Questões de Concurso
Sobre cinética química em química
Foram encontradas 645 questões
I. O fluxo difusional é proporcional ao negativo do gradiente de concentração, de acordo com a primeira lei de Fick.
II. O equacionamento matemático em uma única direção (x) (e quando o coeficiente de difusão é independente da concentração) é descrito pela segunda lei de Fick.
III. O perfil de concentrações é representado como um gráfico da concentração em função da distância no interior do material sólido.
IV. A condição de difusão para a qual o fluxo é independente do tempo é conhecida como regime estacionário.
V. A força motriz é o gradiente de concentração (dC/dx).
I. A velocidade de uma reação depende da concentração, mas a constante de velocidade não depende dela.
II. Quanto mais baixa for a energia de ativação, mais lenta a reação.
III. Se a velocidade de aparecimento de O2(g), 2 O3(g) → 3 O2(g), é 9 x 10–4 mol/L em determinado instante, a velocidade de desaparecimento do O3(g) é 18 x 10–4 mol/L.
Está correto o que se afirma em
A equação química abaixo representa a síntese do íon triiodeto.
S2 O82- (aq) + 3 I- (aq) → 2 SO42- (aq) + I3 - (aq)
A fim de descobrir a ordem da reação, três experimentos foram realizados, e os resultados encontrados estão na tabela a seguir. Analise os dados da tabela e assinale a alternativa que possui a ordem desta reação.
Com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, é possível substituir chuveiros elétricos por aquecedores a gás, que têm por princípio gerar calor pela queima do gás natural. A reação de combustão do gás natural pode ser representada pela combustão do metano (CH4):
Sobre esse fenômeno, podemos afirmar, corretamente, que
Para distinguir macroscopicamente entre carbonatos ferrosos e não ferrosos, o indicador mais recomendado é:
Um reservatório de água foi contaminado com estireno, um hidrocarboneto aromático de alta toxicidade. Após um tratamento para a remoção deste contaminante, uma amostra de 20 mL desta água foi submetida a um procedimento para avaliação do teor residual de benzeno. Essa amostra foi extraída com 10 mL de um solvente orgânico transparente à radiação UV-Vis; em seguida, 3 mL desta fase orgânica da extração foram analisados em espectrofotômetro de UV-Vis a 244 nm em uma cubeta de quartzo de 1 cm de passo ótico, fornecendo um valor de absorvância igual a 0,12 uA. Sabendo-se que o valor de absortividade molar do estireno a 244 nm é igual a 12.000, e a massa molar do estireno é igual a 104, conclui-se que o teor residual deste composto na água é igual a
Admita que a pressão absoluta num tanque que contém uma mistura ternária de gases ideais A, B e C é igual a Pabs = 29,4 psia e que as frações molares dos gases A e B são yA = 0,42 e yB = 0,25, respectivamente. De acordo com a Lei de Dalton, as pressões parciais dos três gases na mistura são:
Admita que 13kg de GLP (gás liquefeito de petróleo) são engarrafados em um botijão de aço em uma distribuidora e os botijões são armazenados em um galpão a 20°C. No transporte dos botijões da empresa até a casa dos consumidores, num dia de verão no Rio de Janeiro usando caminhões abertos, o gás contido nos botijões estará sujeito a processos:
Os resultados empíricos fornecidos pelas leis dos gases sugeriram um modelo em que o gás ideal é formado por moléculas amplamente espaçadas, que não interagem entre si e que estão em movimento incessante e com velocidades médias que aumentam com a temperatura. Com relação a esses resultados, assinale a alternativa correta.
A cinética química trata do estudo da velocidade das reações químicas que podem ocorrer lenta ou rapidamente e que dependem de vários fatores. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
Texto VI, para responder às questões de 31 a 33.
O ácido oxálico (etanodioico) é usado em lavanderias comerciais e na remoção de ferrugem e de depósitos em radiadores de automóveis. Esses usos são consequência da capacidade do ácido oxálico de formar complexos solúveis com os íons ferro. Essa propriedade também o torna bastante venenoso. O nome deriva do grego oxalis, que significa ácido, e do gênero de algumas plantas herbáceas. Os cálculos renais, por exemplo, são formados por depósitos de oxalato de cálcio, na forma de pequenos cristais que não se dissolvem. As figuras seguintes representam, respectivamente, as fórmulas da molécula de ácido oxálico e do composto oxalato de cálcio.
K. Peter C. Vollhardt e Neil E. Schore. Química orgânica:
estrutura e função. 4.ª ed. Porto Alegre: Bookman,
2004, p. 704 (com adaptações).
Avaliando as afinidades químicas dos compostos apresentados no texto VI, é possível delinear relações quantitativas envolvidas em determinadas reações. Entre essas reações, está a de formação de oxalato de cálcio, a partir de ácido oxálico e hidróxido de cálcio. Considerando uma amostra de 150 mL de solução de ácido oxálico na concentração de 0,05 mol L–1, o volume de solução de hidróxido de cálcio a 0,2 mol L–1 necessário para converter todo o ácido oxálico dessa amostra em oxalato de cálcio é igual a
Foram adicionados 200 mL de solução 0,5 N de NaOH a 600 mL de uma outra solução de NaOH 0,1 M. Qual é a massa de NaOH, em gramas, contida na solução formada após a mistura? (Dados: Massas atômicas: H = 1; O = 16; Na = 23)
Nas reações orgânicas pode ocorrer a formação de grupos intermediários instáveis nos quais o átomo de carbono não apresenta quatro ligações. Esses grupos se originam da ruptura de ligações entre átomos, que pode ocorrer de forma homogênea ou heterogênea. Denomina-se ruptura ______________ quando a ligação entre átomos com ______________ eletronegatividade se rompe e origina ______________ .
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por:Foram preparadas separadamente, usando água purificada por destilação e por troca iônica (pH =7), soluções 1,0 mol . L– 1 de
Acetato de sódio;
Oxalato de potássio;
Carbonato de sódio;
Nitrato de amônio;
Cloreto de alumínio.
Medindo-se seus valores de pH a 25 ºC, verifica-se corretamente que apresentam valores de pH < 7 as soluções de
Um gás produzido em uma reação foi caracterizado pela medida de sua densidade a 300 K e 1,00 atm, cujo valor aproximado é 2,90 g.L– 1. É correto afirmar que esse gás é o
Dado: R = 8,20 x 10– 2 atm.L.mol– 1.K– 1A equação do gás ideal é uma aproximação adequada para diversas situações em cálculos com espécies gasosas. Porém, o comportamento dos gases reais desvia da idealidade e esse desvio cresce em _____________ temperaturas _____________ e pressões. Em pressões _____________ esse desvio se justifica, pois prevalecem as forças intermoleculares _____________ .
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por