Questões de Concurso
Sobre conceito gerais em segurança pública em segurança pública
Foram encontradas 299 questões
Policial militar da ativa poderá ser designado para atuar em órgão de segurança do Poder Judiciário, devendo sua atuação, em qualquer hipótese, se restringir à segurança institucional e à segurança dos magistrados ameaçados.
Áreas sigilosas, ao contrário de áreas de livre acesso, compreendem as dependências internas de acesso público sujeitas a sistema de controle específico, inclusive com revista pessoal por meio de equipamentos como pórticos detectores de metais e aparelhos de raios X.
Agentes da polícia judicial que não sejam lotados nas dependências do tribunal não poderão ingressar e permanecer com arma de fogo nas suas salas de audiência, salvo se na condição de parte ou testemunha.
Os tribunais e conselhos do Poder Judiciário deverão adotar medidas de policiamento ostensivo com inspetores da polícia judicial, sem prejuízo da atuação do serviço de vigilância privada.
Os conselhos e os tribunais do Poder Judiciário deverão indicar, como gestor da unidade de inteligência de seus respectivos órgãos, um servidor com notório saber especializado nessa área.
As Unidades de Resgate, pertencentes aos Corpos de Bombeiros, os SAMU's, os atendimentos das próprias rodovias ou outros tipos de socorros, recebem chamados por telefone, realizam uma triagem prévia, fazendo algumas perguntas simples ao prestador do socorro visando um atendimento mais individualizado e adequado.
Fonte: Primeiros Socorros / Shirley da Rocha Afonso (organizadora e autora); Claudia Palhano Castanho, Marisa Ramos Rodrigues da Silva, Zilda Lopes. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
Pedro observou um incêndio iniciando-se em seu local de trabalho, precisa avisar ao serviço especializado, no caso aos Corpos de Bombeiros, no número:
O estado de calamidade pública pode ser declarado por ato do chefe do Poder Executivo dos estados ou dos municípios, quando necessária a adoção de medidas imediatas ou excepcionais destinadas a atenuar os efeitos decorrentes de um desastre.
O Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão colegiado de natureza deliberativa, é responsável por elaborar os planos de proteção e defesa civil dos municípios e estados.