Questões de Concurso Sobre emergências psiquiátricas em psiquiatria

Foram encontradas 168 questões

Q3307374 Psiquiatria

Acerca de intervenção em crise e de primeiros socorros psicológicos, julgue o item que se segue. 


De maneira geral, o uso de fármacos e a internação psiquiátrica — por serem consideradas estratégias bem estruturadas — são os tipos de intervenção em crise mais recomendáveis. 

Alternativas
Q3295452 Psiquiatria
Na abordagem de pacientes com ideação suicida contínua, identifique a indicação coerente no serviço municipal.
Alternativas
Q3295449 Psiquiatria
Uma mulher de 45 anos, com depressão grave e ideação suicida, recusa tratamento e não tem suporte familiar. A legislação autoriza internação involuntária em risco de vida. Assinale a alternativa que contém a forma CORRETA de se proceder.
Alternativas
Q3295438 Psiquiatria
Um homem de 35 anos, com esquizofrenia e abandono do antipsicótico há 2 meses, chega ao pronto-atendimento confuso, com alucinações auditivas e conduta agitada. Ele está resistente a diálogo e apresenta risco de agressão. Assinale a alternativa CORRETA no manejo inicial.
Alternativas
Q3270465 Psiquiatria
Em atendimento de urgência a paciente em que se percebe haver algum risco identificado de suicídio, porém sendo ausentes tentativas suicidas ou episódios de autoagressões atuais, determinadas medidas são fundamentais à conduta médica. Em relação a essas medidas, considere os itens seguintes.

I. Avaliação detalhada de fatores de risco, incluindo histórico pessoal e familiar.
II. Prescrição de lítio para redução imediata do risco suicida.
III. Hospitalização compulsória de todos os casos identificados.
IV. Notificação compulsória e imediata ao SINAM.

Está(ão) correto(s)
Alternativas
Q3270463 Psiquiatria
Em um atendimento psiquiátrico de emergência, um homem de 28 anos é levado por familiares que relatam comportamento agitado, discurso incoerente e ideias de grandeza após uma festa no fim de semana. Durante a entrevista, o paciente apresenta humor expansivo, insônia significativa nas últimas 72 horas e nega qualquer problema de saúde mental prévio. O exame clínico revela taquicardia, pupilas dilatadas e hipertensão arterial moderada. Ele admite o uso recente de estimulantes recreativos, incluindo cocaína e anfetaminas.
Com base nos dados apresentados, a conduta inicial mais apropriada é
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251702 Psiquiatria
Um dos desafios da prática psiquiátrica é realizar, o mais rapidamente possível, a avaliação e o manejo de quadros de agitação e agressividade. Estudos epidemiológicos demonstram que, quando comparadas à população em geral, pessoas com transtornos mentais têm risco elevado de apresentar esses comportamentos. Tais quadros comportamentais constituem emergências médicas e com frequência se apresentam no hospital geral e em serviços psiquiátricos.
QUEVEDO, J; CARVALHO, A.F. (org.). Emergências psiquiátricas. 3. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2014

Em emergências psiquiátricas, a melhor opção farmacológica para o manejo de pacientes que estejam em quadro de agitação psicomotora associada a uma crise psicótica, entre as citadas, é 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251686 Psiquiatria
Sobre as síndromes psiquiátricas do puerpério, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Q3245292 Psiquiatria
Roger é um adolescente trans branco de 17 anos, solteiro. Há 1 mês teve seu primeiro episódio psicótico, sem gatilho esclarecido. Dizia que estava sendo perseguido pelo FBI porque queriam prender o demônio que estava dentro dele; também ouvia vozes que lhe davam ordens para se ferir. Buscou atendimento psiquiátrico acompanhado dos pais há 1 semana e lhe prescreveram Haloperidol 1 mg, 1 vez ao dia. Ele retorna hoje com você para reavaliação. Roger relata que as vozes já diminuíram bastante, já não o incomodam tanto. Porém, o que o mais tem incomodado é uma sensação intensa de inquietação que surgiu na última semana: não consegue ficar parado ou sentado em nenhum momento do dia e tem sido muito difícil para dormir. Nega uso de álcool ou outras drogas, faz uso contínuo apenas de bombinha para asma. Ao exame psíquico, paciente bastante agitado, levanta-se da cadeira algumas vezes durante a consulta, mexendo bastante as mãos e os pés; sem sinais indiretos de alteração de sensopercepção; discurso ainda com conteúdo delirante relacionado ao FBI. Diante da sua avaliação clínica, o mais adequado seria: 
Alternativas
Q3245283 Psiquiatria
Josué é um adolescente cis branco de 17 anos, solteiro. Vem acompanhado da mãe para consulta de retorno. Josué já está em acompanhamento no ambulatório de psiquiatria há 2 anos, desde que teve sua primeira crise psicótica. Após trocar de medicação diversas vezes, já tendo tentado Quetiapina, Risperidona e Aripiprazol, você e o restante da equipe conseguiram atingir um controle aceitável dos sintomas psicóticos com Olanzapina na dose de 20 mg ao dia, tendo o último ajuste de dose sido há 2 semanas. Josué relata que está feliz de quase não ser mais incomodado pelas vozes, mas a mãe percebeu que ele tem tido dificuldade de caminhar e está com tremores intensos nas mãos. À inspeção, você percebe tremor de extremidades acentuado quando ele move os braços, além de pronunciada rigidez nos movimentos. A marcha também é bastante lentificada. Apesar dessas alterações, o paciente se apresenta vigil e contactante. Dentre as alternativas abaixo, qual seria a abordagem mais adequada nesse cenário?
Alternativas
Q3238837 Psiquiatria
No contexto do atendimento em pronto-socorro psiquiátrico, a distinção entre urgência e emergência é crucial para definir a prioridade de intervenção. Enquanto emergências psiquiátricas envolvem risco iminente à vida ou grave descontrole comportamental que exige intervenção imediata, as urgências psiquiátricas apresentam sintomas graves que demandam atendimento prioritário, mas sem risco iminente.
A partir da diferenciação entre um exemplo de emergência e um de urgência psiquiátrica, assinale a alternativa correta sobre essa distinção.
Alternativas
Q3238287 Psiquiatria
José, de 25 anos, sem histórico anterior de transtorno mental, apresenta em sua residência um episódio de alucinações, desorientação e comportamentos que colocam em risco a sua segurança e a de outras pessoas, e demandam atendimento urgente.
Considerando os princípios da Reforma Psiquiátrica no Brasil, o melhor encaminhamento para essa situação consiste em
Alternativas
Q3237443 Psiquiatria
As emergências psiquiátricas frequentemente demandam intervenções rápidas e seguras. Sobre o manejo da tentativa de suicídio em um pronto-socorro, é correto afirmar:
Alternativas
Q3197767 Psiquiatria
A catatonia, correlacionada a várias condições psiquiátricas, e algumas não psiquiátricas, é considerada uma emergência psiquiátrica. Seu tratamento deve ser iniciado com:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189537 Psiquiatria
Paciente de 26 anos, primípara, é trazida ao pronto-socorro psiquiátrico por familiares 12 dias após o parto. Ela está desorientada, agitada e relata ouvir vozes que dizem que seu bebê está em perigo. Qual é a conduta mais adequada para este caso?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189532 Psiquiatria
A agitação psicomotora é uma das complicações mais comuns das doenças mentais podendo corresponder a até 50% dos atendimentos de todas as emergências psiquiátricas em todo mundo. Existem fatores ou sinais que todo psiquiatra deve estar atento, pois indicam a possibilidade de doença física como causa da agitação. Dentre estes fatores está (ão):

I - Sintomas novos em pacientes com idade superior a 45 anos.
II - Perda de peso involuntária.
III - Agitação reativa à situação.
IV - Desatenção associada.

Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189518 Psiquiatria
Um paciente de 28 anos com histórico de esquizofrenia paranoide foi recentemente internado após uma crise psicótica aguda. Durante a internação, foi iniciado tratamento com haloperidol, 10 mg/dia, para controle dos sintomas psicóticos. Após três dias de uso do antipsicótico, o paciente desenvolveu febre de 39,5 °C, rigidez muscular generalizada, e apresentou alteração do estado mental, com confusão e agitação psicomotora. Além disso, foram observados sinais de instabilidade autonômica, incluindo pressão arterial de 150/95 mmHg, taquicardia de 120 bpm, e sudorese profusa. Os exames laboratoriais revelaram elevação significativa da creatinofosfoquinase (CPK), atingindo níveis de 15.000 U/L. O hemograma mostrou leucocitose com 18.000/mm³. Tendo como base o diagnóstico mais provável, qual a conduta mais adequada, entre as abaixo listadas?
Alternativas
Q3169602 Psiquiatria

Acerca dos transtornos associados ao uso de álcool, julgue o item subsequente. 


A abstinência alcoólica é uma emergência psiquiátrica e pode desencadear sintomas graves como alucinações, convulsões e delirium tremens, sendo necessário manejo clínico imediato.

Alternativas
Q3169590 Psiquiatria

A respeito da atuação da psiquiatria no ambiente hospitalar e sua interface com outras especialidades médicas, julgue o próximo item.


O descalonamento verbal no contexto da agitação psicomotora é responsabilidade exclusiva do psiquiatra assistente.

Alternativas
Q3169587 Psiquiatria

A respeito da atuação da psiquiatria no ambiente hospitalar e sua interface com outras especialidades médicas, julgue o próximo item.


Na abordagem a catatonia (seja de causa psiquiátrica, seja de outras condições médicas). o uso de bloqueadores dopaminérgicos pode piorar a gravidade do quadro, sendo também um fator de risco para síndrome neuroléptica maligna, de modo que se recomenda evitar o seu uso ainda que manifestações psicóticas estejam presentes.

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: A
6: C
7: D
8: A
9: A
10: C
11: A
12: C
13: B
14: C
15: D
16: D
17: C
18: C
19: E
20: C