Questões de Concurso Sobre nr 16 - norma regulamentadora n° 16 - atividades e operações perigosas em segurança e saúde no trabalho

Foram encontradas 420 questões

Q3211183 Segurança e Saúde no Trabalho

Julgue o item a seguir em relação à concessão de adicionais ocupacionais.


São consideradas atividades ou operações perigosas aquelas executadas com explosivos sujeitos a ação de calor e umidade.

Alternativas
Q3211181 Segurança e Saúde no Trabalho

Julgue o item a seguir em relação à concessão de adicionais ocupacionais.


As atividades de manutenção, reparos ou lavagem de viaturas de abastecimento, cheias de inflamáveis ou vazias, caso não estejam desgaseificadas, são consideradas atividades ou operações perigosas.

Alternativas
Q3211180 Segurança e Saúde no Trabalho

Julgue o item a seguir em relação à concessão de adicionais ocupacionais.


Os serviços de superintendência em operação e manutenção de embarcações e vagões-tanques não são considerados atividades ou operações perigosas.

Alternativas
Q3202087 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR-16, representa condição de periculosidade para o trabalhador
Alternativas
Q3191719 Segurança e Saúde no Trabalho
Para os efeitos da Norma Regulamentadora – NR-16 entende-se como serviços de operação e manutenção de embarcações, vagões-tanques, caminhões-tanques, bombas e vasilhames de inflamáveis, atividades como:
Alternativas
Q3178679 Segurança e Saúde no Trabalho
Nas situações em que a atividade do trabalhador é considerada em condições de insalubridade, de acordo com a NR 15, e em condições de periculosidade, de acordo com a NR 16, fica estabelecido que: 
Alternativas
Q3168770 Segurança e Saúde no Trabalho
A periculosidade é um adicional concedido aos trabalhadores que exercem atividades consideradas perigosas. Trata-se de uma compensação financeira para o trabalhador que se encontra em uma situação de risco constante. A periculosidade refere-se a atividades ou operações em que o trabalhador está exposto a riscos iminentes de morte, como explosões, radiações ionizantes, eletricidade, entre outros. O adicional de periculosidade é devido quando o trabalhador atua em atividades que são consideradas perigosas e está previsto no art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Considere as asserções abaixo relacionadas à Periculosidade contidas na Norma Regulamentadora NR 16 (Atividades e Operações Perigosas) do Ministério do Trabalho: 

I.As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 300 (trezentos) litros para os inflamáveis líquidos e 125 (cento e vinte e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
II.Para efeito da Norma Regulamentadora NR 16, considera-se líquido combustível todo aquele que possua ponto de fulgor maior que 60ºC (sessenta graus Celsius) e inferior ou igual a 93ºC (noventa e três graus Celsius).
III.O adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário, sem qualquer dedução e mais os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
IV.O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido, em detrimento do adicional de periculosidade.

Em relação ao conteúdo da Norma Regulamentadora NR 16 sobre periculosidade, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3149919 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora 16, ao tratar das atividades e operações perigosas, estabelece que
Alternativas
Q3086236 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalho perigoso envolve atividades com risco elevado à saúde e segurança do trabalhador, podendo causar acidentes graves ou fatais.
Conforme a NR 16 – Atividades e Operações Perigosas, as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de
Alternativas
Q3086102 Segurança e Saúde no Trabalho
Conforme a NR 16 – Atividades e Operações Perigosas, a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT, é de responsabilidade do
Alternativas
Q3085739 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR 16, NÃO são consideradas atividades ou operações perigosas:
Alternativas
Q3078415 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-16 estabelece que os trabalhadores que exerçam atividades perigosas têm direito a um adicional sobre o salário. Qual a porcentagem desse adicional? 
Alternativas
Q3077338 Segurança e Saúde no Trabalho
A caracterização e a justificativa para concessão de adicionais de insalubridade e de periculosidade aos servidores da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, quando houver exposição permanente ou habitual a agentes físicos, químicos ou biológicos, dar-se-ão por meio de laudo técnico elaborado nos termos das Normas Regulamentadoras - NR 15 e 16, aprovadas pela Portaria MTE nº 3.214, de 8 de junho de 1978. Sobre o laudo técnico para concessão desses adicionais, é INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3050908 Segurança e Saúde no Trabalho
Caracterizam a condição perigosa de trabalho prevista na NR-16, a seguinte situação / atividade: 
Alternativas
Q3050497 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação aos requisitos da NR-16 para definição de Periculosidade e Condições Perigosas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3044886 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR-16, são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a determinados parâmetros.
Sobre esse tema, analise os parâmetros a seguir.

I. Degradação química ou autocatalítica.
II. Ação de agentes exteriores, tais como calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.
III Operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames, em qualquer quantidade de produto e a granel.

São parâmetros mínimos que devem ser atendidos nesse caso:
Alternativas
Q3031534 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Norma Regulamentadora 16, as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade.

No entanto, excluem-se dessa condição pequenas quantidades que, para os inflamáveis gasosos liquefeitos, é de: 
Alternativas
Q3027502 Segurança e Saúde no Trabalho

Segundo a NR 16 que trata das atividades e operações perigosas, têm direito ao adicional de periculosidade os trabalhadores:


I. Que executam atividades ou operações em instalações ou equipamentos elétricos energizados em alta tensão.

II. Que desempenhem as atividades ou operações em instalações ou equipamentos elétricos alimentados por extrabaixa tensão. 

III. Que desempenhem as atividades ou operações elementares realizadas em baixa tensão, tais como o uso de equipamentos elétricos energizados e os procedimentos de ligar e desligar circuitos elétricos, desde que os materiais e equipamentos elétricos estejam em conformidade com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.


Marque a opção correta.

Alternativas
Q3006251 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora No. 16 (NR-16) - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS. No anexo 2 sobre atividades e operações perigosas com inflamáveis, das alternativas qual das atividades recebe adicional de 30%? Marque a correta. 
Alternativas
Q2948198 Segurança e Saúde no Trabalho

São consideradas atividades e operações perigosas aquelas que expõem os trabalhadores aos agentes abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: A
5: E
6: D
7: B
8: B
9: A
10: B
11: B
12: D
13: D
14: D
15: D
16: A
17: A
18: D
19: A
20: A