Questões de Concurso Sobre distúrbio bipolar e transtorno de humor em psiquiatria

Foram encontradas 595 questões

Q3281294 Psiquiatria

Paciente de 15 anos apresenta há 1 mês isolamento social, sentimento de tristeza e choro eventual. Ela tem sentido menos apetite, mas não emagreceu, e falta de vontade de sair com as amigas, ficando mais deitada em seu quarto. Sente-se com pouca energia e frequentemente tem pensamentos sobre arrependimento, vergonha e culpa por ter repetido de ano escolar, notícia que desencadeou esses sintomas atuais descritos. A paciente não faz uso de substâncias, não apresenta comorbidades clínicas ou antecedentes psiquiátricos, não tem ideação suicida, não tem episódios ou desejo de autolesão e não tem alterações de sensopercepção ou juízo. Ela tem cuidado normalmente de sua higiene e aparência, tem saído de casa para realizar atividades rotineiras (padaria, visita à casa da avó, dentista), aceita conversar e conta de forma espontânea sobre como tem se sentido. A mãe a traz em consulta e está ciente do quadro, acolhendo-a. A paciente tem desejo de melhorar antes de as aulas começarem novamente.


De acordo com o quadro da paciente e a organização da rede de atenção psicossocial (RAPS), qual o dispositivo mais indicado para seu acompanhamento nesse momento?

Alternativas
Q3281197 Psiquiatria
Assinale a alternativa correta sobre transtornos do humor e suicídio de crianças e adolescentes.
Alternativas
Q3281196 Psiquiatria

A identificação de características clínicas específicas em episódios depressivos é essencial para diferenciar o transtorno depressivo maior e a fase depressiva do transtorno bipolar.


Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente características que levam a suspeitar de que o episódio depressivo seja parte de um transtorno bipolar.

Alternativas
Q3270476 Psiquiatria
Assinale a característica mais específica para diferenciar o transtorno ciclotímico do transtorno bipolar tipo II.
Alternativas
Q3270460 Psiquiatria
Paciente do sexo feminino é trazido ao atendimento de emergência apresentando importante agitação psicomotora, discurso acelerado e com fuga de ideias, ideias de grandeza sobre si, além de diminuição significativa da necessidade de sono nos últimos três dias. Durante a consulta, exibe humor predominantemente elado, com episódios de irritabilidade intensa quando contrariada. Segundo os acompanhantes, tem feito planos grandiosos que eles creem não ter viabilidade para ocorrer. Citam ainda terem ocorrido compras de grande valor que não são compatíveis com a renda da paciente. Não foram relatados sintomas depressivos concomitantes ao quadro atual, porém há relato de um episódio anterior compatível com transtorno depressivo maior.

Com base no quadro descrito, o diagnóstico mais provável, considerando o episódio atual, é
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251687 Psiquiatria
Ygor, um homem de 28 anos, casado, relata episódios de humor depressivo desde os 19 anos, com duração de semanas a meses, caracterizados por desânimo extremo, insônia terminal, sentimento de inutilidade, anedonia e pensamentos de culpa recorrentes. Além disso, relata ter passado, recentemente, por um episódio de mais de uma semana em que se sentiu extremamente produtivo, confiante, criativo e bem disposto, dormindo menos de 4 horas por noite, sem sentir cansaço.
Nesse período, Ygor relatou ter “sentido coragem para financiar o carro que sempre sonhou”, mas que não cabia exatamente em seu orçamento. Sua esposa disse que esses períodos de “animação” são raros e curtos, mas que, ainda assim, causam impacto na rotina do paciente. Ygor não possui histórico de doenças crônicas, períodos de maior estresse e não faz uso de álcool ou outras drogas. Além disso, sua mãe tem histórico de depressão maior. Com base nesse caso clínico, avalie as afirmativas a seguir.
I. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é transtorno bipolar tipo
II, já que o paciente apresenta episódios de depressão maior intercalados com episódios de hipomania.
III. O plano farmacoterapêutico pode incluir administração de lítio, com monitoramento regular dos níveis séricos, já que a margem terapêutica é de 0,5 a 1,5 mEq/L. É boa conduta o monitoramento da função renal. III. Caso Ygor não apresente resposta esperada à monoterapia com lítio, pode-se associar um antipsicótico atipíco, como olanzapina.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3240799 Psiquiatria
Sobre transtornos do humor na infância e adolescência, analise as afirmativas:

I. Crianças com transtorno depressivo podem apresentar irritabilidade como manifestação predominante.
II. O transtorno bipolar infantil caracteriza-se por episódios de mania classicamente similares aos adultos.
III. Sintomas de anedonia e insônia podem indicar transtorno depressivo maior em adolescentes.
IV. Diagnósticos de transtorno bipolar infantil incluem obrigatoriamente a presença de euforia.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3238843 Psiquiatria
Um paciente vítima de um acidente grave apresenta flashbacks e hipervigilância, sendo diagnosticado com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
A abordagem inicial recomendada é:
Alternativas
Q3238838 Psiquiatria
Um homem de 32 anos, com diagnóstico prévio de transtorno bipolar tipo I, apresenta-se à emergência psiquiátrica em um episódio maníaco grave. Ele demonstra euforia extrema, comportamento desinibido, discurso logorreico, aumento de energia, reduzida necessidade de sono e recusa em aceitar que está doente. Sua pressão arterial está elevada (150/95 mmHg), e ele exibe sinais de agitação psicomotora, colocando-se em risco ao tentar manipular equipamentos médicos da sala. Ele não tem histórico de comorbidades médicas significativas, e o último episódio maníaco ocorreu há 8 meses.
Assinale a alternativa que descreve a abordagem inicial mais adequada para o manejo desse caso.
Alternativas
Q3238833 Psiquiatria
As mudanças e desafios que os indivíduos enfrentam na fase mais avançada da vida decorrem de questões como a aposentadoria, doença, perda crescente de autonomia, perda de entes queridos, etc. Essa fase passa por transições e adaptações que afetam a saúde mental e o bem- -estar do idoso.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma diferença entre a depressão em pessoas idosas e em adultos jovens.
Alternativas
Q3238832 Psiquiatria
Entre os transtornos psiquiátricos relacionados à AIDS/ HIV, assinale a alternativa que apresenta o transtorno mais comum.
Alternativas
Q3237445 Psiquiatria
Sobre o manejo clínico de pacientes com transtorno bipolar em fase maníaca aguda, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3237436 Psiquiatria
Sobre os transtornos de humor, analise as afirmativas a seguir:

I. Episódios de mania estão presentes no transtorno bipolar tipo I.
II. No transtorno depressivo maior, é necessária a presença de pelo menos cinco sintomas durante um período de duas semanas.
III. O transtorno bipolar tipo II é caracterizado por episódios de mania grave alternados com episódios de depressão.
IV. A ciclotimia envolve períodos de sintomas hipomaníacos e depressivos que não atendem aos critérios para um episódio completo.

Estão corretas:
Alternativas
Q3237432 Psiquiatria
Sobre os transtornos do humor, é correto afirmar:
Alternativas
Q3234999 Psiquiatria
Paciente do sexo masculino, 35 anos, apresenta sintomas de insônia, fadiga, dificuldade de concentração e sensação de inutilidade há três meses. Nega uso de substâncias ilícitas e não apresenta condições médicas graves. Durante a consulta, o médico percebe que ele tem dificuldade em descrever os sintomas.
Assinale a alternativa que apresenta a abordagem inicial mais adequada.
Alternativas
Q3215632 Psiquiatria
Em relação à idade de início e o curso clínico dos transtornos afetivos bipolares, é correto afirmar que
Alternativas
Q3215631 Psiquiatria
Considerando a complexidade e a heterogeneidade do transtorno depressivo maior, os especificadores diagnósticos do DSM-5, como “com características psicóticas” ou “de início no pós-parto”, foram implementados para reconhecer diferentes nuances de um quadro depressivo.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o papel clínico dos especificadores de transtorno depressivo maior no DSM-5.
Alternativas
Q3205020 Psiquiatria
Transtornos de personalidade paranoide são caracterizados por um padrão generalizado de:
Alternativas
Q3205017 Psiquiatria
O Transtorno Bipolar do tipo II possui uma peculiaridade nos episódios de maior energia. Assinale a alternativa abaixo que corresponda a este episódio:
Alternativas
Q3197757 Psiquiatria
Sobre a depressão pós-parto, podemos dizer que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: B
5: A
6: C
7: D
8: E
9: B
10: E
11: D
12: C
13: B
14: B
15: C
16: B
17: A
18: A
19: A
20: B