Questões de Concurso
Sobre serviço social e pandemia da covid-19 em serviço social
Foram encontradas 5 questões
I- Aumento das contratações via terceirização. II- Realização de vários concursos públicos. III- Aprofundamento da plantonização. IV- Dificuldades de acesso a equipamentos de proteção individual (EPI).
( ) As atividades práticas das/os residentes, nesse contexto de pandemia, voltaram-se, prioritariamente, para o seu combate, e as/os residentes deveriam permanecer em seus respectivos cenários de prática apenas com a presença e supervisão de um preceptor.
( ) As/os residentes que compuseram o grupo de risco deveriam ser afastadas/os dos cenários de prática, assumindo a realização de atividades remotas e as/os residentes que apresentarem os sintomas do Covid-19 deverão ficar em isolamento social, respeitando os prazos indicados pelas Secretarias de Saúde.
( ) As/os assistentes sociais residentes deveriam atuar somente dentro do campo das suas competências profissionais e de suas atribuições privativas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O início da vacinação contra o coronavírus (covid-19) no Brasil deu um sinal de ânimo para a população. No entanto, os espetáculos promovidos por autoridades políticas escondem problemas graves[...] O CFESS, recentemente, aderiu à campanha “Abrace a Vacina”, promovida pelos Direitos Já! Fórum pela Democracia e pela Frente pela Vida, que já conta com a adesão de mais de 200 entidades, na luta e pressão no governo federal pela vacinação ampla da população e contra a desinformação (fake news) e o negacionismo antivacina (CFESS, Terça, 02 de Fevereiro de 2021).
Esses trechos foram extraídos da reportagem on-line Vacinação para todas as pessoas: essa é a defesa
do Serviço Social! Em entrevista especial, CFESS debate sobre a realidade do país, a importância da
saúde pública e as prioridades na imunização. Levando em conta a história do posicionamento e a
direção crítica do CFESS acerca da conjuntura do país, é fundamental localizar o debate da vacinação:
Em razão do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de covid-19, o critério de aferição da renda familiar mensal per capita previsto para concessão de benefício de prestação continuada poderá ser ampliado para até meio salário mínimo.