Questões de Segurança Pública - Policiamento Ostensivo Geral para Concurso
Foram encontradas 17 questões
1. O agente pode dispersar a manifestação imediatamente utilizando força física para evitar o confronto, mesmo que isso signifique restringir temporariamente o direito de liberdade de expressão.
2. O agente deve tentar negociar com os líderes dos manifestantes e dos opositores para reduzir as tensões e evitar o confronto, garantindo que os direitos de ambos os grupos sejam respeitados.
3. Caso o confronto se torne inevitável, o agente pode intervir utilizando força proporcional e necessária para proteger a integridade física dos presentes, priorizando sempre a preservação da vida.
4. O agente pode optar por não intervir diretamente, observando a situação à distância, para permitir que os manifestantes exercitem seus direitos sem interferência.
5. A atuação do agente deve ser orientada pelo princípio da dignidade humana, buscando equilibrar a segurança pública com o respeito aos direitos fundamentais.
Alternativas:
( ) Gases fortes. ( ) Forçamento de articulações. ( ) Armas de fogo. ( ) Uso de equipamentos de impacto.
( ) Os agentes de segurança pública só poderão utilizar a força para a consecução de um objetivo legal e nos estritos limites da lei.
( ) O emprego da força pelos agentes de segurança pública deve, sempre que possível, além de proporcional, ser moderado, visando sempre reduzir-se o emprego da força.
( ) Determinado nível de força só pode ser empregado quando níveis de menor intensidade não forem suficientes para atingir os objetivos legais pretendidos.
Suponha que um indivíduo adentre o Tribunal Regional do Trabalho portando uma faca e realize ameaças aos funcionários.
Considere:
Ações do suspeito:
I. Cooperação do suspeito.
II. Resistência ativa.
III. Agressivo com injúrias físicas.
IV. Agressivo com injúrias físicas e risco de morte.
Reações do segurança:
a. Força letal.
b. Verbalização.
c. Táticas defensivas.
d. Técnicas de submissão.
Nesse caso, as ações do suspeito e as reações do segurança estão corretamente relacionadas em
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
Estudos comprovam que, em geral, o aumento do número de prisões e a intensificação do policiamento nas ruas são medidas ineficazes para reduzir as taxas de homicídio no interior e nas regiões metropolitanas do Brasil.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
O crescimento econômico das cidades sem o adequado investimento em infraestrutura e segurança pública, e a atuação do crime organizado são fatores que contribuem para o aumento das taxas de homicídio.
Uma mulher que esteja sob suspeita somente poderá ser revistada por uma agente pública.
Aos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira caberá propor ações integradas de fiscalização e segurança urbana, no âmbito dos municípios situados na faixa de fronteira.