Questões de Concurso
Comentadas sobre movimento de renovação do serviço social em serviço social
Foram encontradas 61 questões
A partir da influência teórica e metodológica da década de 1950 marcou-se a fase de renovação crítica da profissão do assistente social. Neste contexto o serviço social passa a ter influências teóricas heterogêneas, com a presença da teoria da modernização, em um período de desenvolvimento brasileiro e de aposta no capitalismo industrial. Diante desta realidade, o serviço social passa a ser um agente de extrema importância no enfrentamento da questão social. A partir de 1960, o serviço social começa a sofrer importantes transformações no movimento de reconceituação da profissão na América Latina, onde trazia uma denúncia do conservadorismo profissional, além disso questionava seus referenciais e buscava uma renovação da profissão nos níveis teórico, metodológico, técnico operativo e político. O processo de renovação expressa um quadro complexo e heterogêneo, com um pluralismo teórico, vários projetos em confronto, diferentes concepções de intervenção e práticas, novas propostas de formação profissional e uma fratura ideológica. Nesse processo, a perspectiva modernizadora foi um esforço para adequar o serviço social enquanto instrumento de intervenção às novas técnicas que atendessem às exigências postas pelo período, porém com uma visão funcionalista. Essa tendência foi expressa em alguns seminários. Assinale a alternativa correta sobre em qual deles houve a discussão.
‘‘A evolução do serviço social no Brasil reflete uma transição de um enfoque __________, predominantemente __________, para uma prática mais __________ e __________, que busca responder de maneira efetiva às complexidades da questão social’’.
Assinale a alternativa que completa as lacunas respectivamente.
As bases teórico-metodológicas da intenção de ruptura, no processo de renovação do Serviço Social brasileiro, se assentam no
Segundo essa perspectiva, o que caracteriza a emergência do Serviço Social enquanto profissão é (são)
O Documento de Teresópolis, formulado em 1967, expressa a reflexão de um grupo de assistentes sociais sobre o serviço social como prática institucionalizada e sua ação junto a indivíduos com problemas familiares e sociais.
No âmbito do serviço social, a intenção de ruptura, a modernização conservadora e a reatualização do conservadorismo são apontadas, para além da renovação latino-americana, como os três eixos renovadores no país.