Questões de Concurso Sobre conceito gerais em segurança pública em segurança pública

Foram encontradas 222 questões

Q3113153 Segurança Pública
A Lei Complementar 228/2015 orienta que o Zelador Patrimonial deve zelar pela conservação do patrimônio público. Qual das opções abaixo reflete uma atitude compatível com essa responsabilidade? 
Alternativas
Q3084189 Segurança Pública
Em uma quarta-feira, por volta das 16h50, próximo ao horário de saída de funcionários, o agente de vigilância patrimonial de certa empresa se depara, de repente, com um veículo suspeito com dois homens que pararam próximo à portaria. Ele observou, a uma distância segura, que um deles possivelmente portava uma arma de fogo. Baseado nessa situação, acionou a Polícia Militar, que compareceu rapidamente prendendo os meliantes que estavam prestes a cometer um crime. De acordo com a situação hipotética, o agente de vigilância patrimonial irá configurar no boletim de ocorrência como:
Alternativas
Q3084183 Segurança Pública
Os serviços de emergência são de grande importância para a população, é neles que se realizam as solicitações para diversos atendimentos, tais como situações de incêndios, vistorias em áreas de risco, prevenção contra crimes, investigações policiais, etc. Entre os tridígitos apresentados a seguir, assinale a sequência correta que representa os serviços de emergência:

192; 191; 190; 199; 193; e 153. 
Alternativas
Q3037205 Segurança Pública
O conceito de gerenciamento de crise, utilizado pela Academia Nacional do FBI, dos Estados Unidos da América, destaca: “o processo de identificação, obtenção e aplicação de recursos necessários à antecipação, prevenção e resolução de uma crise”. Esse conceito é consensual dentro da doutrina brasileira de gerenciamento de crise.
Seguindo esse conceito, diz-se que uma crise possui três características básicas, a saber:
Alternativas
Q3037204 Segurança Pública
No desenvolvimento das operações de inteligência, tradicionalmente, podem ser empregadas as atividades de: estória cobertura, reconhecimento, entrevista, vigilância, disfarce, entrada, recrutamento, infiltração e aplicação de equipamentos eletrônicos. Em complemento, algumas habilidades dos agentes de inteligência também podem ser consideradas nas operações de inteligência: a observação, memorização e descrição (OMD) e confecção de croquis descritivos, fotografias e filmagens. É interessante registrar que algumas dessas ações necessitam de autorização judicial.
A respeito da clássica Estória Cobertura, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3037203 Segurança Pública
As operações de Inteligência são um conjunto de ações de busca e coleta de informações, com o emprego de técnicas e meios especializados, de caráter sigiloso, executadas de forma planejada, com vistas à obtenção de dados e informações geralmente não disponíveis, necessários para a produção de conhecimento de inteligência. Esse conjunto de ações pode ser realizado de duas formas: operações sistemáticas e operações exploratórias.

A respeito das operações sistemáticas, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3037202 Segurança Pública
O uso da força é a característica mais proeminente da atividade policial. O seu carácter extraordinário pode ser apreciado em toda a sua dimensão, uma vez que a polícia pode recorrer a ele sem a intervenção prévia de um órgão jurisdicional ou administrativo. No campo internacional dos direitos humanos e na regulamentação interna brasileira, há princípios que devem ser obedecidos quanto ao uso da força, dentre eles legalidade, necessidade, proporcionalidade e razoabilidade. A ideia central a respeito do uso da força é a preservação da vida e da integridade física de qualquer pessoa.

O princípio da necessidade, no âmbito brasileiro, orienta que: 
Alternativas
Q3037200 Segurança Pública
É consenso doutrinário que alguns princípios constituem a base dos procedimentos a serem adotados na segurança de um dignatário ou de uma autoridade. Eles são o resultado de experiências adquiridas e sedimentadas pela prática da atividade de segurança. Esses princípios são: iniciativa, oportunidade, flexibilidade, simplicidade, coordenação, percepção, previsão, versatilidade e abrangência.
O princípio da percepção:
Alternativas
Q3037197 Segurança Pública
O posto de comando (PC) de um evento crítico define-se como uma central de atuação do gerente da crise e demais pessoas envolvidas na ocorrência. “É a sede de autoridade para as operações de campo. Nesta condição, o PC centraliza a autoridade e o controle na cena de ação. Também serve como ponto de tomada de decisões para os subordinados”. A organização de um PC é fundamental para desenvolver e realizar bem as suas funções.

