Questões de Concurso
Sobre representação das transformações químicas em química
Foram encontradas 1.446 questões
Dados Na = 23 g/mol; O = 16 g/mol; H = 1 g/mol.
Dados: log 2 = 0,30
I. A molaridade desta solução é 0,01 mol/L.
II. O pH desta solução é 11,7.
III. 200 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCl) 0,01 mol/L são necessários para neutralizar 100 mL desta solução de Ca(OH)2.
Está(ão) CORRETA(S)
Considerando que não há perda de massa no sistema e que a coluna opera em regime estacionário, qual é a fração aproximada de recuperação de A na corrente do destilado?
Dados: MM (Ca) = 40,07 g/mol MM (CaO) = 56,07 g/mol
A matéria é feita de elementos que são substâncias que não podem ser decompostas em outras substâncias por reações químicas. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.
I- Cobre, carbono e oxigênio são exemplos corretos das substâncias descritas no contexto.
II- O ouro possui propriedades diferentes dos elementos descritos, conhecidas desde a Idade Média pelos alquimistas.
III- Quando duas ou mais destas substâncias se juntam, forma-se um composto, com características diferentes das características dos seus elementos constituintes, tal como a água, por exemplo.
IV- Quatro destas substâncias formam a maior parte da matéria viva: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N).
É CORRETO o que se afirma em:
Considerando os cálculos estequiométricos e os assuntos correlatos, julgue o item a seguir.
A reação entre permanganato de potássio e ácido clorídrico em solução aquosa, dando como produtos cloreto de potássio, cloreto de manganês(II), cloro gasoso e água, pode ser representada pela equação química balanceada apresentada a seguir.
2 KMnO4 (aq) + 16 HCl (aq) → 2 KCl (aq) + 2 MnCl2 (aq)
+ 5 Cl2 (g) + 8 H2O (l)
Considerando os cálculos estequiométricos e os assuntos correlatos, julgue o item a seguir.
Conforme a equação genérica a seguir, a soma dos valores representados pelas letras minúsculas a + b deve ser igual à soma dos valores representados pelas letras minúsculas c + d:
a A (g) + b B (g) → c C (g) + d D (g)
Considerando os cálculos estequiométricos e os assuntos correlatos, julgue o item a seguir.
Em uma reação química, os coeficientes
estequiométricos mostram que os átomos podem ser
criados ou destruídos em uma reação balanceada.
Usado para a limpeza de peças e ferramentas, o ácido muriático é uma solução impura de ácido clorídrico e pode ser encontrado em lojas de materiais de construção. Com o objetivo de determinar a concentração de um lote desse produto em termos de porcentagem de HCl (m/V), um químico reagiu uma alíquota de 50mL do ácido muriático comercial com carbonato de cálcio em excesso, conforme a reação:
Nesse experimento, o volume coletado de CO2 foi 6,15L a 27oC e 1 atm. Qual é a porcentagem de HCl (m/V) na amostra de ácido muriático?
Massas molares (g/mol): H = 1; C = 12; O = 16; Cl = 35,5; Ca = 40
Considere que, em uma indústria química, são colocados em um reator 60kg de NaOH, 66kg de (NH4)2SO4 e água suficiente para solubilizar os reagentes. A reação ocorre até que um dos reagentes seja completamente consumido. Considerando as CNTP, o volume obtido de NH3(g) é:
Massas molares (g/mol): H = 1; O = 16; N = 14; Na = 23; S = 32
Considerando que essa reação tem um rendimento de 90%, calcule a massa de alumínio necessária para a produção de 11,2 kg de ferro para solda.
Massas molares (g/mol): O = 16; Al = 27; Fe = 56.
A reação não está balanceada. Faça o balanceamento, considerando os menores inteiros como coeficientes reacionais. A soma desses coeficientes é igual a:
Dados: densidade Hg(l) = 13,6 kg/dm3 ; massa molar Hg = 200 g/mol; considere o número de Avogadro = 6 x 1023
Considere que a reação acima está em equilíbrio e que as concentrações de PCl3 e Cl2 são 1,0 x 10-3 molL-1 e 1,0 x 10-2 molL-1 , respectivamente. Nessas condições, a pressão de PCl5 no equilíbrio será: