Questões de Concurso Sobre distúrbio bipolar e transtorno de humor em psiquiatria

Foram encontradas 554 questões

Q3169617 Psiquiatria
        Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.


O provável diagnóstico da paciente em questão é um transtorno depressivo maior (episódio único), pois os sintomas apresentados, o contexto laboral e os prejuízos sociais são suficientes para determinar esse diagnóstico. 

Alternativas
Q3169605 Psiquiatria

Em relação à saúde mental na infância e na adolescência, julgue o item seguinte.


Processos genéticos afetam significativamente a predisposição ao transtorno bipolar, sendo o maior fator de risco, podendo-se afirmar que as adversidades como violência, negligência e abusos na infância não são um fator de risco conhecido para esse transtorno. 

Alternativas
Q3148264 Psiquiatria
Uma paciente de 25 anos com histórico de transtorno bipolar é admitida na emergência com quadro de confusão mental, ataxia e disartria. A acompanhante relata que a paciente faz uso de lítio há 6 meses. Qual dos seguintes exames é prioritário para investigação diagnóstica nesse caso?
Alternativas
Q3144799 Psiquiatria
Em relação aos transtornos de humor, analise as afirmações abaixo:

1. O triptofano é um aminoácido essencial que dá origem à serotonina. Pacientes depressivos apresentam redução nos níveis do neurotransmissor serotonina e, como consequência, tristeza, dificuldade de concentração, insônia ou sonolência, entre outros.
2. Nas fases de mania do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), a clorpromazina pode ser descrita. Seu uso pode gerar tremores acompanhados de colestase (alteração nos níveis de bilirrubina, enzimas hepáticas, como a Fosfatase Alcalina (FA) e a Gama-Glutamil Transferase (GGT), e albumina) e anemia megaloblástica.
3. Antidepressivos tricíclicos podem ser utilizados no tratamento da depressão. Esses medicamentos muitas vezes são utilizados em tentativas de suicídio, sendo um dos indicativos marcadores renais alterados, demonstrando quadros de insuficiência renal.
4. A elevação do hormônio liberador de corticotrofina (CRH) encefálico e o aumento da dopamina por retroalimentação do eixo Hipotálamo-Pituitária-Adrenal (HPA) podem tornar o encéfalo especialmente vulnerável à depressão.
5. Sintomas psicóticos comumente ocorrem durante os episódios de depressão no TAB, sendo indicado o uso de agentes antipsicóticos. Plaquetopenia associada a sintomas clínicos como hipotermia e rigidez muscular são sugestivos de reação adversa a essa classe medicamentosa.
6. Os níveis séricos de lítio devem ser monitorados de forma periódica, visto que níveis séricos acima de 3,5 mEq/L podem evoluir e ocasionar convulsões generalizadas, oligúria, insuficiência circulatória e morte.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3140691 Psiquiatria
Ainda, a respeito do caso clínico da questão anterior, assinale a alternativa FALSA: 
Alternativas
Q3140687 Psiquiatria

“Com base em teorias segundo as quais a mania pode “estimular” outros episódios de mania, foi traçado um paralelo lógico com os distúrbios convulsivos, visto que as convulsões podem “estimular” a ocorrência de mais convulsões. Vários anticonvulsivantes são classificados com base na sua ação “voltada para a mania”, ou seja, no tratamento e na estabilização de cima para baixo, na sua ação “voltada para a depressão”, ou seja, em seu tratamento e estabilização de baixo para cima; ou em ambas as ações.” 


Stahl psicofarmacologia : bases neurocientíficas e aplicações práticas / Stephen M. Stahl ; ilustração Nancy Muntner ; tradução Patricia Lydie Voeux ; revisão técnica Luiz Henrique Junqueira Dieckmann, Michel Haddad ; editorial assistant: Meghan M. Grady. - 5. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2022.

