Questões de Concurso
Comentadas sobre nbr 9077 - saídas de emergência em edifícios em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 23 questões
I. Hotéis e assemelhados com cozinha própria nos apartamentos (incluem-se apart-hotéis, hotéis residenciais) enquadram-se na classificação residencial – habitação coletiva.
II. A ocupação comercial varejista C-2 tem como exemplos edifícios de lojas, lojas de departamentos, magazines, galerias comerciais, supermercados em geral, mercados e outros.
III. Escolas de primeiro, segundo e terceiro graus, cursos supletivos e pré-universitários e outros enquadram-se na divisão E-3.
Quais estão corretas?
A NBR 9077 fixa as condições exigíveis, que as edificações devem possuir, a fim de que sua população possa abandoná-las em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física e para permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da referida população. Sobre o procedimento de cálculo d dimensionamento de saída de emergência, analise as afirmações seguintes:
I- A largura das saídas deve ser dimensionada em função d número de pessoas que por elas deva transitar, observado critérios específicos para acessos, escada, rampas e descargas.
II-A largura das saídas, isto é, dos acessos, escadas, descargas e outros, é dada pela fórmula do número de unidades de passagem, arredondado para número inteiro, onde cada unidade de passagem corresponde a 0,50m.
III- Os acessos são dimensionados em função dos pavimento que servirem à população. As escadas, rampas e descargas sã dimensionadas em função do pavimento de maior população.
Assinale a alternativa correta.
( ) As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edificação.
( ) Os acessos devem permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio.
( ) As rampas não podem terminar em degraus.
( ) Não é permitida a colocação de portas em rampas.
Assinale a sequência correta.
Julgue o item que se segue.
As saídas de emergência devem ser sinalizadas com
placas indicativas, com letras e figuras luminosas, que
sejam visíveis mesmo em caso de falta de iluminação, e
com setas apontando para as saídas.
Conforme a NBR nº 9.077/1993, é definida a escada enclausurada protegida (EP) como
Admitindo, no projeto dessa saída, uma população de uma pessoa por metro quadrado de área do pavimento e, para a porta, capacidade de passagem igual a 100, a largura mínima dessa porta é de
A respeito de saídas de emergência em edifícios, tema sobre o qual versa a NBR 9077, especialmente a respeito dos corrimãos, analisar os itens abaixo:
I. Os corrimãos devem estar afastados 40cm, no mínimo, das paredes ou guardas às quais forem fixados.
II. A parte superior dos corrimãos deve estar situada entre 80cm e 92cm acima do nível do piso.
III. Não são aceitáveis, em saídas de emergência, corrimãos constituídos por elementos com arestas vivas, tábuas largas e outros.
Está(ão) CORRETO(S):
As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, sendo proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista.