Questões de Concurso Sobre psiquiatria infantil em psiquiatria

Foram encontradas 346 questões

Q3111903 Psiquiatria
Considerando-se todas as necessidades da criança e do adolescente, o psiquiatra que atende esse público tem de pensar a atenção à saúde mental da população sob seus cuidados a partir de:

I. Escutar a criança e a família sobre o comportamento apresentado, contextualizando-o;
II. Procurar ver todas as manifestações como decorrentes da hereditariedade ou da carga biológica;
III. Procurar resolver as dificuldades no próprio ambiente da criança (antes de recorrer a programas de atenção secundária ou hospitais).

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q3084621 Psiquiatria
Sobre a Esquizofrenia na população de crianças e adolescentes, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3084620 Psiquiatria
Com relação à avaliação psiquiátrica na infância e adolescência, analise as afirmativas abaixo:

I. Além de saber reconhecer os sinais que a criança fornece no decorrer de sua entrevista e seu exame, o psiquiatra infantil é obrigado a conhecer o seu universo, não somente familiar e afetivo mas também cultural.

II. Destaca-se a necessidade de verificação de transtornos psiquiátricos na família, uma vez que eles representam não somente a possibilidade de quadros recorrentes, como também alterações na própria dinâmica familiar, decorrentes de patologia parental.

III. A criança é avaliada psiquiatricamente a partir das formas como se comunica e interage com o mundo, isto é, a partir da linguagem e das condutas expressas (essas últimas devem ser vistas dentro de um modelo desenvolvimentista).

IV. A avaliação psiquiátrica deve valorizar primordialmente as alterações psicopatológicas, sem a necessidade de se realizar exame físico.

V. O exame neurológico é de fundamental importância, uma vez que muitas das síndromes psiquiátricas ocorrem concomitantemente a alterações neurológicas, sobretudo se pensarmos o paradigma de que, quanto menor a idade cronológica, mais a expressão do transtorno psiquiátrico será sensório-motora.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3084619 Psiquiatria
Com relação ao desenvolvimento cognitivo e afetivo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3084618 Psiquiatria
Com relação à ÉTICA na clínica psiquiátrica de crianças e adolescentes, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3084617 Psiquiatria
Analise as afirmativas abaixo:

I. As crianças e os adolescentes portadores de patologias do desenvolvimento, de caráter leve e moderado, que respondem facilmente a intervenções psicoterápicas ou farmacológicas, podem ser tratadas em ambulatório.
II. Quando a criança ou o adolescente são portadores de um transtorno grave, que os expõe a risco de morte ou agressões a si mesmos ou a outros, necessitam de um tratamento intensivo, protetor e seguro, como internação psiquiátrica.
III. Na definição do Ministério da Saúde, o CAPSi é “um lugar de referência e tratamento para crianças e adolescentes que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, com severidade e/ou persistência que justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor da vida”.
IV. No CAPSi, a assistência é oferecida em caráter individual e grupal, compondo-se de grupos psicoterápicos, operativos, oficinas terapêuticas, além de ser realizado também atendimento às famílias de crianças e adolescentes, incluindo visitas domiciliares e atividades comunitárias que visam a inclusão da criança e jovens pacientes na rede de apoio.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3084616 Psiquiatria
Tendo em vista as principais características dos Transtornos de Ansiedade e dos Transtornos Relacionados ao Trauma e Estressores nas crianças e adolescentes, é INCORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3084614 Psiquiatria
Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Enurese.
Alternativas
Q3084613 Psiquiatria
Paciente M.S.L., 15 anos de idade, chega ao ambulatório acompanhada de sua genitora, a qual refere que sua filha vem perdendo muito peso nos últimos 4 meses. Quando questionada sobre seus comportamentos e crenças relacionados à alimentação, M.S.L. relata que sente que precisa perder mais peso, pois tem um volume abdominal ainda grande, tem conhecimento sobre a composição dos alimentos (em especial a quantidade de calorias), tem aversão à gordura e carboidratos porque engordam e que faz poucas refeições ao dia, alternadas com jejuns e horários irregulares. Considerando o diagnóstico da adolescente, qual das opções não faz parte dos critérios diagnósticos, de acordo com o DSM 5: 
Alternativas
Q3084607 Psiquiatria
Com relação à psicofarmacologia na faixa etária pediátrica, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3084606 Psiquiatria
No que diz respeito a Psicoterapias realizadas na infância e adolescência, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3084605 Psiquiatria
Em se tratando do Transtorno Bipolar na Infância e Adolescência, assinale a alternativa CORRETA.


I. Dentre os sintomas de mania, podemos citar: autoestima inflada ou grandiosidade, menor necessidade de sono, mais falador(a) que o habitual ou pressão por continuar falando, distraibilidade e aumento da atividade direcionada a objetivos

II. Em contraste com a irritabilidade episódica, a presença crônica desse sintoma foi reconhecida como a característica principal de uma nova condição: “transtorno disruptivo da desregulação do humor”

III. Diferente dos adultos, os episódios depressivos são a manifestação mais comum de TB em crianças e adolescentes - tanto em frequência quanto em duração.

