Questões de Concurso Sobre resolução cfp n° 006/2019 - manual de elaboração de documentos escritos - informes e documentos psicológicos em psicologia

Foram encontradas 768 questões

Q3144215 Psicologia
O paciente/cliente do profissional de psicologia tem direito de receber informações e documentos decorrentes do serviço prestado. A partir do exposto, marque a alternativa correta acerca da responsabilidade do psicólogo ao produzir documentos psicológicos (Resolução do CFP n.º 06/2019):
Alternativas
Q3144214 Psicologia
A Resolução 06/2019 do Conselho Federal de Psicologia fornece subsídios éticos e técnicos acerca da produção de documentos psicológicos decorrentes do exercício profissional do psicólogo. O documento escrito que tem por finalidade informar, de forma objetiva e sucinta, situações que envolvem dia(s), horários e tempo de atendimento da(o) paciente/cliente e/ou da pessoa que a(o) acompanha é denominado de:
Alternativas
Q3141395 Psicologia

Foi solicitado ao psicólogo que atendia uma criança de 10 anos de idade, da comunidade, com problemas de comportamento e aprendizagem na escola, que relatasse, para a equipe multidisciplinar, como foi o processo e a evolução do caso. Esse psicólogo tinha em sua guarda todos os prontuários de acompanhamento dessa criança durante o período de oito meses e assim elaborou o relatório psicológico.  


Considerando os ditamos da Resolução nº 6, do Conselho Federal de Psicologia, não deve constar nesse documento:

Alternativas
Q3139991 Psicologia
O laudo psicológico é um documento técnico-científico que reflete a análise do psicólogo sobre um processo de avaliação. Ele deve ser elaborado com base em informações coletadas de forma sistemática, sempre respeitando os preceitos éticos e a responsabilidade profissional. A clareza e a objetividade na apresentação dos dados são essenciais para garantir que o laudo cumpra seu propósito de forma precisa e transparente, sendo útil para quem dele necessitar.
Na elaboração de um laudo psicológico, é fundamental que o psicólogo:
Alternativas
Q3127449 Psicologia
O documento psicológico constitui instrumento de comunicação escrita, resultante da prestação de serviço psicológico à pessoa, grupo ou instituição, e sua confecção deve ser realizada mediante solicitação:
Alternativas
Q3121893 Psicologia
Na elaboração de laudos psicológicos, é imprescindível: 
Alternativas
Q3121290 Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), publicou, à guia de orientação ética, as referências técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas.
Dadas as afirmativas sobre esse documento,

I. As Comunidades Terapêuticas são um importante dispositivo de avanço das políticas públicas no cuidado de usuárias/os de álcool e outras drogas.
II. Ao profissional que lidará com usuários de álcool e outras drogas, é imprescindível a consciência de que as drogas fazem parte da experiência humana.
III. No Brasil, por exemplo, a proibição da cannabis fez parte da criminalização dos hábitos culturais associados aos povos negros que foram escravizados.
IV. As drogas ilícitas, como a cannabis, crack e cocaína, hoje as principais responsáveis pelos danos e agravos à saúde.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3104818 Psicologia

        Lívia, 14 anos de idade, teve uma perda ponderal considerável nos últimos meses. Estranhando o comportamento da filha, a genitora decidiu levá-la para receber atenção profissional na rede pública de saúde, em seu território. Chegando lá, a equipe multidisciplinar, composta por médico e psicólogo, iniciou a entrevista com mãe e filha presentes. A mãe relatou o seguinte:


         “Nos últimos 4 meses, Lívia tem comido bem menos. Como trabalho muito e a crio sozinha, não sei muito bem como começou. Passei a estranhar quando ela começou a não comer a marmita que sempre deixo pronta para ela e passou a não pedir para eu fazer as comidinhas e sobremesas que pedia aos finais de semana. Ficou mais quieta e mais fraca. Até achei que tinha relação com o período menstrual, pois ela tem um fluxo intenso e fica mais na dela quando está naqueles dias. Quando perguntei, ela me contou não tinha nada a ver com isso e que a menstruação não vinha havia mais de dois meses. Passamos logo no postinho e ela fez um teste de gravidez. Fez três vezes pra termos certeza. Mas não era menino não.” [sic].


     E continuou:

    

    “Passou a ficar irritadiça quando eu perguntava sobre sua alimentação ou oferecia as coisas que antes ela gostava de comer. Ficou mais calada, quieta e passou a ficar mais tempo no quarto. Com muito jeito, depois de alguns dias, ela conseguiu se abrir comigo. Comentou que nunca gostou de seu corpo, que sempre se achou gorda demais, que o nariz é ‘grande e de batata’, que tem vontade de morrer só de pensar em engordar. Revelou para mim que tem contado as calorias de tudo o que come e que a cabeça falta explodir, porque os pensamentos não param. Meu coração quase não aguentou, doutor. Mas o que quase acabou comigo foi encontrar umas marcas no braço dela. Depois de muito esforço meu, ela confessou que tem tido pensamentos muito ruins e tem perdido a vontade de tudo, inclusive de viver. Minhas pernas falharam na hora. Pensei que fosse ter um ataque. Nunca tinha visto minha filha assim. Estou disposta a largar tudo para cuidar dela e ela sabe disso. Falava que não precisava de tratamento nenhum e que a única coisa da qual gostaria de se livrar é do medo de engordar. Mas, depois que fizemos os exames na unidade básica de saúde, o médico disse que precisaríamos buscar ajuda psicológica também, pois o quadro dela não melhoraria se não cuidássemos da sua saúde mental. Aí ela amoleceu e aceitou vir hoje.” [sic]. 