A respeito de anticonvulsivantes utilizados no tratamento do Transtorno Bipolar, assinale a alternativa VERDADEIRA:
Alternativas
Q3139716 Psiquiatria
Paciente, diagnóstico de transtorno depressivo maior, em uso de sertralina 200 mg/dia há quatro meses, resposta parcial nos sintomas depressivos. A melhor conduta é potencializar com:
Alternativas
Q3139713 Psiquiatria
Em relação ao transtorno bipolar, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3111548 Psiquiatria

Julgue o próximo item sobre transtornos mentais e de comportamento, tendo como base a CID-10.


A fase hipomaníaca do transtorno bipolar é caracterizada pela presença de uma forte e repentina elevação do humor.

Alternativas
Q3111277 Psiquiatria

Julgue o item abaixo, com referência às síndromes psiquiátricas do puerpério.


A rápida flutuação dos níveis hormonais durante a gestação e a rápida queda desses níveis durante o pós-parto aumenta a prevalência dos transtornos de humor.

Alternativas
Q3111276 Psiquiatria

Julgue o item abaixo, com referência às síndromes psiquiátricas do puerpério.


A ocorrência de depressão ou ansiedade patológica durante a gestação é bom preditivo para depressão pós-parto.  

Alternativas
Q3111269 Psiquiatria

Acerca dos transtornos de humor, julgue o item a seguir.


A presença de sintomas mistos durante o episódio depressivo significa um alerta para a possibilidade de se tratar de um quadro de transtorno bipolar.

Alternativas
Q3111268 Psiquiatria

Acerca dos transtornos de humor, julgue o item a seguir.


Epidemiologicamente, o risco de desenvolver depressão é maior em mulheres que em homens, principalmente na idade fértil.

Alternativas
Q3111267 Psiquiatria

Acerca dos transtornos de humor, julgue o item a seguir.


O transtorno bipolar apresenta alta taxa de hereditariedade.

Alternativas
Q3111266 Psiquiatria

Acerca dos transtornos de humor, julgue o item a seguir.


A tranilcipromina, comumente administrada em pacientes com transtornos de humor, é um IMAO (inibidor da monoamina oxidase) parcialmente reversível e seletivo da MAO-A.

Alternativas
Q3111265 Psiquiatria

Acerca dos transtornos de humor, julgue o item a seguir.


O transtorno bipolar pode ter início em qualquer fase da vida, mas a média de idade de início é por volta dos 30 anos de idade.

Alternativas
Q3111264 Psiquiatria

Acerca dos transtornos de humor, julgue o item a seguir.


Níveis de ácido fólico e vitamina B12 são irrelevantes para a avaliação clínica de sintomas depressivos.  

Alternativas
Q3111243 Psiquiatria

Julgue o próximo item, relativo à psicose.


O delírio mitomaníaco pode ser também chamado de delírio de grandeza e é muito comum no transtorno afetivo bipolar.

Alternativas
Q3103333 Psiquiatria
Durante avaliação de paciente com síndrome depressiva grave e alterações neurovegetativas importantes, a análise do eixo hipotálamo-hipófiseadrenal evidencia: cortisol sérico elevado (28µg/dL às 8h), ACTH=68pg/mL, teste de supressão com dexametasona alterado e volume hipofisário aumentado em RNM. Na correlação anatomofuncional, esta apresentação sugere: 
Alternativas
Q3084662 Psiquiatria
O transtorno bipolar é um quadro psiquiátrico crônico, cujo tratamento medicamentoso depende de vários fatores, como o episódio atual em que o paciente se encontra. Nem todas as medicações eficazes para a depressão são eficazes para a mania, e assim vice-versa.
Qual alternativa abaixo NÃO seria uma opção eficaz para o tratamento da depressão no transtorno bipolar do tipo I?
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: B
5: D
6: C
7: C
8: B
9: E
10: C
11: C
12: C
13: C
14: C
15: E
16: E
17: E
18: E
19: C
20: E