Questões de Relações Internacionais - Processos para Concurso

Foram encontradas 248 questões

Q2501300 Relações Internacionais

No que concerne à China contemporânea, julgue o próximo item.


A guerra comercial travada entre os Estados Unifos e a China é um dos contextos econômicos contemporâneos inseridos na contradição da acumulação capitalista, em razão de os sistemas políticos de ambos os países serem completamente díspares.

Alternativas
Q2501299 Relações Internacionais

No que concerne à China contemporânea, julgue o próximo item.


Um terremoto com vítimas em Taiwan aproximou diplomaticamente o governo chinês do governo de Taiwan, a partir do discurso chinês proferido na Organização das Nações Unidas (ONU), em relação à ajuda humanitária às vítimas fatais e aos feridos.

Alternativas
Q2501298 Relações Internacionais

No que concerne à China contemporânea, julgue o próximo item.


A China continua crescendo econômica e tecnologicamente, mas já possui uma grande preocupação com o envelhecimento de sua população, pois milhões de pessoas na próxima década tornar‑se‑ão aposentados.

Alternativas
Q2501287 Relações Internacionais

Acerca das relações internacionais que envolvem o território sul‑americano de Essequibo, julgue o item a seguir.


A disputa pela região de Essequibo é de primórdio atual, por ter sido iniciada quando a Guiana começou a exportar o petróleo extraído na terra em disputa. 

Alternativas
Q2406760 Relações Internacionais
A agenda de segurança internacional alargou-se após o término da Guerra Fria. As ameaças e os riscos tornaram-se multidimensionais, incidindo mais diretamente sobre os indivíduos e envolvendo menos problemas militares e estratégicos. Nesse contexto, temas como o terrorismo, o narcotráfico e o crime organizado transnacional ganharam maior relevância nas discussões globais e se refletiram na atuação diplomática do Brasil. A esse respeito, julgue (C ou E) o item a seguir.


A “rota caipira” suscita um problema transnacional para o Brasil, uma vez que a organização criminosa que a controla atua na Bolívia e no Paraguai, de forma independente ou em associação com grupos criminosos locais, e exerce influência no sistema penitenciário paraguaio. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: C