Questões de Concurso
Sobre movimento de reconceituação do serviço social em serviço social
Foram encontradas 302 questões
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
Na intenção de ruptura, questiona-se o conservadorismo presente na prática profissional do serviço social, tendo esse movimento inicialmente se configurado como uma aproximação ao marxismo, sem, contudo, recorrer diretamente ao pensamento de Karl Marx.
A vertente marxista reporta a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.
A vertente modernizadora incorpora abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, direcionadas a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema por meio da mediação do desenvolvimento social.
Assinale a alternativa que indica corretamente as modalidades de planejamento abordadas no contexto do Serviço Social e suas ligações com o projeto ético- -político da profissão.
(BATISTONI, 2019, p. 540.)
O método BH, como ficou conhecido, é um marco importantíssimo para o Serviço Social na sua terceira vertente. Ele tinha como objetivo buscar uma teoria que pudesse nascer da raiz da sua própria prática social. A respeito desse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O método apresenta características da dialética marxista na medida em que propõe a elaboração de um conhecimento teórico a partir da prática.
( ) O método reconhece o homem estático, imutável a sua própria realidade.
( ) Há indicativo da construção de uma prática teórica a partir do conhecimento da realidade social.
( ) Não possibilita definir novos elementos de atuação e intervenção nessa realidade.
A sequência está correta em
(MARTINELLI, 2009, p.146.)
Em relação ao movimento de reconceituação, assinale a afirmativa correta.
(BASTITONI, 2017, p. 137.)
A reatualização do conservadorismo foi uma das três vertentes do Movimento de Reconceituação do Serviço Social. Nessa vertente, o Serviço Social:
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: ________________________, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no Continente que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos Movimentos Estudantis, com nítidas particularidades nacionais. Recusa a importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na crítica aos fundamentos das abordagens de Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade. De base teórica e metodológica eclética, esse movimento foi, inicialmente, polarizado pelas teorias desenvolvimentistas, e no início da década de 1970 ocorrem as primeiras aproximações do Serviço Social à tradição marxista, a partir de manuais de divulgação.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Caracteriza-se pela contestação ao tradicionalismo profissional, representando um marco decisivo no desencadeamento de processo de revisão crítica do Serviço Social. Emergiu na segunda metade dos anos 1960, prolongando-se por uma década, tendo sido um fenômeno tipicamente latino americano. O Texto acima define o (a):