IV. O lítio tem uma janela terapêutica estreita (níveis sanguíneos entre 0.6 e 1.2 mEq/L) e sua toxicidade grave pode causar danos renais e neurológicos permanentes ou até morte.

V. Uma das opções medicamentosas no tratamento é o Valproato, o qual está associado à síndrome de ovários policísticos.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3084603 Psiquiatria
Com relação ao Transtorno Desafiador de Oposição (TDO), todas as alternativas estão corretas, EXCETO: 
Alternativas
Q3084598 Psiquiatria
M.D.R., 10 anos de idade, sempre apresentou dificuldades no aprendizado acadêmico, necessitando de apoio para alcançar as expectativas para sua faixa etária (com notas frequentemente abaixo do mínimo exigido), além de imaturidade socioemocional quando comparado aos amigos. Em casa precisa também de algum suporte para realizar tarefas complexas. Realizou teste padronizado, e seu QI foi de 69 pontos. De acordo com a descrição clínica e a classificação da Organização Mundial de Saúde (décima edição), é CORRETO afirmar que M.D.R.
Alternativas
Q3084597 Psiquiatria
Paciente J.P.S., 7 anos de idade, vem apresentando, há cerca de um mês, irritabilidade fácil, insônia inicial, perda de peso, passa a maior parte dos dias deitado na cama, queda no desempenho acadêmico (alega que não consegue se concentrar), e sua genitora chama a atenção do psiquiatra para o fato de que ele não desce mais para brincar com os amigos do prédio. Não existem evidências de que os sintomas possam ser atribuídos ao uso de alguma substância ou outra condição médica. Durante a anamnese e exame psíquico, J.P.S. expressa sofrimento e diz se sentir sem energia para realizar suas atividades habituais, considerando-se culpado e inútil por estar com notas baixas. Considerando o diagnóstico do paciente, é INCORRETO afirmar que 
Alternativas
Q2602610 Psiquiatria
Para Jean Piaget, o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando os fatores biológicos, que podem influenciar seu desenvolvimento, sobretudo o cognitivo. Para isso, a criança consegue evoluir cognitivamente através do processo de adaptação cognitiva, que se dá pelos mecanismos de assimilação e acomodação. Quando a criança, ao interagir com o mundo, entende também que é possível mover um carrinho a partir da interação com um barbante que esteja amarrado a ele, ou mover um objeto usando-o, nesse processo de desenvolvimento cognitivo, ele está utilizando a
Alternativas
Q2572749 Psiquiatria
“Descrita em 1977 pelo médico pediatra Roy Meadow, que caracterizou a síndrome de __________________, como uma forma secundária de uma síndrome já conhecida, com a produção de doenças em crianças por suas mães, de modo que elas se beneficiariam da atenção dispensada por equipes médicas para a ‘doença’ de seus filhos. Este autor iniciou um alerta aos profissionais de saúde sobre a existência de responsáveis ou cuidadores, com grande frequência a mãe, que diziam de falsos sinais e sintomas que desafiavam o saber médico.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Médico Psiquiatra |
Q2568721 Psiquiatria
Qual dos autores abaixo definiu o conceito de objeto transicional da criança?
Alternativas
Q2541375 Psiquiatria
Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
Alternativas
Q2471922 Psiquiatria

Leia o caso clínico a seguir.


Paciente K. 11 anos, sexo masculino, em tratamento prévio para TDAH desde os 8 anos, com uso de metilfenidato, na dose de 20mg/dia, com estabilização do quadro clínico tanto com melhora da capacidade atentiva, quanto redução do comportamento hipercinético. Há cerca de 3 semanas, os pais notaram maior reatividade emocional da criança, com comportamentos explosivos quando contrariada. Na escola, começou a agredir verbalmente colegas, dizendo que eles não eram tão inteligentes quanto ele e não conseguiam acompanhar seu raciocínio. Chegou a entrar na sala de aula e dizer que o professor não sabia dar aula, e ele iria assumir a turma. Na última semana o quadro piorou, com hipersexualização, importunado as colegas com toques invasivos. Os períodos de explosões pioraram, culminando com episódios de agressividade física com os pais. Já estava há 2 dias sem dormir. Foi expulso da escola um dia antes, por se masturbar no recreio. Ao exame, diz que estava feliz, e não sabia por que estava consultando com um médico que “não sabe de nada”. A mãe faz tratamento para depressão há 6 anos, sem uma boa resposta terapêutica.


A conduta médica para o caso é 

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: E
5: C
6: D
7: E
8: D
9: E
10: E
11: E
12: E
13: C
14: B
15: D
16: C
17: D
18: A
19: C
20: C