Questões de Concurso Sobre psiquiatria geriátrica em psiquiatria

Foram encontradas 125 questões

Q3281534 Psiquiatria
Pesquisas recentes têm investigado o uso de psicodélicos, como a psilocibina, no tratamento de demências neurodegenerativas. Esses compostos apresentam mecanismos de ação promissores que podem influenciar diretamente os processos envolvidos na progressão da doença. Assinale a alternativa que apresenta um dos mecanismos que está associado ao potencial uso de psicodélicos em quadros demenciais.
Alternativas
Q3281532 Psiquiatria
Há diversas intervenções estruturadas e personalizadas que podem ser aplicadas à estimulação cognitiva e no treino de memória para pacientes com demência em fase inicial. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo principal do treinamento de memória em pacientes com transtorno neurocognitivo incipiente.
Alternativas
Q3281531 Psiquiatria
O conceito de reserva cognitiva abrange a capacidade funcional e adaptativa do cérebro para compensar danos estruturais ou patológicos, permitindo que o indivíduo mantenha suas funções cognitivas por mais tempo. Estudos sugerem que fatores ambientais, sociais e comportamentais ao longo da vida podem contribuir para a construção dessa reserva, modulando a resiliência cerebral frente a doenças neurodegenerativas. Com base nas evidências científicas, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia com bom impacto na promoção e fortalecimento da reserva cognitiva ao longo do curso da vida.
Alternativas
Q3281530 Psiquiatria

Leia o caso a seguir para responder à questão.


    Um homem de 82 anos é levado ao pronto-socorro pela neta, que relata episódios de agitação e desorientação iniciados de forma abrupta nas últimas 48 horas. Ele apresenta dificuldade para manter a atenção e alterna entre períodos de sonolência e alerta. Não há histórico prévio de condições psiquiátricas, mas foi submetido a uma cirurgia ortopédica há uma semana.

O quadro descrito, com agitação psicomotora e desorientação, é comum em pacientes idosos hospitalizados. Ele demanda identificação precoce e manejo adequado entre os profissionais de saúde e cuidadores. Assinale a alternativa que descreve uma medida preventiva para ser aplicada em idosos hospitalizados para minimizar o risco de sua instalação.
Alternativas
Q3281529 Psiquiatria

Leia o caso a seguir para responder à questão.


    Um homem de 82 anos é levado ao pronto-socorro pela neta, que relata episódios de agitação e desorientação iniciados de forma abrupta nas últimas 48 horas. Ele apresenta dificuldade para manter a atenção e alterna entre períodos de sonolência e alerta. Não há histórico prévio de condições psiquiátricas, mas foi submetido a uma cirurgia ortopédica há uma semana.

O caso clínico de agitação psicomotora e desorientação, como o apresentado anteriormente, representa um quadro comum de emergência médica em idosos.
Assinale a alternativa que apresenta a abordagem inicial mais adequada para o manejo desse caso.
Alternativas
Q3281527 Psiquiatria

Uma senhora de 87 anos, viúva e vivendo sozinha em sua residência, apresenta queixas persistentes relacionadas à suposta proliferação de insetos em sua cama durante a noite. A paciente relata sentir pequenos insetos rastejando sobre sua pele ao deitar-se, atribuindo a eles a causa de sua coceira noturna. Apesar de várias tentativas para resolver o problema, incluindo a contratação de uma empresa de dedetização, o resultado foi considerado insatisfatório pela paciente, que permanece convencida da presença dos insetos. Descontente com o serviço, ela ameaçou processar a empresa. Além disso, demitiu sua faxineira, acusando-a de negligência na limpeza. Fora dessa preocupação específica, a paciente é lúcida, orientada no tempo e no espaço, mantém autonomia funcional e realiza as tarefas domésticas de maneira adequada. Ela apresenta queda de acuidade visual e vive isolada, sem suporte emocional ou críticas externas.


Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta o diagnóstico provável dessa paciente.

Alternativas
Q3281525 Psiquiatria
O idoso pode vivenciar diversas alterações psicológicas, que podem ser influenciadas por fatores individuais, ambientais e sociais. Uma das alterações psicológicas bastante comuns no envelhecimento é
Alternativas
Q3281520 Psiquiatria
A síndrome de Diógenes é uma condição comportamental encontrada em pessoas idosas. O manejo da síndrome de Diógenes pode ser desafiador, devido à recusa de ajuda e às dificuldades em abordar as causas subjacentes. Na síndrome de Diógenes, é comum observar
Alternativas
Q3281519 Psiquiatria
O envelhecimento bem-sucedido é um conceito multidimensional que reflete a interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ele está relacionado à capacidade de adaptação às mudanças e à preservação do bem-estar, mesmo diante de limitações inerentes ao processo de envelhecimento. Considerando os modelos teóricos de envelhecimento saudável, assinale a alternativa que apresenta o fator que demonstra evidência científica como preditor de um envelhecimento bem-sucedido, especialmente em populações idosas.
Alternativas
Q3281518 Psiquiatria
O envelhecimento saudável é um processo multifatorial que envolve aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. A Década do Envelhecimento Saudável 2021– 2030 foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2020, sendo considerada a promoção do envelhecimento saudável como a principal estratégia para a construção do bem-estar social. Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a estratégia mais abrangente para promover um envelhecimento saudável para idosos. 
Alternativas
Q3281517 Psiquiatria
Considere um idoso que apresenta apatia, isolamento social e declínio cognitivo progressivo. Esses sintomas podem estar relacionados a diversas condições subjacentes, sendo fundamental realizar uma avaliação criteriosa para identificar a causa e direcionar o tratamento. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma possível condição ou abordagem para esse quadro.
Alternativas
Q3281516 Psiquiatria
Dentro do contexto jurídico e clínico do indivíduo idoso, quais são as principais funções da psiquiatria forense?
Alternativas
Q3281194 Psiquiatria

Um idoso apresenta apatia, isolamento social e declínio cognitivo progressivo. Esses sintomas podem ser causados por diferentes condições médicas e psiquiátricas.


