Questões de Concurso Sobre cadeias carbônicas: características e classificações do átomo do carbono, tipos de ligação e hibridação. tipos de cadeias carbônicas e fórmulas. séries: homóloga, isóloga e heteróloga. em química

Foram encontradas 358 questões

Q3233357 Química
Considere os dados de calor de hidrogenação dos seguintes isômeros do buteno:

Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: SOLOMONS, T.W. Graham e FRYHLE, Craig B. Química Orgânica. 7ª Edição. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2000, p. 239)
As diferenças de calores de hidrogenação são explicadas pela diferença 
Alternativas
Q3233354 Química
Para o estudo conformacional da molécula de butano, foram desenhadas as seguintes projeções de Neumann:

Imagem associada para resolução da questão

Quais são as estruturas de mais alta e mais baixa energia, respectivamente?
Alternativas
Q3233352 Química
A estabilidade dos cicloalcanos está fundamentalmente relacionada à tensão torsional no anel. Analise as afirmativas a seguir, marcando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Quanto mais o ângulo das ligações dos carbonos de um ciclo é próximo de 109,5º, ângulo do carbono sp3 livre de tensão, mais estável será o ciclo.
( ) A conformação mais estável do ciclohexano não substituído é a conformação cadeira.
( ) No clorociclohexano, o cloro encontra-se preferencialmente na posição axial.
( ) No cis-1,2-dimetilciclohexano, ambos grupos metila encontram-se na posição equatorial, considerada mais estável.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3221362 Química
O carbono é um elemento fundamental na química orgânica, pois pode formar diferentes tipos de cadeias e estruturas, além de participar de diversas reações orgânicas. Sobre os átomos de carbono e as reações orgânicas, analise as assertivas abaixo:

I. O carbono pode ser classificado como primário, secundário, terciário ou quaternário, dependendo do número de outros carbonos aos quais está ligado.
II. Na reação de hidratação de alcenos, um grupo hidroxila é adicionado à molécula, formando um álcool.
III. A oxidação de um álcool primário leva à formação de um éter, enquanto a oxidação de um álcool secundário leva à formação de um aldeído.
IV. A reação de substituição ocorre quando um átomo ou grupo de átomos em uma molécula orgânica é trocado por outro, como no caso da substituição de um hidrogênio de um alcano por um halogênio.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3205359 Química
A quiralidade pode ser fator determinante nas interações entre um fármaco e sistemas biológicos. A figura a seguir apresenta uma estrutura com carbonos quirais: 


Imagem associada para resolução da questão


Para que os ambos os carbonos marcados com asteriscos se tornem quirais, uma possibilidade é que R1 e R2 sejam, respectivamente:
Alternativas
Q3205346 Química
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente na glândula pineal e é utilizada para regular o ciclo circadiano. Apesar disso, sua ação contra insônia ainda não é bem estabelecida na literatura. Sua fórmula estrutural é apresentada a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


A cadeia carbônica da melatonina é classificada como
Alternativas
Q3205342 Química
A creatina é um composto orgânico derivado de aminoácidos, presente nos músculos e no cérebro, muito utilizada como suplemento alimentar por atletas. A seguir apresenta-se a fórmula estrutural desta substância:

Imagem associada para resolução da questão


Sobre a estrutura da creatina são feitas algumas afirmações.
I – Sua cadeia é alifática. II - Possui carbono com geometria linear. III - Tem fórmula C4H10O2N3.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3197608 Química
A química orgânica e a química inorgânica são ramos da química que estudam compostos químicos diferentes. A principal característica da química orgânica é a presença indispensável de:
Alternativas
Q3259524 Química

A figura a seguir apresenta parte da tabela das principais funções orgânicas.


Q_26.png (399×278)



Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O biodiesel é composto por ésteres de ácidos graxos de cadeia longa. Ele é tipicamente produzido por um processo químico chamado transesterificação, onde a glicerina é separada da gordura ou óleo vegetal. As moléculas resultantes são ésteres metílicos ou etílicos, dependendo do tipo de álcool (metanol ou etanol) usado no processo. A função éster corresponde ao número 8 da tabela.


( ) O etanol, também denominado álcool etílico, é um líquido claro com odor característico e altamente inflamável; reage violentamente com agentes oxidantes fortes como ácido nítrico, nitrato de prata, nitrato de mercúrio ou perclorato de magnésio gerando risco de incêndio e de explosão. A função álcool é correspondente ao número 2 da figura.


( ) Quando o corpo não tem glicose suficiente para produzir energia, ele começa a quebrar ácidos graxos para produzir cetonas. Isso geralmente ocorre durante o jejum prolongado, exercício intenso ou em dietas com baixo teor de carboidratos. O fígado converte os ácidos graxos em cetonas, que são então liberadas na corrente sanguínea e usadas como fonte de energia pelos tecidos do corpo. A função cetona corresponde ao número 3 da figura.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3190905 Química
A química orgânica é o campo da química que investiga os compostos orgânicos ou aqueles que são constituídos por átomos de:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Química |
Q3047750 Química
Um alcano de massa molar igual a 142 g mol-1 possui dois carbonos secundários. Use C = 12 g mol-1 e H = 1 g mol-1 como respectivas massas molares e assinale a alternativa que corresponda a um dos possíveis isômeros:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Química |
Q3047740 Química
Há isomeria quando substâncias diferentes apresentam a mesma fórmula molecular. Às vezes, essa característica pode ser apenas uma coincidência e não ter maiores implicações além do ponto de fusão e ebulição e algumas outras propriedades. No entanto, dependendo do tipo de isomeria, pode-se ter total diferença nas propriedades químicas e biológicas do isômero.   Imagem associada para resolução da questão Fonte: IFSP, 2024.

