Questões de Concurso Comentadas sobre termoquímica: energia calorífica, calor de reação, entalpia, equações e lei de hess. em química

Foram encontradas 113 questões

Ano: 2024 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2024 - IF-SP - Professor EBTT - Química |
Q3047743 Química
As interações intermoleculares influenciam diversas propriedades físico-químicas das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, viscosidade, solubilidade, dentre outras propriedades. A tabela a seguir apresenta a temperatura de ebulição de três substâncias, denominadas I, II e III.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. p.191.


Considerando a relação existente entre as interações intermoleculares e a temperatura de ebulição, e comparando a temperatura de ebulição das três substâncias, assinale a alternativa que identifica, corretamente, a fórmula química das substâncias I, II e III. São dados os números atômicos dos elementos químicos H (Z=1), C (Z=6), N (Z=7) e P (Z=15). 
Alternativas
Q2892751 Química

Imagem associada para resolução da questão


Willian R. Rocha. In: Química Nova na Escola, n.º 4, 2001, p. 31-7.


Considerando a figura acima, que mostra a variação da temperatura de ebulição de vários hidrocarbonetos lineares em função do número de átomos de carbono em suas moléculas, assinale a opção que apresenta uma explicação correta para as diferenças nas temperaturas de ebulição dessas substâncias.

Alternativas
Q2699372 Química

A diferença entre a energia livre dos produtos e a energia livre dos reagentes em uma reação química, sob condições normais, é chamada de energia livre de Gibbs (Δ𝐆°). A figura abaixo mostra dois diagramas da coordenada de reação onde se pode observar a energia livre de Gibbs.


Imagem associada para resolução da questão

Figura - Diagramas da coordenada de reação. (Fonte: BRUICE, 2006).


Considere os dois diagramas da coordenada de reação para as reações 1 e 2 mostradas na figura e assinale a alternativa correta que descreve cada uma das reações.

Alternativas
Q2602449 Química
O calor liberado ou consumido em uma reação química é dado pela sua entalpia de reação (ΔrH). Duas etapas consecutivas da preparação industrial de ácido sulfúrico são dadas pelas equações químicas 1 e 2 descritas abaixo, juntamente com suas respectivas entalpias de reação. Com base nesses dados, qual é o valor da entalpia da reação 3, em kJ mol-1


Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2444876 Química

Acerca da termoquímica, julgue o item subsequente.


Uma reação reversível que seja exotérmica em um sentido será endotérmica no sentido oposto; se uma reação química libera calor, ela é exotérmica; se, durante uma reação química, calor é absorvido do meio, então a reação em questão é endotérmica.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Químico |
Q2388275 Química
Considere as etapas termodinâmicas a seguir, pertencentes ao ciclo de Born-Haber, para a formação do LiF(s)


Imagem associada para resolução da questão


Nesse contexto, o valor aproximado da entalpia de rede (ΔHrede) para o LiF(s), em kJ mol-1 , é 
Alternativas
Q2384174 Química



Internet:<www.tabelaperiodica.org>  (com adaptações).

Acerca da espectroscopia de absorção molecular no ultravioleta e no visível, julgue o item.


À medida que o número de moléculas capazes de absorver luz de um determinado comprimento de onda aumenta, a extensão dessa absorção diminui, de acordo com a Lei de Lambert‑Beer expressa pela equação a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2366804 Química

No que se refere à modificação de superfícies, julgue o seguinte item. 


A funcionalização de superfícies antimicrobianas é uma tecnologia que pode ser utilizada para desinfecção em vários ramos da atividade humana, por exemplo, na esterilização de dispositivos médicos para prevenir infecções hospitalares.

Alternativas
Q2320644 Química
Um técnico recebeu um frasco contendo um cloreto de elemento alcalinoterroso (X) de aspecto cristalino e de coloração branca. Ele selecionou uma massa da amostra para solubilizar completamente em água e, em seguida, reagir com excesso de carbonato de potássio. O carbonato de X precipitado foi separado, seco e armazenado em um dessecador. Uma massa de 1,00 g desse carbonato foi aquecida, produzindo aproximadamente 0,223 g do gás CO2 , conforme a reação a seguir. 

XCO3(s) → XO(s) + CO2(g)

Considerando-se a pureza do carbonato e a sua decomposição assumidamente completa, o elemento X em questão é o  
Alternativas
Q2319900 Química
Uma forma de avaliar a estabilidade de um alceno é através da determinação de sua entalpia-padrão de hidrogenação. Quanto menor a energia liberada nessa reação, maior a estabilidade do alceno.
Na Tabela a seguir, são apresentados três alcenos isômeros.


Imagem associada para resolução da questão


A representação em ordem crescente de energia liberada na combustão de 1 mol do alceno é a seguinte
Alternativas
Q2319896 Química
Um processo industrial para a obtenção de etanol consiste na reação de adição entre eteno e água. Os valores de energia de ligação referentes a esses compostos estão representados a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A variação de entalpia, em kJ mol-1 , da reação correspondente a esse processo industrial é
Alternativas
Q2319844 Química
A decomposição do carbonato de cálcio produz CO2 , como representado na reação termoquímica abaixo.

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g); ΔH0 = +179 kJ

Considerando-se o comportamento ideal do gás e o rendimento máximo da reação, a energia necessária, em MJ, para produzir 36 m3 de CO2 , medido nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é, aproximadamente,

Dado R × T = 24,4 atm L mol-1 M = 106
Alternativas
Q2289236 Química
Os parâmetros termodinâmicos de uma reação química são de fundamental importância para a compreensão de seu processamento. A tabela a seguir apresenta os valores de variação de entalpia (ΔH), variação de entropia (ΔS) e temperatura para quatro processos distintos (I, II, III e IV) realizados à pressão e temperatura constantes.

Imagem associada para resolução da questão


O processo espontâneo é o
Alternativas
Q2285399 Química
O grafite e o diamante são formas cristalinas de um único elemento químico. Ambos são feitos do mesmo elemento, ou seja, são formas alotrópicas do carbono. Apesar de serem compostos do mesmo elemento, o diamante é o mineral mais duro conhecido pelo homem e o grafite é um dos mais suaves. No entanto, a combustão do grafite e do diamante apresenta valores de variação da entalpia muito próximos. Considere as equações químicas a seguir:

Cgrafite + O2 (g) → CO2 (g) ∆H = – 393,5 kJ mol–1
Cdiamante + O2 (g) → CO2 (g) ∆H = – 395,4 kJ mol–1

Qual a variação de entalpia necessária, em quilojoules para converter um mol de grafite em diamante? 

Alternativas
Q2285257 Química

Com relação às mudanças de estado físico da matéria e à calorimetria, julgue o item subsequente.


Se não existir matéria como meio de propagação, não é possível a transferência de calor. 


Alternativas
Q2285256 Química

Com relação às mudanças de estado físico da matéria e à calorimetria, julgue o item subsequente.


A capacidade térmica de um corpo consiste na quantidade de calor que ele necessita ceder ou receber para variar sua temperatura em 1 grau, sendo diretamente proporcional à sua massa. 

Alternativas
Q2285255 Química

Com relação às mudanças de estado físico da matéria e à calorimetria, julgue o item subsequente.


Além dos estados sólido, líquido e gasoso, há o plasma, que é a condição da matéria associada a partículas muito energizadas, com certo distanciamento e nenhuma ou pouca ligação entre si, e cujas propriedades são semelhantes às do estado líquido, mas com uma energia cinética maior.


Alternativas
Q2235066 Química
     O petróleo é uma mistura de líquidos formada há milhões de anos pela decomposição de matéria orgânica. Ele é composto por diversos hidrocarbonetos de cadeias carbônicas diferentes. O processo de separação dessa mistura ocorre por destilação fracionada, que consiste em separar os componentes da mistura pela diferença na temperatura de ebulição das substâncias. Uma das primeiras frações obtidas dessa separação é o gás liquefeito do petróleo (GLP), que é composto por propano e butano.     A equação termoquímica da combustão do propano é a seguinte.  
C3H8(g) + 5 O2(g) ⇌ 3 CO2(g) + 4 H2O(l)              ΔHc° = 2.220 kJ  
Tendo as informações precedentes como referência inicial, julgue o próximo item.
A entalpia de formação do propano pode ser obtida pela diferença entre ΔHc° e a soma das entalpias padrão de formação dos produtos da reação de combustão mostrada.

Alternativas
Q2224740 Química

Calcule a variação de entalpia quando 72 g de gelo se fundem.

Considere: ΔH fus= 6009,5 J/mol

Alternativas
Q2210795 Química
O termo “superácido” é usado para descrever os ácidos mais fortes do que o ácido sulfúrico, um dos ácidos comuns mais fortes. George Andrew Olah (1927 - 2017), um químico húngaro-estadunidense, ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1994, com a aplicação de superácidos ao estudo de carbocátions. A água é um solvente incapaz de distinguir os superácidos do ácido sulfúrico, uma vez que ela apresenta o chamado “efeito nivelador”. Portanto, na quantificação da acidez dos superácidos é comum o uso da função de acidez de Hammett, H0, que é definida matematicamente como: 
H0 = pKa(BH+) - log [BH+] / [B]
onde B é um indicador básico, BH+ é o ácido conjugado desse indicador e pKa(BH+) é a constante de acidez deste último. Quando o indicador é nitroanilina (C6H6N2O2), experimentos realizados para ácidos puros nas mesmas condições, permitem construir a tabela abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

Diante dessas informações, assinale a opção que mostra a ÚNICA reação termodinamicamente espontânea entre pares das substâncias citadas acima:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: C
6: A
7: E
8: C
9: D
10: A
11: C
12: D
13: B
14: C
15: E
16: C
17: E
18: C
19: C
20: C