Questões de Concurso
Comentadas sobre transtornos de personalidade em psicologia
Foram encontradas 395 questões
Indivíduos com transtorno de personalidade esquizoide apresentam uma gama emocional limitada, resultando em distanciamento nas relações interpessoais. Sua falta de interesse em construir vínculos afetivos os leva a preferir solidão e atividades solitárias. Apesar de serem percebidos como socialmente ineptos ou frios devido à apatia, são indiferentes à opinião alheia e continuam a viver conforme sua preferência. Além disso, reagem de forma inadequada a situações estressantes ou importantes, sendo raras as expressões emocionais como sorrisos, gesticulações e surpresa.
I. Antissocial. II. Paranoide. III. Borderline. IV. Narcisista.
( ) É um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
( ) É um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.
( ) Um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.
( ) é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
1 - Sua característica essencial é a presença de uma frágil autoestima.
2 - Acreditam que as normas e as regras sociais servem para outras pessoas, mas não se aplicam a eles.
3 - Seu estilo comunicacional distingue-se para a disposição de suas prioridades e necessidades em primeiro lugar, não reconhecendo ou valorizando as dos outros.
4 - Empregam mecanismos de defesa como a idealização, a introjeção, a negação e a sublimação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
Júlia, 25 anos, tem uma personalidade intensa e impulsiva. Encantadora e cativante em alguns momentos, mostrando-se extrovertida e divertida, em outros se mostra insegura e solitária. É suscetível a episódios de raiva, tristeza ou ansiedade intensos. Por conta dessas características, seus relacionamentos interpessoais são intensos e instáveis.
De acordo com o DSM-V, um diagnóstico compatível com essas características seria o de transtorno
Um(a) destes(as), e que se mostra com destaque, é:
Leia o trecho abaixo, retirado do CID-10:
“Esses tipos de condição abrangem padrões de comportamento profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais. Eles representam desvios extremos ou significativos do modo como o indivíduo médio, em uma dada cultura, percebe, pensa, sente e, particularmente, se relaciona com os outros” (OMS, 1993, p.1296).
Assinale a alternativa que corresponde à descrição supracitada, de acordo com o CID-10.
Marina, uma jovem de 22 anos, foi encaminhada para avaliação psicológica por estar apresentando ideação suicida após o término de um relacionamento amoroso que, segundo descreve sua mãe, sempre foi conturbado, com ciclos de rompimentos e retomadas. Foi identificado que Marina apresenta uma instabilidade afetiva devido à uma acentuada reatividade no humor, além de comportamentos de riscos e dificuldade em controlar sua raiva e impulsividade. Relata sentir que a adrenalina que decorre das situações em que comete atos de risco preenche um vazio interior. De acordo o caso apresentado, e seguindo critérios do DSM-5, Marina apresenta Transtorno:
Com relação às funções psíquicas no exame do estado mental atual, uma das funções mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade é a
- Nenhum desejo ou prazer com relacionamentos íntimos, incluindo aqueles com membros da família. - Forte preferência por atividades solitárias. - Pouco, se algum, interesse em atividade sexual com outra pessoa. - Prazer com poucas atividades, se com alguma. - Falta de amigos íntimos ou confidentes, exceto possivelmente parentes de 1.º grau. - Indiferença aparente quanto a elogios ou críticas dos outros. - Frieza emocional, distanciamento ou afeto.
Se um indivíduo apresentar quatro (ou mais) dos critérios, em vários contextos, trata-se, segundo a 5.ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), do transtorno de personalidade:
I - Caracteriza-se por instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, além de impulsividade marcante.
II - Os pacientes com este transtorno não apresentam episódios de raiva intensa ou dificuldade em controlar a raiva.
III - Uma das abordagens terapêuticas recomendadas inclui a terapia comportamental dialética.
Está correto o que se afirma em:
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (ou DSM — Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) foi criado para padronizar os critérios diagnósticos das desordens que afetam a mente e as emoções. À luz da quinta edição do referido documento (DSM 5), julgue o item subsequente, a respeito de psicopatologias.
A pessoa com transtorno da personalidade narcisista
apresenta um padrão de grandiosidade, necessidade de
admiração e falta de empatia.
O sociólogo Émile Durkheim considera que o suicídio anômico se deve