Com base nesse contexto, assinale a alternativa em que se descreve corretamente um diagnóstico ou uma abordagem que deve ser considerado no diagnóstico diferencial desse quadro.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251684 Psiquiatria
Gorete, uma senhora de 75 anos, chegou ao pronto-socorro acompanhada por sua neta, Amélia, que relatou ter observado na avó comportamentos incomuns iniciados nos últimos dias, por exemplo, a avó vinha confundindo sua neta com sua filha já falecida. Além disso, falava coisas totalmente sem sentido, tendo anunciado que Preciso esconder os pássaros da janela antes que eles roubem as minhas joias.
Amélia completou que a avó estava muito agitada, irritada e que as vezes parecia muito apavorada, confusa e desorientada, batia as canelas nos móveis e não parecia sentir coisa alguma. Esses sintomas pareciam piorar ao final do dia. Além disso, a neta de Gorete informou que a avó possui histórico de insuficiência renal crônica.
O diagnóstico mais provável para o quadro clínico neurocognitivo descrito é 
Alternativas
Q3238834 Psiquiatria
Um senhor de 70 anos é levado ao consultório por familiares que relatam mudanças importantes em seu comportamento nos últimos meses. Após a sua aposentadoria há um ano, ele tem apresentado apatia, isolamento social e dificuldades crescentes em realizar tarefas cotidianas, como gerenciar contas e manter compromissos. Além disso, os familiares notaram episódios de esquecimento de eventos recentes e dificuldade em encontrar palavras durante conversas.
Qual é o diagnóstico mais provável, considerando a evolução do quadro clínico e a faixa etária do paciente? 
Alternativas
Q3238833 Psiquiatria
As mudanças e desafios que os indivíduos enfrentam na fase mais avançada da vida decorrem de questões como a aposentadoria, doença, perda crescente de autonomia, perda de entes queridos, etc. Essa fase passa por transições e adaptações que afetam a saúde mental e o bem- -estar do idoso.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma diferença entre a depressão em pessoas idosas e em adultos jovens.
Alternativas
Q3184488 Psiquiatria
Paciente, 80 anos, sexo feminino, apresenta há dois meses quadro de insônia, dor no corpo, tristeza, desânimo, hiporexia e falta de energia. Perdeu 5 kg; o apetite está reduzido. ApresentaHipertensão Arterial Sistêmica (HAS), constipação crônica, nega outras doenças clínicas. Considerando o caso clínico hipotético, qual o medicamento mais indicado para o quadro? 
Alternativas
Q3169622 Psiquiatria

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.


A insônia pode ser entendida como uma parte normal do envelhecimento ou de resposta ao estresse, o que leva à baixa procura de ajuda especializada ou ao enfrentamento por meio de apoio social e de atividades tradicionais, como a oração e o uso de chás, que, por sua vez, não possuem evidência no tratamento do transtorno.  

Alternativas
Q3169595 Psiquiatria
        João, 65 anos de idade, com quadro de insônia de longa data, começou há um ano a fazer uso de zolpidem 10mg por indicação de um amigo. Inicialmente o uso era esporádico, mas ele passou a ter dificuldades de “desligar a mente”. Nos últimos 3 meses, aumentou para 20mg, uma vez que a dose anterior não fazia mais efeito. João relata que, nos dias que tenta não usar a medicação, passa a noite em claro, sentindo-se irritado e ansioso no dia seguinte. Apresenta queixas de lapsos de memória e episódios de sonambulismo, relatados pela esposa.  

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item que se segue.


O uso de benzodiazepínicos e drogas Z em idosos não está relacionado ao aumento do risco de delirium, uma vez que essas medicações possuem baixo impacto na cognição e no estado mental em indivíduos dessa faixa etária.  

Alternativas
Q3169592 Psiquiatria
        João, 65 anos de idade, com quadro de insônia de longa data, começou há um ano a fazer uso de zolpidem 10mg por indicação de um amigo. Inicialmente o uso era esporádico, mas ele passou a ter dificuldades de “desligar a mente”. Nos últimos 3 meses, aumentou para 20mg, uma vez que a dose anterior não fazia mais efeito. João relata que, nos dias que tenta não usar a medicação, passa a noite em claro, sentindo-se irritado e ansioso no dia seguinte. Apresenta queixas de lapsos de memória e episódios de sonambulismo, relatados pela esposa.  

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item que se segue.


A depressão no envelhecimento frequentemente apresenta sintomas somáticos predominantes, sendo subdiagnosticada devido à sobreposição com doenças clínicas crônicas.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: C
5: B
6: B
7: E
8: A
9: B
10: E
11: B
12: E
13: C
14: E
15: D
16: E
17: C
18: C
19: E
20: C