Questões de Concurso Comentadas sobre condições e mercado de trabalho do assistente social em serviço social

Foram encontradas 101 questões

Q3030060 Serviço Social
A discussão acerca do Serviço Social e sua relação com o trabalho na sociedade atual é repleta de complexidade e significados profundos. Dessa forma, a harmonia entre a formação profissional e as demandas do mercado de trabalho é essencial para garantir a continuidade do Serviço Social, já que, como qualquer profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, sua perpetuação está atrelada a essa adaptação, sendo assim sua reprodução depende:
Alternativas
Q3030056 Serviço Social
Na atualidade, diversas profissões são afetadas pelo processo de reestruturação produtiva, incluindo o Serviço Social, que enfrenta desafios como a competitividade de mercado, a redução na oferta de políticas sociais e os cortes nos direitos sociais e trabalhistas. Considerando a intervenção do assistente social nas condições e relações de trabalho conforme as demandas institucionais, em qual direção a atuação desse profissional será norteada?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-SC Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-SC - Assistente Social |
Q3011341 Serviço Social
A discussão sobre o processo de trabalho e a inserção do Serviço Social no mercado de trabalho é de fundamental importância. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao processo de trabalho no qual está inserido o(a) assistente social.
Alternativas
Q2575655 Serviço Social
Segundo Soares, R.C., et. al, em seu artigo "Serviço Social na política de saúde no enfrentamento da pandemia da covid-19" (2021), duas grandes ordens de inflexão no trabalho de assistentes sociais na política de saúde, estiveram presentes no enfrentamento da pandemia de covid 19, sendo a primeira delas, relacionada diretamente à sua condição de trabalhador, neste sentido as condições do trabalhador da saúde e dos assistentes sociais neste período estiveram expressas por:

I- Aumento das contratações via terceirização. II- Realização de vários concursos públicos. III- Aprofundamento da plantonização. IV- Dificuldades de acesso a equipamentos de proteção individual (EPI).
Alternativas
Q2507895 Serviço Social
Julgue o item a seguir. 
O Assistente Social assalariado encontra diversas limitações no seu campo de atuação profissional, por isso perde a autonomia da instrumentalidade do serviço social, o que dificulta a abordagem no atendimento ao usuário das políticas sociais. 
Alternativas
Q2499847 Serviço Social
Leia o texto abaixo:

Em geral, na política de proteção social, os assistentes sociais aí empregados podem processar as demandas, estabelecer certos critérios de acesso, de prazos, conforme o marco legal e a análise da situação. Para isso é preciso, nesse estudo da situação, conflitar as necessidades com o controle institucional, o que traz limites à intervenção. A execução implica também o controle do profissional, o que constitui uma relação complexa em que interagem o controle, os recursos e dispositivos, os resultados na relação dinâmica com o sujeito. A prestação de serviços sociais está, assim, condicionada pela legislação, pelo orçamento e pela gestão dos serviços num processo de trabalho dependente de uma subordinação gerencial, e por relações trabalhistas de um contrato salarial, seja em termos de CLT ou de serviço público.
FONTE: FALEIROS, Vicente de Paula. O Serviço Social no cotidiano: fios e desafios. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 706-722, out./dez. 2014.

Com base nesse fragmento de texto e nos conhecimentos sobre prática profissional e processo de trabalho, marque a afirmativa CORRETA:
Alternativas
Q2485389 Serviço Social
Pode ser caracterizada conduta de assédio sexual no ambiente de trabalho: 
Alternativas
Q2476903 Serviço Social
O ProfDr. Ricardo Antunes é uma referência nos estudos do mundo do trabalho e suas relações. Em 2018, em sua obra “O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital”, o sociólogo e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) analisou o trabalho e suas mudanças contemporâneas. Analise as afirmativas a seguir de acordo com o trabalho, seu sentido e sua relação com a saúde.

I. O trabalho continua sendo um eixo estruturante do viver em sociedade.
II. O trabalho possui centralidade na vida social dos homens. Isso pode parecer um paradoxo em tempos de globalização, neoliberalismo e adoção de políticas como privatizações e redução do papel do Estado como agente regulador da economia.
III. Contemporaneamente, uma das mudanças das relações de trabalho chama-se “uberização”, que impacta a vida e a saúde do trabalhador e trabalhadora.
IV. Mudam-se as plataformas e condições de trabalho, fragilizando a relação trabalho e saúde, em uma balança desfavorável à classe trabalhadora: quanto maior o empreendedorismo, maiores as jornadas de trabalho e flexibilização, aumentando-se os índices de adoecimento em função da atividade laboral.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2474508 Serviço Social
Leia os fragmentos de texto colocados a seguir, que foram retirados do artigo “A terceirização sem limites: a precarização do trabalho como regra”, escrito por Ricardo Antunes e Graça Druck (2008):

Texto 1
O capitalismo no plano mundial, nas últimas quatro décadas, se transformou sob a égide da acumulação flexível, trazendo uma ruptura com o padrão fordista e gerando um modo de trabalho e de vida pautados na flexibilização e precarização do trabalho. São mudanças impostas pelo processo de financeirização e mundialização da economia num grau nunca antes alcançado, pois o capital financeiro passou a dirigir todos os demais empreendimentos do capital, subordinando a esfera produtiva e contaminando todas as suas práticas e os modos de gestão do trabalho. O Estado passou a desempenhar um papel cada vez mais de “gestor dos negócios da burguesia financeira”, cujos governos, em sua imensa maioria, pautam-se pela desregulamentação dos mercados, especialmente o financeiro e o de trabalho.


