Questões de Concurso Sobre traumatologia em radiologia

Foram encontradas 29 questões

Q2538468 Radiologia

Analisar a imagem abaixo: 


Imagem associada para resolução da questão


A imagem faz referência à incidência: 

Alternativas
Q2538464 Radiologia
Considerando-se os termos que envolvem incidências e movimentos do pé e do tornozelo, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2416245 Radiologia
Na área da traumatologia, muitos termos são utilizados na descrição de fraturas, e o profissional deve ter um amplo conhecimento sobre eles. A fratura de Monteggia está relacionada com qual das estruturas abaixo?
Alternativas
Q2414410 Radiologia

A doença de Sever é uma condição que se caracteriza por uma lesão, causando dor e dificuldade para caminhar, geralmente em crianças entre os 8 e 16 anos, principalmente naquelas que fazem exercícios como ginástica olímpica ou bailarinos que fazem muitos saltos com aterrisagem repetitiva.


O osso afetado nessa doença é o(a):

Alternativas
Q2412773 Radiologia

Há grande frequência na prática radiológica de avaliação do ombro, em que se pode dizer:

Alternativas
Q2412762 Radiologia

No exame radiográfico oblíquo da mão,

Alternativas
Q2412750 Radiologia

Avalie as afirmativas a seguir sobre os posicionamentos corporais e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2412724 Radiologia

As melhores incidências radiológicas para avaliação do trauma no tornozelo são:

Alternativas
Q2404297 Radiologia

Qual a técnica radiográfica, que permite a visualização e análise da parte posterior do crânio, dos côndilos e do seio frontal e é indicada para determinar a complexidade de fraturas e identificar corpos estranhos, dentes inclusos ou raízes residuais?

Alternativas
Q2402523 Radiologia
A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) guiada por ultrassonografia é um procedimento simples, que requer poucos equipamentos e pode ser realizada ambulatorialmente. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2402517 Radiologia
O trauma torácico (TT) é incomum em crianças, mas, quando presente, pode ter repercussões graves. A respeito do TT na população pediátrica, analise os itens abaixo:

I. Em sua maioria, os traumas torácicos são fechados, resultantes de acidentes automobilísticos ou quedas, sendo as lesões mais comuns a contusão pulmonar, a laceração pulmonar, o hemotórax, o pneumotórax e as fraturas de costela.
II. A tomografia computadorizada com contraste endovenoso não é um exame confiável e nem sensível no contexto do trauma.
III. Em razão da diferente composição óssea dos pacientes pediátricos, as fraturas de arcos costais não são tão comuns quanto em adultos e. geralmente. são encontradas nas porções mais posteriores das costelas.
IV. Em casos de dúvida no diagnóstico do pneumotórax, a ultrassonografia permite excelente resolução, podendo detectar, até mesmo, mínima quantidade de ar no espaço pleural.

Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2394626 Radiologia
Leia o caso a seguir.


Paciente mulher, 48 anos, foi encaminhada para procedimento cirúrgico após trauma no sistema coletor. Durante a cirurgia, foi necessário realizar a cateterização do ureter e administração de contraste com realização de radiografias.


O exame realizado no caso apresentado é denominado de 
Alternativas
Q2313329 Radiologia
A adequada descrição do grau da lesão conforme a classificação AAST de trauma esplênico encontra-se na alternativa:
Alternativas
Q2313327 Radiologia
Para radiografar de forma adequada um segmento ósseo no atendimento de urgência para avaliar trauma, exige-se:
Alternativas
Q2268016 Radiologia
Paciente vítima de acidente automobilístico, em coma profundo, apresentando em tomografia computadorizada do crânio, sinais de edema cerebral difuso, com redução volumétrica dos ventrículos laterais, aplainamento dos sulcos e cisternas, focos hemorrágicos puntiformes e lineares na substância branca subcortical, no tronco cerebral e no tálamo esquerdo.

Assinale a opção que indica o provável diagnóstico para o caso descrito.
Alternativas
Q2233121 Radiologia
Procedimento cirúrgico realizado para aliviar a dor causada por uma compressão neural. Essa cirurgia é realizada para remover uma pequena parte do osso ou material de herniação discal que comprime a raiz do nervo. A qual cirurgia o trecho se refere? 
Alternativas
Q2233120 Radiologia
Lidar com o traumatismo esquelético é de rotina para quem trabalha em grandes hospitais, e entender e conhecer as fraturas que ocorrem no corpo humano é uma das atribuições do técnico em Radiologia. Sobre esse assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de fratura à sua descrição.
Coluna 1
1. Fratura simples (fechada). 2. Fratura exposta (aberta). 3. Fratura incompleta (parcial). 4. Fratura completa (total).
Coluna 2
( ) A fratura divide o osso em duas partes, a ruptura é completa. ( ) O osso fraturado não rompe a pele. ( ) A fratura não atravessa todo o osso (não se quebra em duas partes). ( ) Uma porção do osso (normalmente a parte fragmentada) se projeta (rompe) através da pele.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2201396 Radiologia
Assinale a alternativa correta que corresponde a um método indicado para fraturas e luxações das articulações e cavidade glenoide:
Alternativas
Q2176270 Radiologia
Normalmente, a radiografia é o exame inicial de escolha para avaliação óssea pós-trauma, especialmente em crianças. Fazem parte das regras para radiografar corretamente um segmento ósseo pós-trauma, exceto:
Alternativas
Q2160938 Radiologia
No atendimento a pacientes politraumatizados, o primeiro passo é descartar a possibilidade de lesão cervical, trauma que pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso. Nessa situação, exames de imagem podem ser feitos no próprio leito, favorecendo uma avaliação detalhada do caso. Para descartar lesões nos nervos cervicais, incidências oblíquas são solicitadas por mostrarem:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: B
6: A
7: D
8: B
9: E
10: C
11: C
12: B
13: A
14: C
15: E
16: D
17: C
18: A
19: C
20: B