Questões de Concurso
Comentadas sobre propriedades coligativas: tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e pressão osmótica. em química
Foram encontradas 25 questões
A partir das informações do texto precedente, julgue o próximo item.
A água salgada residual presente no petróleo contendo sais
minerais dissolvidos possui ponto de ebulição menor que o
da água destilada à mesma pressão.
A imagem a seguir apresenta, de forma resumida, um procedimento experimental comum na análise de água, avalie-o.
Resultado em mg/L CaCO₃
O processo experimental começa com a diluição da amostra e o ajuste do pH por meio de solução tampão. Em seguida, adiciona-se 0,05g do indicador Negro de Eriocromo T (NET) à solução, para posterior titulação com ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) até alcançar o ponto final da titulação. O procedimento experimental e os reagentes apresentados na imagem e na descrição atuam na determinação de(a):
Em cinco béqueres, numerados de 1 a 5, foram preparadas separadamente cinco soluções saturadas, cada uma delas com 200g de água destilada, a 50oC, e os sais descritos no quadro a seguir.
Béquer |
Sal |
1 |
Nitrato de chumbo (II) |
2 |
Nitrato de potássio |
3 |
Cloreto de potássio |
4 |
Dicromato de potássio |
5 |
Clorato de potássio |
A figura apresenta as curvas de solubilidade desses sais.
(TRO, Nivaldo, J. Química uma abordagem molecular, LTC, Rio de Janeiro, 2017 Adaptado)
As soluções foram resfriadas e mantidas a 20o C. Nessa temperatura, foram observados cristais (corpo de fundo) em todos os béqueres.
O béquer que apresentou maior massa de sal cristalizado na solução a 20o C foi o de número
A temperatura de ebulição dessa solução sob pressão atmosférica é
Dado
constante ebuliométrica do etanol = 1,22 ºC kg mol-1 massas molares: C = 12 g mol-1, H = 1 g mol-1, O = 16 g mol-1
A solução que apresenta o menor efeito crioscópico é a
O quadro a seguir apresenta as concentrações de cinco soluções ideais obtidas com diferentes solutos totalmente dissociados.
A solução que apresenta a menor pressão de vapor é a
A adição de sal light à água, para o preparo de macarrão, diminui a temperatura de ebulição e aumenta a pressão máxima de vapor d’água, por isso ela ferveria mais rápido nessas condições.
(Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/empresa-de-petiscos-para-animaissuspende-venda-por-contaminacao-por-etilenoglicol/, data de publicação: 19/10/2022; consultado em: 23/12/2022).
Recentemente essa e outras notícias similares veiculadas nas mídias alertaram a população sobre a contaminação de produtos para animais por etilenoglicol, um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo levar à morte, quando ingerido.
Apesar de sua alta toxicidade, ele é usado em diversos processos industriais em que a refrigeração a temperaturas próximas ou levemente inferiores a 0oC é necessária. Nessa temperatura, a água pura congelaria sob pressão atmosférica. Misturas água / etilenoglicol, entretanto, se mostram líquidas nessas condições.
Sobre a mudança de temperatura de congelamento da mistura, em relação à do solvente, é correto afirmar que o etilenoglicol
A água, quando está a 25 ºC, tem pressão de vapor igual a 3 172 Pa. Adicionando-se açúcar à água, a pressão de vapor irá sofrer um ..I.. , que se observa na ..II.. da temperatura de ebulição.
Preenchem as lacunas I e II, correta e respectivamente,
O valor mais próximo da pressão de vapor dessa solução, em mmHg, é
Dado: Pressão de vapor do etanol puro = 44 mmHg a 25º C Pressão de vapor da água pura = 18 mmHg a 25º C M (água) = 18,00 g mol-1 M (etanol) = 46 g mol-1
A Resolução CONAMA 430/2011, que alterou e completou a Resolução CONAMA 357/2005, estabelece que os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam a remoção mínima de 60% de sua DBO. A DBO corresponde à quantidade de oxigênio dissolvido em um litro de água (mgO2/L) que será consumida por microrganismos na degradação biológica de matéria orgânica. A presença de oxigênio dissolvido na água é de extrema importância na manutenção dos organismos aeróbios como os peixes.
Apesar de o gás O2 corresponder a quase 21% do volume da nossa atmosfera, sua concentração na água é pequena, estando na faixa das partes por milhão (ppm).
Lembre que o oxigênio se dissolve na água de acordo com o que estabelece a Lei de Henry
CX(aq) = KH × PX
em que CX(aq) é a concentração do gás X na água em mol/L, KH é uma constante dada em ( mol / L.atm) e PX é a pressão parcial do gás X na interface com a água, dada em atm.
Leve em consideração que a relação entre a pressão do gás e a pressão total da mistura gasosa sempre será igual à fração em quantidade de matéria do gás em questão (Lei de Dalton).
Assim, a concentração em ppm de O2 dissolvido na água na
temperatura de 20ºC e pressão de 1 atm, levando em
consideração que a KH para o O2 dissolvido é de 1,3x10-3 mol /L.atm e a
massa molecular para o O2 é de 32 g/mol, é igual a
Sabendo que essa solução é isotônica a uma solução de glicose, o perito calculou a concentração da solução de glicose como sendo de:
Para os -10ºC, basta usar 1,5kg de água em uma massa de glicerina de cerca de:
Sabendo-se que a constante ebulioscópica do clorofórmio é de 3590, o perito determina o peso molecular da substância desconhecida em cerca de:
Com relação ao assunto do texto anterior, julgue o item seguinte.
A dissolução do sal-gema em água causa a diminuição da
pressão de vapor da água.
O suor tem temperatura de ebulição maior que a da água pura.
Uma solução aquosa de cloreto de sódio foi preparada e teve suas temperaturas de ebulição e de congelamento determinadas sob pressão de 1 atm.
Ao se interpretarem os resultados obtidos, conclui-se que a solução salina apresenta:
I. 0,010 mol de CaCl2 II. 0,010 mol de KNO3 III. 0,010 mol de CO(NH3)2 IV. 0,020 mol de CaCl2 V. 0,020 mol de KNO3
A solução que produzirá o maior abaixamento na temperatura de fusão da água será a: