Questões de Concurso
Sobre questão social e serviço social em serviço social
Foram encontradas 1.503 questões
I. O Conjunto CFESS-CRESS compreende que o uso do nome social é direito: assistentes sociais devem respeitar o nome social de pessoas usuárias dos serviços e ter seu uso respeitado nos espaços sócio-ocupacionais.
II. É importante destacar que travestis e transexuais, por vezes, também se autoidentificam como pessoas trans ou transgêneros. Existem diversas discussões a respeito das terminologias, que são mais amplas, envolvendo diferentes formas de expressão/identidade de gênero.
III. O desrespeito ao uso do nome social, bem como utilizar propositalmente o pronome (ela/ele, dela/dele) contrariando a identidade e escolha das pessoas, configuram-se como violências ao ferir o direito de livre expressão da singularidade da existência humana.
IV. O nome social é um nome diferente do que consta no registro civil da pessoa, tem uma relação com a expressão/identidade de gênero e corresponde à forma como cada indivíduo se reconhece, é reconhecido, identificado e denominado em sua comunidade e inserção social.
I. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.
II. Inexiste qualquer nova questão social, o que se deve investigar é a emergência de novas expressões da questão social.
III. A análise de conjunto que a teoria social de Marx oferece revela que a questão social está elementarmente determinada pelo traço próprio e peculiar da relação capital/trabalho: a exploração.
Quais estão corretas?
É indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas. Suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização.
IAMAMOTTO, Marilda Vilella. O serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS. Direitos Sociais e Competências Profissionais. 2009, p. 28.
O referido conceito corresponde a uma dinâmica constitutiva do trabalho profissional de assistentes sociais e refere-se
Na atualidade, o enfrentamento da questão social associa-se à expansão de políticas sociais universalizantes para o conjunto da classe trabalhadora.
A questão social constitui a base da fundação sócio-histórica do trabalho do profissional de serviço social, sendo ela, portanto, elemento central e constitutivo da relação entre a profissão e a realidade social.
( ) O Serviço Social é apresentado como uma profissão que possui uma dimensão contraditória, o que se deve à sua inserção societária, à tensão originada pelo agravamento das desigualdades e à existência de inconformismos com a realidade vivenciada.
( ) O Serviço Social é reconhecido por ser uma “profissão estatutária”, com autonomia ampliada, conforme previsões da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da lei das profissões nacionais e do código de ética que regulamenta o exercício dos assistentes sociais em cada unidade da federação.
( ) As particularidades do Serviço Social só são desveladas quando são compreendidas as configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas sócio-históricas para o seu enfrentamento.
( ) O assistente social possui condições concretas de imprimir uma direção social ao exercício profissional, mesmo considerando sua autonomia relativa resguardada pela legislação profissional, a qual é passível de reclamação judicial. ( ) A questão social é um objeto de trabalho particular dos assistentes sociais e é da sua apropriação que advêm as principais demandas e as respostas profissionais fundamentadas em políticas sociais mais abrangentes.
Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é: