Questões de Concurso Sobre movimento de reconceituação do serviço social em serviço social

Foram encontradas 299 questões

Q3112231 Serviço Social
O  movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, iniciado na década de 1960, foi um marco significativo para a profissão. Assinale o item que corretamente representa um dos principais objetivos desse movimento, especialmente no contexto brasileiro.
Alternativas
Q3112224 Serviço Social
O movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, particularmente no Brasil, trouxe várias mudanças e novos enfoques para a prática da profissão. Nesse contexto, marque a opção que corretamente apresenta uma das principais características desse movimento.
Alternativas
Q3111072 Serviço Social
No bojo do movimento de reconceituação do serviço social brasileiro, emergiram algumas vertentes de análise. A esse respeito, julgue o próximo item.

A vertente marxista reporta a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes. 
Alternativas
Q3111071 Serviço Social
No bojo do movimento de reconceituação do serviço social brasileiro, emergiram algumas vertentes de análise. A esse respeito, julgue o próximo item.

A vertente modernizadora incorpora abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, direcionadas a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema por meio da mediação do desenvolvimento social. 
Alternativas
Q3100241 Serviço Social
O Serviço Social no Brasil passou por transformações significativas ao longo de sua trajetória. Nos anos 1930, surge com uma visão conservadora, alinhada ao pensamento da Igreja Católica. Contudo, nas décadas de 1960 e 1970, ocorre uma mudança importante com a incorporação de influências do materialismo histórico e dialético, levando a uma abordagem crítica da realidade social. Um dos principais marcos dessa renovação crítica no Serviço Social brasileiro foi:
Alternativas
Q3091786 Serviço Social
Nos marcos da autocracia burguesa, no contexto de ditadura militar, o serviço social brasileiro vai se modificando com o desenvolvimento do debate e da produção intelectual, emergindo três vertentes principais de análise no bojo do Movimento de Reconceituação, quais sejam
Alternativas
Q3091783 Serviço Social
Mudanças significativas são vivenciadas pelo serviço social a partir do Movimento de Reconceituação. Entretando, autores como Bravo (2015) e Matos (2014) consideram que, até o final de 1980, as ações profissionais foram insuficientes e desarticuladas do Movimento de Reforma Sanitária, posto que não houve
Alternativas
Q3074685 Serviço Social
Criados a partir da década de 1990, significam o desenho de uma nova institucionalidade nas ações públicas, que envolvem distintos sujeitos nos âmbitos estatal e societal, com competência de apreciar, controlar, fiscalizar e deliberar políticas públicas setoriais ou de defesa de direitos de segmentos específicos. São canais importantes de participação coletiva e de criação de novas relações políticas entre governos e cidadãos, que pretendem modificar tanto o Estado quanto a sociedade em direção à construção de esferas públicas:
Alternativas
Q3064880 Serviço Social
O planejamento, tal como vem sendo operacionalizado, inscreve-se no contexto de correlação de forças próprio da sociabilidade capitalista, assumindo diferentes configurações.
Assinale a alternativa que indica corretamente as modalidades de planejamento abordadas no contexto do Serviço Social e suas ligações com o projeto ético- -político da profissão.
Alternativas
Q3064447 Serviço Social
Entre as vertentes de análise que foram forjadas a partir do Movimento de Reconceituação, há que se afirmar como metodologia dialógica. Apropria-se tal vertente da visão de pessoa e comunidade construída por Emmanuel Mounier, que, aplicada ao Serviço Social, imputa-lhe como tarefa “auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas (ALMEIDA, 1980, p. 114). As implicações desta vertente aqui no Brasil se expressaram pela ênfase nas práticas de priorização da concepção de pessoa, diálogo e transformação social dos sujeitos. Este cariz progressista vem sendo desmistificado por estudiosos marxistas que, como Netto (2001) entendem que esta vertente não passa de mera reatualização do conservadorismo que se fez presente no pensamento inicial da profissão. Trata-se, portanto, da
Alternativas
Q3056480 Serviço Social
As formulações da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais ganharam ampla visibilidade nas universidades latino-americanas, afirmando-se como uma de suas referências exemplares, dada a sintonia com a feição crítica da reconceituação e os vínculos com as forças contestadoras da profissão na América Latina.

(BATISTONI, 2019, p. 540.)

O método BH, como ficou conhecido, é um marco importantíssimo para o Serviço Social na sua terceira vertente. Ele tinha como objetivo buscar uma teoria que pudesse nascer da raiz da sua própria prática social. A respeito desse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método apresenta características da dialética marxista na medida em que propõe a elaboração de um conhecimento teórico a partir da prática.
( ) O método reconhece o homem estático, imutável a sua própria realidade.
( ) Há indicativo da construção de uma prática teórica a partir do conhecimento da realidade social.
( ) Não possibilita definir novos elementos de atuação e intervenção nessa realidade.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3056479 Serviço Social
Mas a consciência crítica da qual os agentes eram portadores e que se materializa com a ruptura da alienação, com o amplo assumir da contradição ensejada pelo movimento de reconceituação, intensificava-lhes o desejo e direcionava-lhes as ações no sentido de lutar continuamente por novas superações dialéticas.

(MARTINELLI, 2009, p.146.)

Em relação ao movimento de reconceituação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3056478 Serviço Social
O movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina é demarcado pela literatura no período de 1965-1975 (NETTO, 1981, 2005; IAMAMOTO, 1998 ALAYÓN, 1976, 2005.). Portanto, a compreensão do seu processo na particularidade brasileira exige que o mesmo seja historicizado face ao significado econômico-social da Ditadura Civil Militar (1964-1985), em sua constituição, crise e desdobramentos na “transição democrática”, bem como as implicações da natureza do Estado autocrático, do novo padrão de acumulação e de dominação sobre as classes trabalhadoras.
(BASTITONI, 2017, p. 137.)

A reatualização do conservadorismo foi uma das três vertentes do Movimento de Reconceituação do Serviço Social. Nessa vertente, o Serviço Social:
Alternativas
Q3054159 Serviço Social
Ao longo da história constituiu-se um amplo acervo teórico e crítico à política social do governo de Fernando Henrique Cardoso. Estudos, como os de Behring, confirmam certa predominância e frequente apologia ao voluntariado, remetendo-a “ao mundo da solidariedade, da realização do ‘bem comum’ pelos indivíduos, por meu de um trabalho voluntário não remunerado e desconsiderando o aparato democrático-participativo das políticas sociais instituído por meio dos Conselhos e Conferências”. Já no serviço público predominavam as práticas pautadas na admissão do funcionalismo, não necessariamente por concurso público, e a demissão ficaria a critério dos dirigentes de plantão, o que deixava (e deixa) o funcionalismo atuante na ponta à mercê da ocasião, quebrando, nos médio e longo prazos, a continuidade e a memória administrativa nas instituições agora autônomas [...]” (BEHRING, 2021, p. 171). Pode-se afirmar, portanto, que, à luz dessa tendência teórica, que faz a crítica à política social hegemônica dos governos neoliberais, o voluntariado e as práticas de admissão do funcionalismo no Brasil são, respectivamente, ações de
Alternativas
Q3027362 Serviço Social
Leia a analise a afirmativa a seguir.

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: ________________________, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no Continente que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos Movimentos Estudantis, com nítidas particularidades nacionais. Recusa a importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na crítica aos fundamentos das abordagens de Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade. De base teórica e metodológica eclética, esse movimento foi, inicialmente, polarizado pelas teorias desenvolvimentistas, e no início da década de 1970 ocorrem as primeiras aproximações do Serviço Social à tradição marxista, a partir de manuais de divulgação.


Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2773790 Serviço Social

Caracteriza-se pela contestação ao tradicionalismo profissional, representando um marco decisivo no desencadeamento de processo de revisão crítica do Serviço Social. Emergiu na segunda metade dos anos 1960, prolongando-se por uma década, tendo sido um fenômeno tipicamente latino americano. O Texto acima define o (a):

Alternativas
Q2762615 Serviço Social
Surgiu como uma resposta às limitações das abordagens tradicionais da profissão, representando uma transformação significativa na forma como a profissão entende seu papel, suas bases teóricas e suas práticas, refletindo uma busca por uma atuação mais crítica, política e engajada com a realidade social, amplia o debate e a produção intelectual da categoria e tem como resultante desdobramentos de vertentes de análises. Tal informação se refere a(ao):
Alternativas
Q2750435 Serviço Social

O processo de reconceituação do serviço social é caracterizado como um processo de desmonte de um modelo influente na formulação teórica em favor da construção de um modelo alternativo. Com relação a esse assunto e às influências teórico-metodológicas do serviço social analise as assertivas abaixo.


I - A matriz teórico-metodológica que apreende o ser social a partir de mediações tem como suporte a teoria social de Marx.

II - A reconceituação foi um movimento de hérnia com o Serviço Social tradicional e conservador para identificação político-ideológica da existência de duas classes sociais antagônicas da sociedade.

III - A matriz modernizadora de orientação funcionalista foi o primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do serviço social.


Está (ão) correta(s):

Alternativas
Q2728168 Serviço Social

Para Behring e Boschetti (2008), na ditadura militar pós-64, o Brasil viveu um processo de modernização conservadora, conduzido pela conhecida frase “deixar crescer o bolo para depois dividir”, de Delfim Netto. Dadas as afirmativas abaixo sobre essa conjuntura,


I. Assistiu-se ao acirramento da questão social no país.

II. Houve mudança no perfil dos profissionais do Serviço Social, que se tornaram trabalhadores assalariados oriundos da classe trabalhadora.

III. O Serviço Social inseriu-se na Universidade, deixando o perfil de ensino confessional para assumir uma formação pública e laica.

IV. O Estado brasileiro se modernizou, inclusive com a expansão de políticas sociais democráticas nacionalmente.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Q2700561 Serviço Social

Acerca do capitalismo, do trabalho e do Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: D
6: D
7: D
8: A
9: D
10: D
11: A
12: D
13: D
14: B
15: E
16: E
17: A
18: D
19: D
20: E