Questões de Concurso Sobre estrutura do comércio internacional em comércio internacional (exterior)

Foram encontradas 176 questões

Q2912870 Comércio Internacional (Exterior)

Analise as afirmativas:

I. O agente marítimo tem como função, entre outras, providenciar a venda de espaço do navio para transporte de carga e o planejamento de embarque e desembarque.

II. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como principal característica não possuir nenhum navio.

III. O "Nom Vessel Operating Common Carrier" – NVOCC tem como característica principal possuir navios com rotas para os principais portos mundiais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s

Alternativas
Q2912850 Comércio Internacional (Exterior)

Toda a operação de compra e venda no comércio exterior implica na definição de um ponto de entrega e de recebimento. Assim julgou-se necessário criar uma regra internacional e uniforme, chamada

Alternativas
Q2495698 Comércio Internacional (Exterior)
O Incoterm com mínima obrigação e responsabilidade do vendedor, onde o comprador recebe a mercadoria no local de produção, na data combinada, cabendo a ele todas as despesas e riscos, desde a retirada no local designado até o destino final, é:
Alternativas
Q2495688 Comércio Internacional (Exterior)
O Incoterm onde o vendedor completa suas obrigações e finda sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador na data, ou dentro do período acordado, em local determinado no país de destino, descarregada do veículo transportador, mas não desembaraçada para importação, refere-se a:
Alternativas
Q2445426 Comércio Internacional (Exterior)

Julgue o item a seguir, relativo a gestão e fiscalização de contratos. 


Caso uma empresa comercial formalize junto ao seu fornecedor um contrato de compra de matéria prima, com o acordo de utilização de técnica/sistema de despesa para a entrega do produto FOB (free on board), a citada despesa ficará a cargo da empresa fornecedora.

Alternativas
Q2440867 Comércio Internacional (Exterior)
        Uma empresa brasileira de fabricação de peças e acessórios para barcos e veleiros negociou a exportação de um lote de peças náuticas para a Suécia. Durante as conversações com o importador, foram estabelecidas as quantidades, os modelos, as embalagens, o porto de destino da carga e o preço final. A empresa de fabricação de peças será responsável pela entrega da mercadoria desembaraçada para a exportação e devidamente acondicionada a bordo do navio no porto de origem. O transporte marítimo (do porto de origem ao porto de destino) bem como os seguros serão pagos pelo exportador. 

Considerando a situação hipotética precedente, assinale a opção que corresponde ao termo de comércio internacional que deve ser utilizado para estabelecer o contrato de negociação entre as duas empresas. 
Alternativas
Q2440853 Comércio Internacional (Exterior)
        A integração de novas tecnologias tende a assumir um rumo experimental quando se trata do comércio internacional, de modo que empresas passam a testar variações de um mesmo produto para diferentes mercados consumidores. Foi o que ocorreu com uma scooter elétrica desenvolvida por uma indústria automobilística e direcionada especialmente para o mercado indiano.

A forma de introdução de produto descrita no texto precedente utiliza uma estratégia de 
Alternativas
Q2406756 Comércio Internacional (Exterior)

A respeito do G-20, do BRICS e do IBAS, julgue (C ou E) o item a seguir. 



O Fundo IBAS é uma iniciativa no âmbito da cooperação Sul-Sul e beneficia diversos países em desenvolvimento, visto que eles podem recorrer ao fundo para financiar projetos nas áreas de agricultura, saúde, meio ambiente, entre outras. Não há imposição de condicionantes semelhantes, por exemplo, aos do Banco Mundial para os projetos financiados por esse fundo.

Alternativas
Q2406755 Comércio Internacional (Exterior)

A respeito do G-20, do BRICS e do IBAS, julgue (C ou E) o item a seguir. 



O Arranjo Contingente de Reserva (ACR) do BRICS é um fundo de reserva, em princípio, utilizado para a estabilização da economia dos cinco países, mas que também pode ser empregado para financiar projetos de investimento do grupo e de países em desenvolvimento. A China é o maior contribuinte desse fundo. Brasil, Índia e Rússia contribuem com o mesmo montante, e a África do Sul entra com a menor contribuição. 

Alternativas
Q2406753 Comércio Internacional (Exterior)

A respeito do G-20, do BRICS e do IBAS, julgue (C ou E) o item a seguir. 



Depois da crise financeira de 2008, o G-20 se tornou uma das principais instâncias da governança econômica global. O grupo passou a desempenhar funções que anteriormente eram da competência exclusiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), como o monitoramento bilateral e multilateral dos respectivos membros para evitar um novo colapso da economia mundial.  

Alternativas
Q2406736 Comércio Internacional (Exterior)
O sistema financeiro internacional, a despeito das profundas transformações observadas na economia global e no plano geopolítico, está ainda assentado em instituições criadas em meados do século passado. A isso somam-se as crises que assolaram as finanças globais nas décadas de 1990 e na primeira década dos anos 2000, afetando negativamente, de maneira global, a produção, o comércio internacional e o fluxo de capitais. No que concerne a essa temática, julgue (C ou E) o item a seguir. 


O G-20 é a instância oficialmente designada pelo Fórum Econômico Mundial para elaborar e submeter proposições relativas (i) ao financiamento do desenvolvimento, (ii) às vulnerabilidades associadas ao endividamento externo, (iii) ao monitoramento dos fluxos internacionais de capitais e (iv) à reforma dos bancos de desenvolvimento. 

Alternativas
Q2406735 Comércio Internacional (Exterior)
O sistema financeiro internacional, a despeito das profundas transformações observadas na economia global e no plano geopolítico, está ainda assentado em instituições criadas em meados do século passado. A isso somam-se as crises que assolaram as finanças globais nas décadas de 1990 e na primeira década dos anos 2000, afetando negativamente, de maneira global, a produção, o comércio internacional e o fluxo de capitais. No que concerne a essa temática, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Na órbita do Sistema Banco Mundial, as reformas em consideração envolvem, como aspectos de fundo, a revisão e ampliação de sua visão e missão (a promoção conjunta da prosperidade e o combate à pobreza extrema), vinculando-as ao desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo, implicando, em decorrência, mudanças, ora em discussão, de seu modelo operacional e financeiro. 

Alternativas
Q2096391 Comércio Internacional (Exterior)
Reduzir procedimentos pouco eficientes nas operações de comércio exterior, estabelecer boas práticas governamentais, como a coordenação entre órgãos de governo, o uso de gerenciamento de riscos e o emprego de tecnologias e padrões internacionais, são objetivos do
Alternativas
Q1944338 Comércio Internacional (Exterior)
Considerando as principais regulamentações sobre o comércio internacional praticadas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1944330 Comércio Internacional (Exterior)

Acerca do sistema multilateral do comércio, julgue os itens a seguir.


I Dentre as funções da Organização Mundial de Comércio destacam-se a promoção da estabilidade cambial e o auxílio ao estabelecimento de um sistema multilateral de pagamentos, de modo a favorecer a ampliação do comércio entre as nações.

II Pelo princípio da nação mais favorecida, qualquer vantagem, favor, imunidade ou privilégio concedido por uma parte contratante em relação a um produto originário de ou destinado a qualquer outro país será, imediata e incondicionalmente, estendido ao produtor similar, originário do território de cada uma das outras partes contratantes ou a ele destinado.

III Embora o Banco Mundial tenha como missão a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento, com foco prioritário nos países em desenvolvimento, os empréstimos concedidos pelo braço financeiro do grupo destinam-se a qualquer país-membro, independentemente do seu estágio de desenvolvimento.

IV O Sistema Geral de Preferências permite que países desenvolvidos concedam tratamento tarifário preferencial para produtos oriundos de países em desenvolvimento e de países de menor desenvolvimento relativo.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q1944326 Comércio Internacional (Exterior)
Considere um contrato de compra e venda internacional no qual o exportador encerre suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, conforme indicado pelo comprador, na data ou dentro do período acordado. Nesse contexto, o Termo Internacional do Comércio (INCOTERM) utilizado para descrever esse conjunto de responsabilidades e obrigações é o
Alternativas
Q1909419 Comércio Internacional (Exterior)

O Brasil atua em uma ampla agenda de negociações econômicas internacionais, tanto no âmbito bilateral quanto no multilateral. Considerando a trajetória da posição do Brasil nas negociações internacionais no que se refere a investimentos, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Em 2015, o Brasil assinou o Acordo sobre Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) com o Chile. O modelo de ACFI concebido pelo Brasil, a partir de então, reflete a abordagem original para o tratamento de investimentos, particularmente pelo fato de procurar prevenir controvérsias por meio de mecanismos de diálogo e, em última instância, prever mecanismo de arbitragem internacional entre investidores e Estados.  

Alternativas
Q1784787 Comércio Internacional (Exterior)
Considerando as especificidades técnicas e teóricas relacionadas à tarifa externa do MERCOSUL (TEC), assinale a opção correta.
Alternativas
Q1784781 Comércio Internacional (Exterior)
No que se refere ao Fundo Monetário Internacional (FMI), assinale a opção correta.
Alternativas
Q1774909 Comércio Internacional (Exterior)
Em 2020, a Organização Mundial de Comércio (OMC) completou 25 anos de existência. Criada pelo Acordo de Marraqueche, a partir da bem-sucedida conclusão da Rodada Uruguai do antigo GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), a OMC atua no monitoramento das práticas comerciais de seus Estados-membros, como foro permanente de negociações comerciais e como instância para a solução de controvérsias. Mais de duas décadas desde a sua criação, a OMC enfrenta críticas por não ter sido capaz de propiciar desfecho favorável para negociações comerciais de grande envergadura, como a Rodada Doha, lançada em 2001. Ademais, seu Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) passa por crise e tem apresentado seu funcionamento prejudicado pela falta de consenso para a aprovação de novos juízes para o seu órgão de apelação. 
De acordo com a OMC e com a atuação do Brasil na organização, julgue (C ou E) o item a seguir.
O Brasil foi um dos principais patrocinadores da Declaração sobre o Acordo TRIPS e a Saúde Pública, adotada em 2001, que estabeleceu regras mais flexíveis para que países em desenvolvimento pudessem ter maior acesso a medicamentos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: E
6: C
7: A
8: C
9: E
10: E
11: E
12: C
13: A
14: D
15: C
16: C
17: E
18: A
19: C
20: C