Questões de Concurso Comentadas sobre soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. em química

Foram encontradas 284 questões

Q3052768 Química
Foram preparadas seis soluções aquosas de um sal específico, identificadas de I a VI, em diferentes temperaturas, com distintas quantidades de sal dissolvidas em 100 g de água. Em alguns casos, o sal não se dissolveu por completo, deixando um corpo de fundo. O gráfico a seguir exibe a curva de solubilidade do sal em função da temperatura. Os seis pontos correspondem aos sistemas preparados:

Imagem associada para resolução da questão

A partir da análise do perfil de solubilidade do sal, é correto afirmar que ocorre a formação de precipitado apenas nos seguintes sistemas:
Alternativas
Q3052767 Química
Um químico sintetizou uma substância com atividade terapêutica e investigou sua solubilidade. A seguir, é exibida a curva de solubilidade do fármaco, indicando a quantidade de princípio ativo dissolvida em 100 g de água em diferentes temperaturas:

Imagem associada para resolução da questão

Se o químico optar por trabalhar com 40 g de água a 60°C, a quantidade máxima da substância que será dissolvida é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Química |
Q3047734 Química
No cotidiano, algumas soluções químicas comerciais são consumidas para os mais variados fins. Essas soluções apresentam um nome de conhecimento geral e a sua molécula em destaque, conforme a tabela a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão


Uma pessoa possui, em sua casa, exatamente 100 mL de cada um dos produtos comerciais da tabela acima. Considerando os valores da fração percentual em massa do soluto na tabela acima, que a densidade de todas as soluções químicas é de 1,0 g mL-1 e que as soluções são formadas exclusivamente pelo soluto principal presente em água, escolha a alternativa que representa a menor concentração molar (mol L-1) do soluto em água.
Dados: H = 1,0 g mol-1; B = 10,8 g mol-1; C = 12,0 g mol-1; O = 16,0 g mol-1; Na = 23,0 g mol-1; Cl = 35,5 g mol-1
Alternativas
Q3012383 Química
Observe a tabela abaixo com as normas referentes à contaminação por cromo e mercúrio em efluentes industriais de um determinado local. 

Imagem associada para resolução da questão





Nessa localidade há um rio em que ocorre despejo de efluentes industriais de uma empresa do ramo metalúrgico. Em um procedimento de fiscalização, uma amostra desse efluente foi coletada para análise e identificou-se a presença tanto de íons Cr2+ como de íons Hg2+ em concentrações de 1,0 x 10-3 g/L e 1,5 x 10-3 g/L, respectivamente. Considerando a densidade da amostra igual a 1g/cm3 , é correto afirmar que:
Alternativas
Q2602450 Química
A entalpia de uma reação qualquer pode ser calculada a partir das entalpias de formação dos reagentes e produtos, que são encontradas em tabelas termodinâmicas. Observe a tabela a seguir.
Imagem associada para resolução da questão


Dadas as entalpias de formação das substâncias listadas na tabela e considerando a equação acima, qual o valor da entalpia de reação para a reação, em kJ mol-1
Alternativas
Q2577134 Química
A rodamina B (C28H31O3N2Cl) é um corante utilizado em pesquisas de diversas naturezas em química analítica. Alguns dos seus usos incluem a avaliação de sistemas modelo de degradação de contaminantes, construção de isotermas de adsorção e determinação da taxa e direção de fluxos e transportes. Quanto de rodamina B deve ser pesada para preparar 2,8 L de solução estoque na concentração 50 mmol L-1

Use: Massas Molares: O = 16,0 g mol-1; C = 12 g mol-1; H = 1 g mol-1; N = 14 g mol-1; Cl = 35,5 g mol-1
Alternativas
Q2577127 Química
As titulações volumétricas são métodos clássicos de análise frequentemente utilizados em laboratórios didáticos de química e envolvem a medida do volume de uma solução de concentração conhecida que é necessária para reagir completamente com o analito que se deseja determinar a concentração. Suponha que em uma aula experimental 25,00ml de uma solução de ácido oxálico, (H2C2O4) foi titulada com uma solução 0,080 M de NaOH(aq) previamente padronizada e que o ponto estequiométrico foi atingido após a adição de 27,6ml da solução de base. Determine a molaridade da solução de ácido oxálico. 

Massas Molares: O = 16,0 g mol-1; C = 12 g mol-1; H = 1 g mol-
Alternativas
Q2531702 Química
Com base na tabela abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma solução em que o azul-de-bromotimol ficará azul quando usado como indicador.

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2520906 Química
Para preparar uma solução 0,1M de HCl com concentração de 0,1 a partir de uma solução de HCl a 1M, retirou-se uma alíquota de 200mL da solução original e diluiu-a até completar 1L.
Em seguida, retirou-se da solução intermediária uma alíquota de 200mL que foi diluída até perfazer a solução na concentração desejada.
A quantidade de água que foi adicionada, em mL, à última alíquota foi de 
Alternativas
Q2445329 Química

Acerca de eletrodos de membrana de vidro, titulação potenciométrica e medida de condutividade, julgue o item subsequente.


Titulação potenciométrica é um método analítico utilizado para determinar a concentração de uma substância em uma solução com base na medição do potencial elétrico gerado durante uma reação química. 

Alternativas
Q2424688 Química

O efeito da temperatura na solubilidade dos solutos é, para maioria dos casos de soluções formadas por substâncias sólidas em outras líquidas, uma relação diretamente proporcional, ou seja, quanto maior a temperatura maior a solubilidade. A figura abaixo ilustra esse comportamento.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/img/2018/12/grafico-com-curvas-de-solubilidade.jpg. Acesso em: 15 fev. 2021.


