Questões de Psiquiatria - Psiquiatria infantil para Concurso

Foram encontradas 333 questões

Q2602610 Psiquiatria
Para Jean Piaget, o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando os fatores biológicos, que podem influenciar seu desenvolvimento, sobretudo o cognitivo. Para isso, a criança consegue evoluir cognitivamente através do processo de adaptação cognitiva, que se dá pelos mecanismos de assimilação e acomodação. Quando a criança, ao interagir com o mundo, entende também que é possível mover um carrinho a partir da interação com um barbante que esteja amarrado a ele, ou mover um objeto usando-o, nesse processo de desenvolvimento cognitivo, ele está utilizando a
Alternativas
Q2572749 Psiquiatria
“Descrita em 1977 pelo médico pediatra Roy Meadow, que caracterizou a síndrome de __________________, como uma forma secundária de uma síndrome já conhecida, com a produção de doenças em crianças por suas mães, de modo que elas se beneficiariam da atenção dispensada por equipes médicas para a ‘doença’ de seus filhos. Este autor iniciou um alerta aos profissionais de saúde sobre a existência de responsáveis ou cuidadores, com grande frequência a mãe, que diziam de falsos sinais e sintomas que desafiavam o saber médico.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Médico Psiquiatra |
Q2568721 Psiquiatria
Qual dos autores abaixo definiu o conceito de objeto transicional da criança?
Alternativas
Q2541375 Psiquiatria
Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
Alternativas
Q2471922 Psiquiatria

Leia o caso clínico a seguir.


Paciente K. 11 anos, sexo masculino, em tratamento prévio para TDAH desde os 8 anos, com uso de metilfenidato, na dose de 20mg/dia, com estabilização do quadro clínico tanto com melhora da capacidade atentiva, quanto redução do comportamento hipercinético. Há cerca de 3 semanas, os pais notaram maior reatividade emocional da criança, com comportamentos explosivos quando contrariada. Na escola, começou a agredir verbalmente colegas, dizendo que eles não eram tão inteligentes quanto ele e não conseguiam acompanhar seu raciocínio. Chegou a entrar na sala de aula e dizer que o professor não sabia dar aula, e ele iria assumir a turma. Na última semana o quadro piorou, com hipersexualização, importunado as colegas com toques invasivos. Os períodos de explosões pioraram, culminando com episódios de agressividade física com os pais. Já estava há 2 dias sem dormir. Foi expulso da escola um dia antes, por se masturbar no recreio. Ao exame, diz que estava feliz, e não sabia por que estava consultando com um médico que “não sabe de nada”. A mãe faz tratamento para depressão há 6 anos, sem uma boa resposta terapêutica.


A conduta médica para o caso é 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: C