Questões de Concurso
Sobre traumatologia em radiologia
Foram encontradas 29 questões
Analisar a imagem abaixo:
A imagem faz referência à incidência:
A doença de Sever é uma condição que se caracteriza por uma lesão, causando dor e dificuldade para caminhar, geralmente em crianças entre os 8 e 16 anos, principalmente naquelas que fazem exercícios como ginástica olímpica ou bailarinos que fazem muitos saltos com aterrisagem repetitiva.
O osso afetado nessa doença é o(a):
Há grande frequência na prática radiológica de avaliação do ombro, em que se pode dizer:
No exame radiográfico oblíquo da mão,
Avalie as afirmativas a seguir sobre os posicionamentos corporais e assinale a alternativa CORRETA.
As melhores incidências radiológicas para avaliação do trauma no tornozelo são:
Qual a técnica radiográfica, que permite a visualização e análise da parte posterior do crânio, dos côndilos e do seio frontal e é indicada para determinar a complexidade de fraturas e identificar corpos estranhos, dentes inclusos ou raízes residuais?
I. Em sua maioria, os traumas torácicos são fechados, resultantes de acidentes automobilísticos ou quedas, sendo as lesões mais comuns a contusão pulmonar, a laceração pulmonar, o hemotórax, o pneumotórax e as fraturas de costela.
II. A tomografia computadorizada com contraste endovenoso não é um exame confiável e nem sensível no contexto do trauma.
III. Em razão da diferente composição óssea dos pacientes pediátricos, as fraturas de arcos costais não são tão comuns quanto em adultos e. geralmente. são encontradas nas porções mais posteriores das costelas.
IV. Em casos de dúvida no diagnóstico do pneumotórax, a ultrassonografia permite excelente resolução, podendo detectar, até mesmo, mínima quantidade de ar no espaço pleural.
Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
Paciente mulher, 48 anos, foi encaminhada para procedimento cirúrgico após trauma no sistema coletor. Durante a cirurgia, foi necessário realizar a cateterização do ureter e administração de contraste com realização de radiografias.
O exame realizado no caso apresentado é denominado de
Assinale a opção que indica o provável diagnóstico para o caso descrito.
Coluna 1
1. Fratura simples (fechada). 2. Fratura exposta (aberta). 3. Fratura incompleta (parcial). 4. Fratura completa (total).
Coluna 2
( ) A fratura divide o osso em duas partes, a ruptura é completa. ( ) O osso fraturado não rompe a pele. ( ) A fratura não atravessa todo o osso (não se quebra em duas partes). ( ) Uma porção do osso (normalmente a parte fragmentada) se projeta (rompe) através da pele.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: