Questões de Concurso Sobre questão social e serviço social em serviço social

Foram encontradas 1.501 questões

Q3198240 Serviço Social
O trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social. É ele que permite o desenvolvimento das mediações que diferenciam o ser social ético das demais criaturas. Quando o homem deixa de consumir carne crua e passa a consumi-la cozida, utilizando talheres, a fome e suas formas de satisfação são determinadas socialmente, constituindo o desenvolvimento da mediação denominada:
Alternativas
Q3196032 Serviço Social
Segundo Netto (2017), há um momento específico em que o Estado põe a questão social como alvo de políticas sociais. Que momento é esse?
Alternativas
Q3184280 Serviço Social
A questão social no Brasil reflete as desigualdades estruturais que impactam diversos aspectos da vida da população, como acesso à saúde, educação e trabalho. Dados recentes do IBGE (2022) e de relatórios da OXFAM destacam que o país apresenta uma das maiores concentrações de renda do mundo, com os 10% mais ricos se apropriando de cerca de 58% da renda total. Além disso, a informalidade no mercado de trabalho atinge mais de 38% dos trabalhadores, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir.

I. A concentração de renda no Brasil é um reflexo histórico de desigualdades estruturais, mas tem se reduzido significativamente na última década devido às políticas de transferência de renda.
II. A informalidade no mercado de trabalho não agrava a precarização das condições de vida, pois grande parte desses trabalhadores tem acesso a direitos básicos, como a saúde.
III. A questão social no Brasil está intrinsecamente ligada à insuficiência de políticas públicas que promove a inclusão social e enfrentam as desigualdades regionais e raciais.
IV. Embora a renda média no Brasil venha aumentando, as disparidades regionais e setoriais ainda mantêm grande parte da população em situação de vulnerabilidade social.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3183053 Serviço Social
Com base nas ideias de Iamamoto (2014) “a questão social é __________ da sociabilidade da sociedade de classes e seus antagonismos constituintes, envolvendo uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas, com o selo das particularidades nacionais, presidida pelo desenvolvimento ____________, onde convivem ____________ temporalidades históricas diversas”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3182541 Serviço Social
Considerando a relação entre a intensificação das expressões da questão social e o modelo de Estado neoliberal, assinale a alternativa que melhor reflete os desafios enfrentados pelo Serviço Social na Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Alternativas
Q3178961 Serviço Social
As desigualdades sociais, a pobreza e a exclusão social são temas centrais no estudo do Serviço Social, sendo determinantes para a construção de políticas públicas voltadas à promoção da equidade e à inclusão social.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as desigualdades sociais, pobreza e exclusão social.
Alternativas
Q3176288 Serviço Social
Acerca das classes sociais que emergem enquanto público-alvo do Serviço Social em seus processos de trabalho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A condição de assalariamento define o conjunto de trabalhadores, mas entre eles existem diferenciações.
( ) Proletários são os trabalhadores produtivos que atuam no intercâmbio orgânico com a natureza, seu objeto de trabalho é a natureza ou a natureza já transformada em matéria-prima.
( ) Todo assalariado é trabalhador produtivo, que produz mais-valia a partir da exploração de uma classe sobre a outra.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176285 Serviço Social
A categoria trabalho é central no que tange à atuação profissional frente às expressões da Questão Social. Sobre o tema, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3176271 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo sobre a Questão Social conforme Iamamoto (1997):

I. É tomada de forma muito genérica, embora seja usada para definir uma particularidade profissional, assim não se constitui enquanto objeto de trabalho profissional.
II. Na atualidade, no contexto neoliberal, não possui relação com as lutas de classes operárias.
III. Sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176270 Serviço Social
Acerca da Questão Social e o Serviço Social, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3166938 Serviço Social

Acerca dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue o item a seguir.


A agudização das expressões da questão social vem assumindo um caráter apolítico nas sociedades contemporâneas, em que a luta de classes é constantemente alimentada pelas mídias, criando novos espaços de intervenção e trabalho para o assistente social. 

Alternativas
Q3166911 Serviço Social

Em relação à questão social e à conjuntura brasileira, julgue o seguinte item.


A emergência da questão social no Brasil está desvinculada do particular processo de transição da produção de base escravocrata para uma produção fundamentada na efetiva generalização do trabalho livre. 

Alternativas
Q3166910 Serviço Social

Em relação à questão social e à conjuntura brasileira, julgue o seguinte item.


O desenvolvimento capitalista gera, compulsoriamente, a questão social, mas diferentes estágios do capitalismo se mostram incapazes de engendrar distintas manifestações da questão social.

Alternativas
Q3166909 Serviço Social

Em relação à questão social e à conjuntura brasileira, julgue o seguinte item.


Velhas mediações históricas reconfiguram, no contexto da mundialização do capital e na contemporaneidade, as expressões da questão social no Brasil. 

Alternativas
Q3160115 Serviço Social
No início do milênio o Serviço Social brasileiro enfrenta a difícil herança do final do século anterior, com seus processos de globalização em andamento, com sua valorização do capital financeiro, suas grandes corporações transnacionais, seus mercados, suas mídias, suas estruturas mundiais de poder e as graves consequências desta conjuntura para o tecido social em geral, configurando um novo perfil para a questão social. Sobre esse novo perfil, podemos destacar, exceto:
Alternativas
Q3156817 Serviço Social
Considerando a relação entre Serviço Social e a “questão social”, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3155612 Serviço Social

Julgue o próximo item, relativo à intersetorialidade. 


A intersetorialidade contribui para uma gestão que supere a fragmentação da administração das políticas sociais, bem como impulsiona um olhar em totalidade acerca das manifestações da questão social. 

Alternativas
Q3155102 Serviço Social
A relação entre trabalho e questão social é um tema central no debate do Serviço Social. Com base nas teorias marxistas e na crítica social, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3155101 Serviço Social
A questão social é um conceito central no Serviço Social e reflete as expressões das desigualdades estruturais da sociedade. Sobre o conceito de questão social e suas implicações, analise as seguintes afirmativas:

I. A questão social foi inicialmente formulada por Karl Marx como um conceito que abarca as contradições do modo de produção capitalista, incluindo a exploração da classe trabalhadora e a concentração de riqueza nas mãos da burguesia.
II. A exclusão social e a vulnerabilidade são expressões da questão social que se manifestam de forma homogênea em todas as regiões do Brasil, sendo o papel do Assistente Social identificar apenas as soluções já estabelecidas pelas políticas públicas vigentes.
III. O Serviço Social na América Latina, especialmente após a Reconceituação, buscou compreender a questão social em sua totalidade, relacionando-a com a dependência estrutural da região e os impactos do neoliberalismo.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3155095 Serviço Social
A análise da questão social no contexto contemporâneo exige a compreensão dos impactos das políticas neoliberais sobre as condições de vida das populações mais vulneráveis. Sobre o tema, analise as seguintes afirmações:

I. Harvey (2005) aponta que o neoliberalismo promove uma "acumulação por despossessão", onde o Estado se torna um agente facilitador da transferência de recursos públicos para a esfera privada, reduzindo o financiamento das políticas de bem-estar social.
II. De acordo com a análise de Castel (1995), a flexibilização das relações de trabalho e a precarização do emprego são mecanismos que ampliam a "zona de vulnerabilidade social", tornando os assistentes sociais cada vez mais demandados na gestão dos efeitos da desfiliação social.
III. A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), reformulada em 2004, foi estruturada com base nos princípios neoliberais de focalização e condicionalidade, adotando o critério da meritocracia como eixo central para a concessão de benefícios sociais.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: E
6: C
7: B
8: A
9: B
10: D
11: E
12: E
13: E
14: E
15: D
16: C
17: C
18: D
19: E
20: A