei, ela me contou não tinha nada a ver com isso e que a menstruação não vinha havia mais de dois meses. Passamos logo no postinho e ela fez um teste de gravidez. Fez três vezes pra termos certeza. Mas não era menino não.” [sic].
E continuou:
“Passou a ficar irritadiça quando eu perguntava sobre sua alimentação ou oferecia as coisas que antes ela gostava de comer. Ficou mais calada, quieta e passou a ficar mais tempo no quarto. Com muito jeito, depois de alguns dias, ela conseguiu se abrir comigo. Comentou que nunca gostou de seu corpo, que sempre se achou gorda demais, que o nariz é ‘grande e de batata’, que tem vontade de morrer só de pensar em engordar. Revelou para mim que tem contado as calorias de tudo o que come e que a cabeça falta explodir, porque os pensamentos não param. Meu coração quase não aguentou, doutor. Mas o que quase acabou comigo foi encontrar umas marcas no braço dela. Depois de muito esforço meu, ela confessou que tem tido pensamentos muito ruins e tem perdido a vontade de tudo, inclusive de viver. Minhas pernas falharam na hora. Pensei que fosse ter um ataque. Nunca tinha visto minha filha assim. Estou disposta a largar tudo para cuidar dela e ela sabe disso. Falava que não precisava de tratamento nenhum e que a única coisa da qual gostaria de se livrar é do medo de engordar. Mas, depois que fizemos os exames na unidade básica de saúde, o médico disse que precisaríamos buscar ajuda psicológica também, pois o quadro dela não melhoraria se não cuidássemos da sua saúde mental. Aí ela amoleceu e aceitou vir hoje.” [sic].
Considerando o caso clínico apresentado no texto 17A1, julgue os itens a seguir.
A respeito da elaboração de documentos psicológicos, julgue o item que se segue.
Todo documento produzido pelo psicólogo em decorrência da prestação de serviços psicológicos deve levar em consideração a natureza dinâmica, não cristalizada e não definitiva do fenômeno psicológico.
A respeito da elaboração de documentos psicológicos, julgue o item que se segue.
Os documentos psicológicos devem, em regra, apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, para a efetiva validação das informações fornecidas pelo profissional.
De acordo com a Resolução, é correto afirmar que
1. Constitui um documento resultante do processo de Avaliação Psicológica.
2. É também denominado Parecer Psicológico, pois são análogos e, portanto, sinônimos.
3. É composto de 06 itens, entre eles as Referências e o Procedimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com essa Resolução.
1. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos, sempre.
2. A escrita deve se dar de maneira pessoal, na primeira pessoa, e com coerência que expresse a ordenação de ideias.
3. O psicólogo deve redigir o documento expressando-se de maneira precisa, de forma a expor o raciocínio psicológico resultante de sua atuação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Informação
2. Declaração
3. Atestado Psicológico
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. O parecer psicológico é um documento objetivo, sucinto e circunstanciado.
PORQUE
I. Responde a demandas específicas, sendo resultante de uma avaliação psicológica.
É correto afirmar que
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O Relatório Multiprofissional é composto de cinco itens: identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; conclusão.
II. A descrição da demanda constitui requisito indispensável e deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica os procedimentos utilizados pela(o) psicóloga(o) e/ou pela equipe multiprofissional, e todos os procedimentos realizados pela(o) psicóloga(o), especificando o referencial teórico que fundamentou suas análises e interpretações.
III. A conclusão do relatório multiprofissional deve ser realizada em separado, mesmo quando se trata de um processo de trabalho interdisciplinar.
Esta correto o que se afirma em
I. O documento escrito resultante da prestação de serviços psicológicos deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do fenômeno psicológico.
II. Ao elaborar um documento em que seja necessário referenciar material teórico-técnico, as referências devem ser colocadas, preferencialmente, em nota de rodapé, observando a especificidade do documento produzido.
III. Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.
Está CORRETO o que se afirma:
[...] é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.
Segundo a Resolução n°. 06/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), qual é a modalidade de documento descrita acima?
De acordo com a Resolução CFP no 02/2022, que regulamenta normas e procedimentos para a avaliação psicossocial no contexto da saúde e segurança do trabalhador, é dever do psicólogo
De acordo com a Resolução CFP no 02/2022, que regulamenta normas e procedimentos para a avaliação psicossocial no contexto da saúde e segurança do trabalhador, o documento psicológico que o psicólogo deve produzir, resultante da avaliação psicológica, é o