Considerando a molécula da imagem acima e seu conhecimento em Química Orgância, é possível afirmar corretamente que
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Química |
Q3047733 Química
As estruturas de Lewis para compostos covalentes mostram como os elétrons de valência estão distribuídos ao redor dos átomos em uma estrutura molecular. Os pares compartilhados são representados entre os átomos ligados, e os não compartilhados são representados proximamente ao átomo do qual ele faz parte. No entanto, existem situações em que mais de uma representação é possível para uma determinada estrutura de Lewis, sendo que todas elas apresentam o mesmo número de ligações, bem como o mesmo número de elétrons ao redor de cada um dos átomos (mas não necessariamente a mesma importância) – são as formas canônicas. Essa característica indica que a estrutura de Lewis, correta para esta espécie, deve apresentar um pouco do caráter de cada uma dessas representações possíveis para ela. Para o íon tiocianato (NCS1-), por exemplo, há três diferentes representações possíveis, conforme ilustrado na figura a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta, em ordem crescente, a importância de cada estrutura para a composição do íon tiocianato:
Alternativas
Q2630022 Química

Observe a molécula de Ácido Acetilsalicílico (C9H8O4) abaixo e responda: Quantos carbonos terciários existem nessa molécula?


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2610432 Química

O iso-octano, é um hidrocarboneto pertencente à classe dos alcanos. Sua estrutura química consiste em uma cadeia ramificada de oito átomos de carbono, na qual três grupos metil (CH3) estão ligados ao carbono central. Devido à sua resistência à detonação, o iso-octano é amplamente utilizado como padrão de referência para medir a octanagem da gasolina, sendo parte fundamental nos testes de desempenho de motores e na formulação de combustíveis de alta qualidade. Observe sua estrutura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa CORRETA de acordo com a nomenclatura IUPAC.

Alternativas
Q2602459 Química

Observe a figura a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Disponível em:

<https://scilearn.sydney.edu.au/fychemistry/iChem/quizzes/index.cfm?quiz=o rganic_reactions_mcq&level=1&area=organic>. Acesso em: 21 jun. 2024.




Reações orgânicas são comumente classificadas de acordo com as transformações que ocorrem nas moléculas participantes. Como pode ser classificada a reação acima? 

Alternativas
Q2577150 Química
A teoria da ligação de Valência explica por que uma ligação dupla carbono-carbono é mais forte do que uma ligação simples carbono-carbono, porém mais fraca do que a soma de duas ligações simples. Este efeito nas forças da ligação carbono-carbono pode ser fundamentado por:
Alternativas
Q2577129 Química
As penicilinas são uma classe de antibióticos amplamente utilizadas no tratamento de infecções bacterianas. A estrutura química geral das penicilinas é composta por um anel b-lactâmico fundido a um anel tiazolínico e um grupo lateral, que varia entre os diferentes tipos de penicilinas.


Imagem associada para resolução da questão

Elaborado pelo(a) autor(a).

A molécula de penicilina apresenta três centros assimétricos. As configurações absolutas dos carbonos assinalados com 1, 2 e 3 na figura são, respectivamente:
Alternativas
Q2569695 Química
O conhecimento sobre a ligação química do carbono é crucial para a síntese de compostos orgânicos, a manipulação de reações químicas e a compreensão das propriedades físico-químicas dos materiais estudados. Além disso, a compreensão dos princípios da ligação química do carbono é essencial para interpretar estruturas moleculares, para prever comportamentos químicos e para realizar modificações estruturais, com o objetivo de melhorar as propriedades de compostos específicos. Na natureza, o gás metano (CH4) não resulta da reação de um átomo de carbono com átomos de hidrogênio; ele deriva de processos biológicos complexos. Existia um enigma desafiador no início da Teoria de Ligação de Valência (TLV), que seja: o fato de o átomo de carbono ter a habilidade de realizar 4 (quatro) ligações com 4 (quatro) átomos de hidrogênio. Tal teoria previa uma configuração eletrônica compatível para explicar apenas 2 (duas) ligações, 1s2 2s2 2px 1 2py 1 .

Sobre o átomo de carbono do ponto de vista da TLV, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q2564007 Química
Os hidrocarbonetos são moléculas orgânicas lipofílicas que possuem cadeias saturadas ou insaturadas. A estrutura das ligações que formam esses diferentes tipos de cadeia se caracteriza, nas cadeias saturadas, pela presença de ligações
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: B
6: D
7: A
8: B
9: B
10: D
11: A
12: A
13: C
14: A
15: D
16: A
17: D
18: B
19: C
20: A