Questões de Concurso
Sobre serviço social e ética em serviço social
Foram encontradas 295 questões
O posicionamento em favor da equidade e da justiça social, que assegure a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e às políticas sociais, bem como sua gestão democrática é um princípio fundamental do Código de Ética.
Considerando as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-legal do serviço social, julgue o item a seguir.
O reconhecimento da liberdade como valor central, a exemplo de outros princípios éticos da profissão, encontra-se no fazer do assistente social na escuta especializada, assim como a primazia da criança e do adolescente enquanto sujeitos de direitos ou agentes de atos infracionais em investigação.
Julgue o item a seguir, que trata da ética profissional no âmbito do serviço social.
No serviço social, o estudo da ética, em seus fundamentos teóricos e sócio-históricos, é considerado um pressuposto para a compreensão da ética profissional.
Julgue o item a seguir, que trata da ética profissional no âmbito do serviço social.
Dadas as especificidades das demandas atendidas pelo serviço social, o assistente social está suscetível aos apelos moralistas e preconceituosos presentes no imaginário social.
Com relação aos desafios enfrentados pela categoria profissional do Serviço Social no contexto atual, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__) A formação de assistentes sociais deve ser capaz de preparar profissionais incapazes de lidar com as contradições da atualidade apresentadas pela ordem neoliberal e pelo neoconservadorismo, que geralmente prioriza interesses sociais em detrimento dos direitos econômicos.
(__) Os assistentes sociais devem assumir uma postura menos ética e política que aceite às alienações promovidas pela lógica capitalista.
(__) O Serviço Social possui um papel essencial na promoção e defesa de direitos sociais, dificultando os movimentos sociais que buscam mudanças significativas.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA
Considere os itens, a ética:
( ) é um ramo da filosofia que reflete sobre a moral de uma sociedade ou da moralidade de cada pessoa.
( ) diz respeito a um conjunto de regras, princípios e valores que determinam a conduta do indivíduo.
( ) trata-se de uma ciência da moral.
Avalie se os itens acima são verdadeiros (V) ou falsos (F) e, a seguir, marque a sequência correta de cima para baixo:
1. O papel do assistente social é tomar decisões definitivas sobre a vida dos usuários, com base em sua experiência profissional.
2. O assistente social pode tomar decisões sobre a vida das pessoas, desde que esteja em uma posição de autoridade dentro da instituição em que atua.
3. A opinião técnica do assistente social pode ser emitida com base em seus valores pessoais, mesmo que sejam contrários ao projeto ético da profissão.
4. A emissão de opinião técnica pelo assistente social deve sempre ser feita de forma autoritária, para garantir o cumprimento das políticas sociais.
5. A opinião técnica do assistente social deve estar alinhada à direção social e aos princípios éticos da profissão, não cabendo ao profissional tomar decisões arbitrárias ou baseadas em valores pessoais contrários ao projeto profissional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. Necessidade e possibilidade; II. Individual e pessoal; III. Individual e social; IV. Natural e cultural
Está(ão) correto(s) o(s) item/iens
I- Os onze princípios que orientam o exercício profissional de assistentes sociais estão conectados entre si, com uma profunda articulação entre valores e proposições. Nesse sentido, o princípio da defesa intransigente dos direitos humanos que o código de ética de assistentes sociais brasileiros defende não está falando de direitos concebidos numa perspectiva liberal, mas de direitos concebidos sob o ponto de vista de uma sociedade igualitária e com forte recusa ao arbítrio e ao autoritarismo.
II- O quarto princípio demonstra o compromisso de assistentes sociais com a democracia. Contudo, a defesa da democracia tal como está inscrita no código de ética não se limita ao conteúdo formal da democracia liberal, com sua maior expressão na participação limitada ao voto, mas na defesa socialização da participação política no sentido mais radical de socialização do poder e da riqueza socialmente produzida.
III- O princípio o qual visa à articulação com os movimentos de outras categorias, os quais partilhem dos valores inscritos no Código de Ética profissional e com as lutas gerais dos trabalhadores, revelam a importância da postura política engajada e articulada com os movimentos sociais comprometidos com a garantia de direitos no Brasil.