Assinale a alternativa que apresenta a explicação para o fato descrito.

Alternativas
Q2399834 Química

Com base no gráfico a seguir, que representa as curvas de solubilidade de cinco substâncias em água, analise as afirmativas:


Dado: densidade da água a 10 °C e a 50 °C = 1,0 kg L-1 .


I – A dissolução do nitrato de sódio em água é um processo endotérmico.

II – Na temperatura de 20 °C, é possível solubilizar iguais quantidades de matéria, em mol, de nitrato de potássio e de cloreto de potássio em água.

III – Para preparar uma solução saturada de cloreto de potássio em 500,0 mL de água a 70 °C, seria necessário dissolver aproximadamente 250,0 g do sal no solvente.

IV – A dissolução de uma amostra de sulfato de cério III em uma quantidade adequada de água, de forma a se obter uma solução insaturada, forma uma mistura homogênea com maior temperatura de ebulição em relação à água pura.

V – Dissolvendo-se completamente 1 mol de cada um dos cinco sais mencionados no gráfico em cinco amostras de água de mesmo volume, de forma que cada amostra de água recebesse apenas um dos sais, obter-se-iam cinco soluções com igual pressão de vapor a uma mesma temperatura.

VI – Uma solução saturada de nitrato de potássio a 50 °C deve apresentar concentração de aproximadamente 8,0 mol L-1.


Das afirmativas feitas, estão corretas apenas


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: USBERCO, João; KAUFMANN, Philippe Spitaleri. Conecte Live Química. 1ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2020, v. único, parte II, p. 191.

Alternativas
Q2393448 Química

Um objeto, em um recipiente contendo 10 mL de etanol e 30 mL de água, encontra-se em equilíbrio, conforme representado na figura a seguir: 



Imagem associada para resolução da questão



Considere que não houve contração de volume, que a água e o etanol solubilizam-se em qualquer proporção e que as densidades da água e do etanol são, respectivamente, 1,0 g.mL-1 e 0,8 g.mL-1 . Com essas informações, é correto afirmar que o valor aproximado da densidade do objeto será de

Alternativas
Q2381575 Química
O volume, em mililitros, de uma solução de 0,25 mol/L de NaCl necessário para preparar 50 mililitros de uma solução 0,1 mol/L desse sal é:
Alternativas
Q2371370 Química
Considerando o preparo de soluções, analise as afirmativas a seguir.

I. A mistura de 5 g de soluto em 250 mL de água destilada resultará em uma solução 2% m/V.

II. O hidróxido de magnésio, vendido em farmácias para azia, é considerado como uma solução verdadeira e homogênea.

III. O ácido clorídrico é considerado um padrão primário, implicando que sua solução não requer análises para a determinação da concentração real.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2371362 Química
Em laboratórios de química, o espectrofotômetro UV-Visível é um dos equipamentos mais utilizados. A imagem a seguir apresenta parte do espectro de absorção eletrônica de determinada substância, com absorbância de 0,6 em 650 nanômetros (nm). A análise foi realizada em cubeta de 1 cm de caminho óptico: 


Imagem associada para resolução da questão


Considerando o espectro coletado e um coeficiente de absortividade molar de 40.000 L/(mol.cm) para o analito, a concentração da substância em µmol/L (micromol/L) determinada pela Lei de Lambert-Beer será de, aproximadamente:
Alternativas
Q2371361 Química
Certo químico precisou determinar a concentração real de uma solução recém-preparada de soda cáustica. Para isso, o profissional empregou uma solução de ácido oxálico (estrutura química fornecida na imagem), com concentração de 0,1 mol/L. Como titulado, o químico adicionou 10 mL da solução de interesse, acrescidos de 10 mL de água purificada. A imagem apresenta informações pertinentes acerca do procedimento:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações fornecidas e a imagem, a concentração real da solução preparada de NaOH será de:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Biólogo |
Q2370041 Química
Um laboratorista precisa preparar uma solução de sulfato de sódio na concentração de 213 g/L. No laboratório onde ele trabalha, não há sulfato de sódio sólido, mas há uma solução 3 M desse sal. Considerando que a massa molecular do sulfato de sódio anidro é 142 u, para preparar 100 mL de solução na concentração de 213 g/L, qual a quantidade da solução 3 M de sulfato de sódio o laboratorista deverá diluir em água?
Alternativas
Q2355896 Química
A maioria dos reagentes químicos puros são sólidos, mas o ácido clorídrico e o ácido nítrico são exemplos de reagentes líquidos. As soluções preparadas em laboratório apresentam suas concentrações em molaridade, mol/L, e, muitas vezes, os professores necessitam de ácido clorídrico 0,01mol/L ou ácido nítrico 0,1mol/L. Considere as informações contidas nos rótulos dos frascos dos reagentes e reproduzidas abaixo.


Imagem associada para resolução da questão



De acordo com essas informações, é correto afirmar que as concentrações molares dos ácidos clorídrico e nítrico são respectivamente, de
Alternativas
Q2355893 Química
A espectrofotometria é um método analítico muito utilizado nos laboratórios de ensino do IFRN, que possui espectrofotômetros UV/Visível ou somente visível. A característica comum entre eles é a obediência à Lei de Lamber Beer, segundo a qual a absorção é diretamente proporcional à concentração do analito em análise. No entanto, a Lei de Lambert Beer, sofre desvios em análises que envolvem 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: C
5: A
6: D
7: A
8: E
9: B
10: C
11: A
12: C
13: D
14: C
15: A
16: C
17: C
18: E
19: B
20: B