Texto 2
II. Trata-se de uma hegemonia da “lógica financeira” que, para além de sua dimensão econômica, atinge todos os âmbitos da vida social, dando um novo conteúdo ao modo de trabalho e de vida, sustentados na volatilidade, efemeridade e descartabilidade sem limites. É a lógica do curto prazo, que incentiva a “permanente inovação” no campo da tecnologia, dos novos produtos financeiros e da força de trabalho, tornando obsoletos e descartáveis os homens e mulheres que trabalham. São tempos de desemprego estrutural, de trabalhadores e trabalhadoras empregáveis no curto prazo, através das (novas) e precárias formas de contrato (DRUCK, 2007; 2011), onde terceirização, informalidade, precarização, materialidade e imaterialidade são mecanismos vitais, tanto para a preservação quanto para a ampliação da sua lógica. 

A partir de tais análises, que ampliam as possibilidades de entendimento sobre este contexto de flexibilização, e precarização, das condições de trabalho explicitadas pelos fragmentos apresentados, é possível inferir que:
Alternativas
Q2394339 Serviço Social
A lei de regulamentação da profissão de assistente social, Lei no 8.662/93, passou por modificação, que foi a inclusão do Artigo 5º, por meio da aprovação da Lei nº 12.317 de 2010. Essa modificação se refere à(s)
Alternativas
Q2394333 Serviço Social
. A trajetória histórico-metodológica do Serviço Social está relacionada ao contexto das relações sociais de produção e reprodução da sociedade capitalista, em sua fase monopolista, e suas decorrentes contradições. A partir da década de 60, a profissão começa a construir uma tentativa de mudança de percurso nessa relação com o capitalismo monopolista e com a questão social. Essa mudança buscada pelos profissionais do Serviço Social se constituiu em
Alternativas
Q2394332 Serviço Social
As transformações societárias das últimas décadas, tais como a globalização, as novas relações entre Estado e mercado, o avanço tecnológico e informacional, têm modificado fortemente as características do mundo do trabalho. O Serviço Social, enquanto profissão inserida nesse contexto, tal como as demais profissões, sofre com as consequências dessas novas formatações do mundo do trabalho. Entre essas consequências da realidade do mundo do trabalho atual, vivenciadas na prática profissional do Serviço Social, estão
Alternativas
Q2388144 Serviço Social
Com as transformações operadas no chamado “mundo do trabalho”, desde o final do século XX, a classe trabalhadora sofreu alterações, sem perder seu sentido ontologicamente estruturante. Ela compreende a totalidade dos assalariados, homens e mulheres que vivem da venda da sua força de trabalho e que são despossuídos dos meios de produção no sistema capitalista. Todavia, a classe trabalhadora vem sofrendo um processo multiforme, cujas principais tendências apontam para a sua heterogeneidade, fragmentação e complexificação.
Dentre essas tendências está a
Alternativas
Q2377557 Serviço Social
Com base no texto “Proteção social e seguridade social no Brasil: pautas para o trabalho do assistente social” (2013), são racionalidades estratégicas que passam a percorrer a política de proteção social de modo a torná-la menos inóspita aos interesses da sociedade capitalista, exceto:
Alternativas
Q2361879 Serviço Social
“O Serviço Social crítico busca desafiar as estruturas de desigualdade e opressão, trabalhando para promover a autonomia, a participação e a capacidade dos indivíduos e comunidades de transformarem suas próprias condições de vida.”


Qual é o principal objetivo do Serviço Social na perspectiva crítica e transformadora?  
Alternativas
Q2353488 Serviço Social
O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho, tendo por pano de fundo o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana, processos esses apreendidos sob o ângulo das novas classes sociais emergentes – a constituição e expansão do proletariado e da burguesia industrial – e das modificações verificadas na composição dos grupos e frações de classes que compartilham o poder de Estado em conjunturas históricas específicas.
(IAMAMOTO; CARVALHO, 1986, p. 77.)
É nesse contexto, em que se afirma a hegemonia do capital industrial e financeiro, que emerge sob novas formas, a chamada:
Alternativas
Q2346788 Serviço Social
A profissão de Serviço Social executa seu trabalho mediante as demandas emergentes da contradição entre capital e trabalho, que surgem como expressões da questão social.
Entende-se, portanto, que tais contradições:

Marque a alternativa correta.
Alternativas
Q2317261 Serviço Social
Em um ambiente de trabalho onde as relações humanas não são saudáveis, a falta de sintonia e respeito entre as equipes podem causar episódios desagradáveis que afetarão o rendimento dos funcionários. É importante ter em mente que a responsabilidade de estabelecer essas relações humanas no trabalho não é apenas dos funcionários, mas também dos responsáveis pela (o):
Alternativas
Q2313527 Serviço Social
Lucas é assistente social do equipamento público Y e, em seu processo de trabalho, realiza atendimentos individuais por um período e, em outro, se dedica a visitas e a articulações no território. Vários estudantes de serviço social se cadastraram para realizar estágio nesse campo. Todavia, de acordo com a legislação vigente, Lucas só pode receber, no máximo, 3 estagiários, porque a sua carga horária semanal deve ser de: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: CS-UFG - 2023 - UFG - Assistente Social |
Q2203564 Serviço Social
O assistente social lida cotidianamente com as diversas expressões da questão social, fruto da relação contraditória entre capital e trabalho, e também vivencia diretamente todos os dilemas mais gerais que acometem a classe trabalhadora. Isso se dá pela sua  
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: B
5: E
6: B
7: C
8: A
9: B
10: D
11: D
12: A
13: E
14: D
15: C
16: A
17: B
18: A
19: C
20: D