Os requisitos básicos para o funcionamento do PC são: 
Alternativas
Q3037196 Segurança Pública
A experiência tem demonstrado que quanto melhor for o isolamento do cenário da crise, mais fácil se torna o seu gerenciamento. Esse isolamento ocorre por meio de perímetros táticos. Ao estabelecer esses perímetros, pode-se então realizar a organização do cenário da crise.
É comum a doutrina organizar os perímetros táticos em:
Alternativas
Q3037195 Segurança Pública
A negociação constitui a “rainha das alternativas táticas”. Sua doutrina indica duas áreas de atuação do negociador: a negociação real ou técnica e a negociação tática.

A negociação tática é o processo de coleta e análise de informações para suprir as outras alternativas táticas (uso de técnicas menos letal, tiro de comprometimento e intervenção tática), caso seja necessário utilizá-las, ou mesmo para preparar o ambiente, os reféns e o causador do evento crítico.

A negociação tática, em geral, se divide em: i) nibbling; ii) good guy – bad guy; iii) escalada ou frente russa e iv) concessão.

A negociação tática nibbling, é a tática pela qual: 
Alternativas
Q3037192 Segurança Pública
O acesso do cidadão às informações sobre o que os governantes fazem e sobre o que eles sabem é uma condição necessária para manter os governos contemporâneos minimamente representativos em relação aos governados. Esse dilema é particularmente difícil quando se trata de discutir o controle público sobre a segurança nacional, o segredo governamental e os serviços de inteligência. O controle externo da atividade de inteligência no Brasil é realizado por meio de um controle parlamentar.

A Comissão Mista do Controle das Atividades de Inteligência, comissão permanente do Congresso Nacional brasileiro, possui, dentre outras, a(s) seguinte(s) competência(s): 
Alternativas
Q3037191 Segurança Pública
A doutrina brasileira identifica o ciclo da inteligência em três etapas ou fases: orientação, produção e difusão.
A fase específica de produção do conhecimento se divide em quatro ciclos ou subfases: planejamento, reunião, processamento e difusão.
Na fase de produção do conhecimento, o ciclo processamento pode ser compreendido como relativo:
Alternativas
Q3037190 Segurança Pública
A atividade de inteligência se distribui por algumas funções, também conhecidas como elementos ou missões de inteligência. Em geral, elas podem ser agrupadas em quatro funções: reunião (collection); análise (analysis); contrainteligência (counterintelligence); e ações encobertas (covert actions).
A função reunião, na doutrina brasileira, ocorre por meio de dois procedimentos distintos: a coleta e a busca.
É correto afirmar que o procedimento coleta se refere à(ao):
Alternativas
Q3037189 Segurança Pública
Uma obra clássica sobre a atividade de inteligência foi produzida pelo professor norte-americano Sherman Kent. Diversos serviços secretos pelo mundo, inclusive no Brasil, adotaram a obra como livro de cabeceira. É dela uma das concepções mais conhecidas e aceitas de inteligência que a descreve a partir de três elementos: conhecimento (produto), organização e atividade (processo).
A inteligência como conhecimento (produto):
Alternativas
Q3037188 Segurança Pública
A atividade de inteligência é desenvolvida pelas agências governamentais que são responsáveis, em geral, pela coleta, análise e disseminação das informações. Essas agências também são conhecidas como serviços secretos, serviços de informações ou serviços de inteligência.
No contexto brasileiro, a atividade de inteligência possui dois grandes ramos ou eixos, que são:
Alternativas
Q3029948 Segurança Pública
As vulnerabilidades são as deficiências ou falhas do sistema de segurança que favoreçam qualquer ação contra a autoridade. Elas se dividem em rotina, improvisação, desmotivação, despreparo profissional, falta de informações e falta de interação entre a autoridade e o sistema de segurança.

Na categoria improvisação, no que se refere à vulnerabilidade, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3029944 Segurança Pública
Terrorismo é a forma de ação que consiste no emprego da violência física ou psicológica, de forma premeditada, por indivíduos ou grupos, apoiados ou não por estados nacionais, com o intuito de coagir um governo, uma autoridade, um indivíduo, um grupo ou mesmo toda a população a adotar determinado comportamento. Há consenso na doutrina quanto às definições de contraterrorismo e antiterrorismo.

A diferença central entre contraterrorismo e antiterrorismo reside no fato de que eles atuam, respectivamente, com:
Alternativas
Q3029943 Segurança Pública
A segurança orgânica, em termos gerais, visa a proteger, em caráter passivo e preventivo, os ativos da instituição e é complementada intimamente pela segurança ativa, que tem como objetivo atuar contra:
Alternativas
Q3013362 Segurança Pública
No Brasil, os números de telefone de emergência são destinados a oferecer assistência imediata em situações críticas e urgentes. O número 190 é utilizado para contato direto com:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: E
6: B
7: B
8: D
9: E
10: B
11: E
12: D
13: C
14: B
15: B
16: D
17: B
18: B
19: B
20: B