Questões de Concurso Comentadas sobre proteção social à criança, ao adolescente e à família em serviço social

Foram encontradas 1.381 questões

Q3078783 Serviço Social
Marque a alternativa cuja expressão completa corretamente a lacuna do trecho a seguir:
“Considera-se ato de ___________________ a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este” 
(BRASIL, 2010)






Alternativas
Q3078781 Serviço Social
Acerca das concepções e modalidades de família, marque a alternativa que contêm o nome correto daquele cujo grupo familiar não possui pais, mas apenas parentes colaterais (como irmãos).
Alternativas
Q3078773 Serviço Social
Dentre as formas elencadas, na Lei Maria da Penha, de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência moral, que é entendida como:
Alternativas
Q3076118 Serviço Social

A convivência familiar e comunitária é direito assegurado às crianças e aos adolescentes no texto da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Este direito é respaldado por diversos instrumentos legais e contempla a(os)


I. suspensão da responsabilidade do Estado.


II. vínculos afetivos, fornecendo um ambiente seguro.


III. vivência afetiva, emocional e educativa no seio da família.


IV. preservação do grupo familiar na promoção do bem-estar emocional.


V. separação dos laços familiares por desavença com o familiar.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Q3075061 Serviço Social
Um dos objetivos do Programa Bolsa Família é
Alternativas
Q3075060 Serviço Social
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. Para ter direito ao Bolsa Família, a principal regra é que a renda mensal de cada pessoa da família seja de, no máximo
Alternativas
Q3074698 Serviço Social
A família é a instituição em que se encontram as pessoas demandantes de cuidados e, também, os cuidadores, sejam eles remunerados ou não. A demanda de cuidados se dá em função do momento no ciclo de vida das pessoas, das suas situações individuais, bem como de suas condições socioeconômicas, e assim também se comporta a oferta de cuidadores. É dentro da família o locus em que se decide quem vai trabalhar nas atividades econômicas e quem fica para cuidar dos membros dependentes. O contrato social tradicional e intergeracional, explícito na Constituição Federal de 1988 (CF/1988), atribui às famílias – onde se lê mulheres – a grande responsabilidade por atividades de cuidado. O art. 230 explicita que os pais devem cuidar dos filhos e estes dos pais na velhice. (Camarano, 2023, p.137)

Sobre o tema Famílias e Cuidado, analise as afirmações e marque a alternativa correspondente:
I - A diversidade das famílias brasileiras faz elas lidarem de maneiras distintas com os efeitos das várias “crises”, que vão desde a dos jovens, do envelhecimento, da pobreza e do déficit de cuidado até a gerada pela recente pandemia provocada pelo vírus da covid-19. A forma de lidar com elas depende dos recursos humanos, financeiros e de tempo disponíveis dentro de cada arranjo familiar. As mudanças nas famílias dificultam a manutenção dos contratos familiares intergeracionais, que o Estado não pode ignorar.
II - As famílias de maior poder aquisitivo repassam para o mercado privado a função de cuidar. Muitas vezes, delega-se a responsabilidade às empregadas domésticas, aos cuidadores remunerados, às creches e/ou às instituições residenciais de cuidado, e, ainda que em menor escala, ao Estado.
III - As famílias com crianças e adolescentes têm mais dificuldades no enfrentamento às crises, em razão de terem menos indivíduos com disponibilidade para trabalhar e obter renda. Isto se acentua nos arranjos monoparentais femininos, cujas chefes são, muitas vezes, as únicas pessoas responsáveis tanto economicamente quanto emocionalmente para cuidar de seus filhos. Soma-se a isso o fato de essas mulheres estarem superrepresentadas em empregos de baixa remuneração.
Alternativas
Q3073736 Serviço Social
Sobre a atuação do Serviço Social junto às famílias, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3073462 Serviço Social
Os profissionais de saúde desempenham um papel importante na identificação e no manejo de situações de drogadição entre adolescentes. Sobre os principais sinais de uso de drogas nessa faixa etária, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3073461 Serviço Social
Os direitos humanos de crianças e adolescentes são protegidos por uma série de normas e diretrizes internacionais que visam garantir seu desenvolvimento saudável e a proteção contra abusos e negligências. Indique a alternativa que melhor descreve um dos princípios fundamentais da proteção aos direitos humanos de crianças e adolescentes:
Alternativas
Q3071074 Serviço Social
As relações familiares desempenham um papel fundamental na vida dos indivíduos e são influenciadas por diversas políticas públicas. Qual a alternativa que melhor descreve a importância das políticas públicas no âmbito das relações familiares?
Alternativas
Q3069999 Serviço Social
Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o direito ao respeito consiste na: 
Alternativas
Q3068662 Serviço Social
Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos objetivos do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Alternativas
Q3065702 Serviço Social
No campo da saúde mental, a estratégia de “redução de danos” é frequentemente aplicada em casos de: 
Alternativas
Q3065699 Serviço Social
Sobre a atuação do assistente social com famílias em situação de vulnerabilidade, é correto afirmar que:  
Alternativas
Q3065694 Serviço Social
A atuação do assistente social com crianças e adolescentes no Sistema de Garantia de Direitos tem como foco: 
Alternativas
Q3065693 Serviço Social
A reinserção social, no campo da saúde mental, visa: 
Alternativas
Q3065689 Serviço Social
Sobre a interdisciplinaridade nas políticas de saúde mental, podemos afirmar:
Alternativas
Q3065688 Serviço Social
A reabilitação psicossocial busca: 
Alternativas
Q3065687 Serviço Social
Um dos principais serviços substitutivos no campo da saúde mental é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: C
6: A
7: A
8: C
9: A
10: D
11: C
12: A
13: E
14: C
15: E
16: D
17: B
18: A
19: A
20: D