Questões de Psicologia - Semiologia Psiquiátrica e Critérios de Normalidade para Concurso

Foram encontradas 219 questões

Q3066582 Psicologia
Uma das principais características da psicopatologia, como temática de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos que tem incorporado nesse campo nos últimos anos. Essa multiplicidade é vista por alguns como “debilidade” científica, como prova de sua imaturidade. Os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de “explicações” e teorias, por seu aspecto híbrido em termos epistemológicos.
(Dalgalarrondo, 2008 p. 35.)

Sobre os principais campos e tipos de psicopatologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A psicopatologia em uma perspectiva cognitivista centra atenção sobre as representações cognitivas conscientes de cada indivíduo.

II. A psicopatologia em uma perspectiva existencial nomeia o doente como uma “existência múltipla”, como um ser lançado a um mundo, que não é visto como natural e biológico.

III. A psicopatologia em uma perspectiva médico-naturalista enfatiza o adoecimento mental como um mau funcionamento do cérebro, uma desregulação, uma disfunção de alguma parte do “aparelho biológico”.

IV. A psicopatologia na visão comportamental enxerga o homem como um conjunto de comportamentos observáveis, verificáveis, que são regulados por estímulos específicos e gerais e por certas leis e determinantes do aprendizado.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3066579 Psicologia
No campo da psicopatologia, a afetividade é um dos conteúdos estudados e de grande importância, pois a vida afetiva é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas. Sem afetividade, a vida mental torna-se vazia, sem sabor.
(Dalgalarrondo, 2008 p. 155.)

Sobre afetividade, identifique os tipos básicos de vivências afetivas.
I. Afetos. II. Paixões. III. Emoções. IV. Sentimentos. V. Humor ou estado de ânimo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3066444 Psicologia
Uma das contribuições fundamentais da psicanálise à psicopatologia foi, e continua sendo, na área da afetividade. A angústia tem importância central na teoria freudiana dos afetos (Dalgalarrondo, 2019). Leia as afirmativas a seguir sobre esse assunto e indique a CORRETA,
Alternativas
Q3066443 Psicologia
Leia o trecho a seguir para responder à questão.
Paciente, sexo feminino, 32 anos, comparece ao Caps trazida pelos familiares, que relatam alteração de comportamento há 5 dias. Em atendimento individual, a paciente faz poucas verbalizações, responde ao que é perguntado com discurso pobre, apresenta-se infantilizada e brinca com objetos presentes no consultório, sobre a mesa.
Conforme Dalgalarrondo (2019), o caso descreve uma alteração do humor caracterizada pelo aspecto infantil, simplório e regredido denominada 
Alternativas
Q3066442 Psicologia
Dalgallarondo (2019) afirma que a vida afetiva é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas. Sem afetividade, a vida mental torna-se vazia e sem sabor. Embora seja controversa a ordenação das experiências da vida afetiva, na tradição psicopatológica, distinguem-se cinco tipos básicos de vivências afetivas. Considerando esse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. O afeto, ou estado de ânimo, é definido como o tônus afetivo do indivíduo, o estado emocional basal e difuso em que se encontra a pessoa em determinado momento.
II. A emoção é um estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes, não conscientes ou inconscientes.
III. O humor é definido como a qualidade e o tônus emocional que acompanham uma ideia ou representação mental, os quais se acoplam a ideias, anexando a elas um colorido afetivo.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: C