Considerando o caso clínico apresentado no texto 17A1, julgue os itens a seguir. 

Após o atendimento, o psicólogo poderá emitir uma declaração psicológica a fim de comunicar o diagnóstico das condições mentais de Lívia e, assim, justificar sua falta escolar naquele dia. 
Alternativas
Q3092207 Psicologia

A respeito da elaboração de documentos psicológicos, julgue o item que se segue. 


Todo documento produzido pelo psicólogo em decorrência da prestação de serviços psicológicos deve levar em consideração a natureza dinâmica, não cristalizada e não definitiva do fenômeno psicológico. 

Alternativas
Q3092206 Psicologia

A respeito da elaboração de documentos psicológicos, julgue o item que se segue. 


Os documentos psicológicos devem, em regra, apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, para a efetiva validação das informações fornecidas pelo profissional. 

Alternativas
Q3090863 Psicologia
A Resolução CFP 06/2019 normatiza as orientações para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.
De acordo com a Resolução, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3090780 Psicologia
Sobre a guarda dos documentos psicológicos e condições de guarda, as normas vigentes pelo Conselho Federal de Psicologia determinam o que está descrito em apenas uma das alternativas a seguir: 
Alternativas
Q3066438 Psicologia
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) n.º 6, de 29 de março de 2019, institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo no exercício profissional e revoga as Resoluções do CFP n.º 15/1996, n.º 07/2003 e n.º 04/2019. Considerando a Resolução n.º 6/2019, avalie as afirmativas a seguir e marque a CORRETA
Alternativas
Q3064727 Psicologia
Segundo a Resolução CFP nº 06, de 29 de março de 2019, o Laudo Psicológico constitui:
1. Constitui um documento resultante do processo de Avaliação Psicológica.
2. É também denominado Parecer Psicológico, pois são análogos e, portanto, sinônimos.
3. É composto de 06 itens, entre eles as Referências e o Procedimento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064726 Psicologia
Assinale a alternativa correta a respeito do documento Relatório Multiprofissional, de acordo com a Resolução nº 06, de 29 de março de 2019, do Conselho Federal de Psicologia.
Alternativas
Q3064725 Psicologia
A Resolução CFP nº 06, de 29 de março de 2019, institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo no exercício profissional.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com essa Resolução.
1. Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos, sempre.
2. A escrita deve se dar de maneira pessoal, na primeira pessoa, e com coerência que expresse a ordenação de ideias.
3. O psicólogo deve redigir o documento expressando-se de maneira precisa, de forma a expor o raciocínio psicológico resultante de sua atuação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064724 Psicologia
De acordo com a Resolução CFP nº 06, de 29 de março de 2019, constituem modalidades de documentos psicológicos:
1. Informação
2. Declaração
3. Atestado Psicológico
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064194 Psicologia
Destacar, ao final do relatório multiprofissional, que este não poderá ser utilizado para fins diferentes do apontado no item de identificação, que possui caráter sigiloso, que se trata de documento extrajudicial e que não se responsabiliza pelo uso dado ao relatório multiprofissional por parte da pessoa, grupo ou instituição, após a sua entrega em entrevista devolutiva deverá ser, por parte da(o) psicóloga(o), um ato:
Alternativas
Q3063788 Psicologia
De acordo com a Resolução CFP n° 06/2019, no que se refere aos documentos psicológicos produzidos pelos psicólogos no exercício profissional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O parecer psicológico é um documento objetivo, sucinto e circunstanciado.
PORQUE
I. Responde a demandas específicas, sendo resultante de uma avaliação psicológica.

É correto afirmar que
Alternativas
Q3055833 Psicologia
Uma das inovações introduzidas pela Resolução CFP 06/2019 foi a modalidade de Relatório Multiprofissional, cujo documento permite a elaboração conjunta das equipes multiprofissionais, a responsabilidade compartilhada e referenciais interdisciplinares.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O Relatório Multiprofissional é composto de cinco itens: identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; conclusão.
II. A descrição da demanda constitui requisito indispensável e deve apresentar o raciocínio técnico-científico que justifica os procedimentos utilizados pela(o) psicóloga(o) e/ou pela equipe multiprofissional, e todos os procedimentos realizados pela(o) psicóloga(o), especificando o referencial teórico que fundamentou suas análises e interpretações.
III. A conclusão do relatório multiprofissional deve ser realizada em separado, mesmo quando se trata de um processo de trabalho interdisciplinar.

Esta correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: C
6: C
7: C
8: E
9: C
10: E
11: D
12: E
13: B
14: C
15: A
16: C
17: D
18: B
19: D
20: A