Questões de Concurso
Comentadas sobre educação e serviço social em serviço social
Foram encontradas 459 questões
( ) Sua autenticidade depende da qualidade das propostas desenvolvidas e da experiência do professor em promover esse tipo de atividade
( ) Está relacionada à riqueza dos ambientes coloridos e decorados pelos adultos pois, assim, os adultos constroem os sentidos do que as crianças precisam aprender.
( ) É uma experiência interna do sujeito que, quando age ludicamente, o faz de forma plena, utilizando toda a sua atenção.
I. O educador social deve adotar uma abordagem participativa, envolvendo, ativamente, os atendidos no processo educativo, para fortalecer a sua autonomia e capacidade crítica.
PORQUE
II. ao proporcionar um ambiente em que os atendidos possam expressar suas opiniões e tomar decisões, o educador favorece o empoderamento social, promovendo a conscientização e a mudança de atitudes frente à realidade vivida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção que apresenta a análise CORRETA.
I. Fatores sociais externos, como desigualdade e injustiça, que comprometem a experiência educacional.
II. Relações interpessoais negativas, que limitam o desenvolvimento do autoconceito e do afeto no ambiente escolar.
III. Ausência de práticas pedagógicas que integram cognição, afetividade e motricidade no processo de ensino-aprendizagem.
Quais estão corretas?
I. Embora muitos tendam a afirmar que se trata de um debate ou de um campo novo, a vinculação do Serviço Social com a Política de Educação foi sendo forjada desde os primórdios da profissão como parte de um processo de requisições postas pelas classes dominantes quanto à formação técnica, intelectual e moral da classe trabalhadora.
II. Atualmente se tem a ampliação da requisição pela inserção de assistentes sociais nos estabelecimentos, para operarem diretamente com as “políticas”, programas e projetos no campo da assistência estudantil e das ações afirmativas, na esfera pública, e de organização e execução das “políticas”, programas e projetos de concessão de bolsas, na esfera privada empresarial e filantrópica.
III. O profissional do Serviço Social na educação atua frente às novas questões sociais decorrentes das transformações neoliberais no capitalismo mercantil.
Quais estão corretas?
I.Insultos pessoais.
II.Grafites depreciativos.
III.Expressões preconceituosas.
É CORRETO o que se afirma em:
I. A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social.
II. A crescente inserção de assistentes sociais na esfera pública e privada expressa a maior visibilidade desse profissional na área de Educação, o que deve ser examinado a partir das contradições inerentes a este movimento, a partir de uma análise teórica e política acerca dos condicionantes macroestruturais.
III. Constitui atribuição privativa da/o assistente social realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, tal como prestar orientação social a indivíduos na política de educação.
Quais estão corretas?
I. O CREAS é responsável por prestar serviços a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência.
II.O pedagogo no CREAS deve adotar práticas educativas que visam a transformação da realidade e não apenas a manutenção do status quo.
III.A Educação Social é uma prática educativa que se limita à transmissão de conteúdos escolares tradicionais.
Assinale a alternativa correta:
I. Possibilita contribuir com o direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola com a finalidade da formação dos estudantes para o exercício da cidadania, preparação para o trabalho e sua participação na sociedade.
II. Possibilita contribuir para a garantia da qualidade dos serviços aos (às) estudantes, garantindo o pleno desenvolvimento da criança e do (a) adolescente, contribuindo assim para sua formação, como sujeitos de direitos.
III. Possibilita contribuir para o recuo no fortalecimento da relação da escola com a família e a comunidade, na perspectiva de fazer subsumir a sua participação na escola.
IV. Possibilita a criação de estratégias de intervenção frente a impasses e dificuldades escolares que se apresentam a partir de situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, assim como situações de risco, reflexos da questão social que perpassam o cotidiano escolar.
V. Possibilita a garantia de exclusividade destes profissionais na formação continuada de profissionais da rede pública de educação básica.
I. A Lei dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social públicas e privadas de ensino formal e informal.
II. A Lei restringe-se à destinação de menores de idade em cumprimento de medida socioeducativa, para que prestem serviços na escola pública, sob supervisão de um(a) assistente social.
III. A Lei dispõe sobre a prestação de serviços de serviço social e psicologia nas redes públicas de educação básica.
IV. As equipes multiprofissionais deverão desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.
V. Os sistemas de ensino disporão de 3 (três) anos, a partir da data de publicação desta Lei, para tomar as providências necessárias ao cumprimento de suas disposições.