Questões de Concurso
Sobre trabalho e serviço social em serviço social
Foram encontradas 4.616 questões
I. Desfinanciamento.
II. Desfocalização.
III. Descentralização.
IV. Regressão no legado dos direitos do trabalho.
Quais estão corretas?
I. A concentração de renda no Brasil é um reflexo histórico de desigualdades estruturais, mas tem se reduzido significativamente na última década devido às políticas de transferência de renda.
II. A informalidade no mercado de trabalho não agrava a precarização das condições de vida, pois grande parte desses trabalhadores tem acesso a direitos básicos, como a saúde.
III. A questão social no Brasil está intrinsecamente ligada à insuficiência de políticas públicas que promove a inclusão social e enfrentam as desigualdades regionais e raciais.
IV. Embora a renda média no Brasil venha aumentando, as disparidades regionais e setoriais ainda mantêm grande parte da população em situação de vulnerabilidade social.
Está correto o que se afirma em
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
• Para qual processo elas podem contribuir?
• O que há nesse processo?
Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
• Correspondem ao conjunto de ações profissionais desenvolvidas no âmbito da ação direta com osusuários nos diferentes níveis de complexidade nos serviços de saúde, a partir de demandassingulares. Sua lógica reside em atender o usuário como sujeito, visando responder asdemandas/necessidades particulares, numa perspectiva de construção de sua autonomia no âmbitodas relações institucionais e sociais ao remetê-lo para a participação política em diferentes espaços,dentre os quais se incluem as próprias instituições e serviços de saúde e também os conselhos dedireitos, os movimentos de base sócio-comunitária e os movimentos sociais na sua diversidade.
Quais processos são esses?
( ) A condição de assalariamento define o conjunto de trabalhadores, mas entre eles existem diferenciações.
( ) Proletários são os trabalhadores produtivos que atuam no intercâmbio orgânico com a natureza, seu objeto de trabalho é a natureza ou a natureza já transformada em matéria-prima.
( ) Todo assalariado é trabalhador produtivo, que produz mais-valia a partir da exploração de uma classe sobre a outra.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O assistente social é proprietário de sua força de trabalho especializada.
II. O assistente social ingressa nas instituições empregadoras como parte de um coletivo de trabalhadores.
III. Vive-se uma tensão entre o trabalho controlado e submetido ao poder do empregador, as demandas dos sujeitos de direitos e a relativa autonomia do profissional para perfilar o seu trabalho.
Quais estão corretas?
I. É tomada de forma muito genérica, embora seja usada para definir uma particularidade profissional, assim não se constitui enquanto objeto de trabalho profissional.
II. Na atualidade, no contexto neoliberal, não possui relação com as lutas de classes operárias.
III. Sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem.
Quais estão corretas?
Acerca da política social e de elementos constitutivos da inserção da profissão de assistente social no mundo do trabalho, julgue o item a seguir.
O campo de atuação e intervenção do assistente social nas políticas sociais se apresenta interligado com o projeto ético-político da profissão, mas, ao mesmo tempo, apresenta demandas institucionais que não dialogam com as perspectivas da profissão, exigindo dos profissionais as mediações necessárias para compreensão deste cenário na estruturação de suas estratégias profissionais.