Questões de Concurso
Sobre emergências psiquiátricas em psiquiatria
Foram encontradas 153 questões
Acerca dos transtornos associados ao uso de álcool, julgue o item subsequente.
A abstinência alcoólica é uma emergência psiquiátrica e pode desencadear sintomas graves como alucinações, convulsões e delirium tremens, sendo necessário manejo clínico imediato.
A respeito da atuação da psiquiatria no ambiente hospitalar e sua interface com outras especialidades médicas, julgue o próximo item.
O descalonamento verbal no contexto da agitação psicomotora é responsabilidade exclusiva do psiquiatra assistente.
A respeito da atuação da psiquiatria no ambiente hospitalar e sua interface com outras especialidades médicas, julgue o próximo item.
Na abordagem a catatonia (seja de causa psiquiátrica, seja de outras condições médicas). o uso de bloqueadores dopaminérgicos pode piorar a gravidade do quadro, sendo também um fator de risco para síndrome neuroléptica maligna, de modo que se recomenda evitar o seu uso ainda que manifestações psicóticas estejam presentes.
Trata-se de uma modalidade terapêutica especialmente útil no manejo de gestantes em episódio maníaco, independentemente do trimestre.
I. iniciar a abordagem de forma serena realizando desescalonamento verbal, mantendo uma atitude não confrontadora nem ameaçadora (por exemplo, mantendo as mãos visíveis evitando que o paciente pense que você esteja portando alguma arma ou objeto para feri-lo)
II. ao concluir que há necessidade de medicar o paciente, preferir a medicação oral. Porém a via parenteral será a opção de escolha em pacientes não cooperativos.
III. no caso do paciente em seu estado de agitação/heteroagressividade coloque a si e terceiros em risco iminente, o mesmo deve ser contido no com faixas apropriadas nos quatro membros, idealmente por cinco profissionais, em cabeceira elevada, até o controle do quadro ser observado. A contenção deve ser informada e o porquê explicado ao paciente.
Está correto o que se afirma em
I- Delirium tremens ou hepatite alcoólica; hidratação, vitaminas do complexo B e diazepam intravenoso.
II- Meningite bacteriana ou hepatite alcoólica; hidratação e antibióticos intravenosos.
III- Encefalopatia hepática ou desidratação; hidratação e lactulose por sonda nasogástrica.
IV- Leptospirose ou hepatite transinfecciosa; diálise peritoneal e lactulose por sonda nasogástrica.
Está(ão) CORRETO(S) os itens
São componentes essenciais na abordagem da agitação psicomotora:
Paciente, 35 anos, mulher, solteira chega ao ambulatório com queixa de anedonia, labilidade emocional, tristeza importante, mais quieta nos últimos meses, com sonolência excessiva, ganho de peso inexplicável, fadiga, perda de cabelo e alteração de memória. O quadro se iniciou há cerca de 6 meses, com piora insidiosa e lenta nos últimos 2 meses. Fazia acompanhamento para Transtorno Bipolar já há 3 anos, tendo apresentado um episódio depressivo no início do tratamento, e um episódio de hipomania há 1 ano. Vinha apresentando estabilidade clínica. Em uso de 900 mg/dia de carbonato de lítio. Nega alterações prévias do humor. Trouxe os seguintes exames:
![Q51.png (433×153)](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/107730/Q51.png)
Com base na história clínica e nos exames laboratoriais, a conduta adequada nesse caso é
Leia caso a seguir.
Paciente M., homem,18 anos de idade, com diagnóstico prévio de transtorno afetivo bipolar, tipo II, em uso de 1200 mg/dia de carbonato de lítio e 6 mg/dia de Risperidona, chega ao prontosocorro psiquiátrico com agitação psicomotora. Família relata que estava usando corretamente as medicações, quando, há dois dias, começou a ficar mais agitado e “acelerado” que antes, falando muito. A família ligou para o médico assistente, que, por telefone, solicitou aumento da Risperidona para 8 m/dia e que a família pudesse levá-lo ao hospital. Um dia depois da internação no pronto-socorro, paciente evoluiu com importante rigidez muscular, hipertermia, tremores de extremidade, taquidispneia, taquicardia, com obnubilação. Os exames mostraram os seguintes resultados:
A conduta médica emergencial para esse caso é:
Sobre internações psiquiátricas, não é correto afirmar que: