Questões de Concurso Sobre violência e serviço social em serviço social

Foram encontradas 291 questões

Q3182550 Serviço Social
De acordo com Carloto e Damião (2018), a única coisa a ser requisitada para a realização do abortamento em casos de gravidez resultante de estupro é: 
Alternativas
Q3177315 Serviço Social
Em um relacionamento abusivo, o parceiro de uma mulher controla todas as suas redes sociais, impedindo-a de manter contato com amigos e familiares. Além disso, ela foi ridicularizada publicamente em postagens. Considerando o disposto na Lei Maria da Penha, o comportamento descrito caracteriza violência:
Alternativas
Q3177304 Serviço Social
Durante o processo de separação, um homem destruiu os documentos pessoais de sua ex-companheira, impedindo-a de acessar benefícios sociais e direitos trabalhistas. Essa atitude caracteriza violência
Alternativas
Q3166307 Serviço Social

Acerca das formas de violência doméstica praticada contra a mulher, nos termos da Lei Maria da Penha, avalie as proposições:


I.A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.


II.A violência moral, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.


III.A violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q3149490 Serviço Social
O bullying ocorre quando uma pessoa é alvo de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, incluindo atos de:

I.Insultos pessoais.
II.Grafites depreciativos.
III.Expressões preconceituosas.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3144407 Serviço Social
Segundo Corrêa e Torres (2021), a violência obstétrica impacta a saúde das mulheres, podendo ocasionar diversos riscos à sua saúde e à do bebê, como os abaixo citados, EXCETO: 
Alternativas
Q3144405 Serviço Social
Conforme o artigo sobre violência obstétrica de Corrêa e Torres (2021), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3144392 Serviço Social
No que se refere à temática da violência doméstica contra a mulher e ao trabalho do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3144386 Serviço Social
De acordo com Côrrea e Torres (2021), os profissionais de Serviço Social são qualificados e capacitados para enfrentar a violação de direitos. Assistentes sociais podem articular-se com outros membros das equipes de saúde, colaborando em pesquisas e iniciativas voltadas para essa temática, pois essa atuação conjunta é fundamental para promover a proteção e a defesa dos direitos dos indivíduos e comunidades. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3142752 Serviço Social
Conforme estabelecido na Lei Maria da Penha é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar:
Alternativas
Q3142717 Serviço Social
Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Quando compreendida no espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, trata-se da violência no âmbito da: 
Alternativas
Q3099993 Serviço Social
“A violência, de qualquer tipo, contra a criança e adolescentes decorre da relação de poder na qual estão presentes e se confrontam atores/forças com pesos/poderes desiguais e pode ser praticada mediante negligência, violência física, psicológica e sexual, envolvendo causas sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas, aliadas a pouca visibilidade e a impunidade. Em 70% dos casos, a violência ocorre na casa da vítima, pelo pai, padrasto, mãe, avós, familiares.” (MPPA, 2022). Sobre o tema marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3099992 Serviço Social
Complete o espaço e assinale a alternativa correspondente:
“O dia _____________, foi instituído Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, no qual uma criança de oito anos de idade, chamada Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Na época, foram identificados três autores, dois deles, membros de uma tradicional família capixaba, apesar de denunciados, o processo foi anulado e encerrado sem punição.” (MPPA, 2022).
Alternativas
Q3087420 Serviço Social
A violência intrafamiliar é habitualmente tipificada para fins dos registros em violência sexual, violência física e violência psicológica. A maioria dos casos de violência sexual acontece dentro de casa e tem como principais agressores os próprios pais biológicos, membros da família extensa, os companheiros das mães, pessoas próximas da família, presentes frequentemente no espaço doméstico.
Segundo os estudiosos, esses tipos de violência são fenômenos complexos, podendo se encontrar, em cada um, o atravessamento de dois fatores preponderantes, a saber, os atravessamentos 
Alternativas
Q3085146 Serviço Social
Considerando as medidas integradas de prevenção à violência contra a mulher, analise as proposições a seguir.

I- A promoção de estudos e pesquisas, estatísticas e outras informações relevantes, com a perspectiva de gênero e de raça ou etnia, concernentes às causas, às consequências e à frequência da violência doméstica e familiar contra a mulher, para a sistematização de dados, a serem unificados nacionalmente, e a avaliação periódica dos resultados das medidas adotadas.
II- Promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, e a difusão desta Lei e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres.
III- A promoção de programas educacionais que disseminem valores éticos de irrestrito respeito à dignidade da pessoa humana com a perspectiva de gênero e de raça ou etnia.

Constituem medidas integradas de prevenção à violência contra a mulher, conforme a lei Maria da Penha, o que se afirma em:
Alternativas
Q3065694 Serviço Social
A atuação do assistente social com crianças e adolescentes no Sistema de Garantia de Direitos tem como foco: 
Alternativas
Q3040249 Serviço Social
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoa idosa será objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles:
Alternativas
Q3039798 Serviço Social
A Sra. M.F.T. procurou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de sua cidade objetivando obter orientações acerca da violência doméstica que estava sofrendo e de como denunciar o seu companheiro. No decorrer do acolhimento, a Equipe Técnica observou que a Sra. M.F.T. estava sendo vítima de conduta que configura calúnia, difamação ou injúria. Posto isto e fundamentado na Lei Nº 11.340/2006, é correto afirmar que a Sra. M.F.T. está sendo vítima de:
Alternativas
Q3032244 Serviço Social
Em relação à violência, sabe-se que podem ser caracterizadas tipologias e conceitos. Aquela violência que se entende enquanto implícita no próprio metabolismo do capitalismo contemporâneo, que diz respeito às mais diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, trata-se da violência:
Alternativas
Q3010399 Serviço Social
Como parte da campanha “Junho Violeta” que visa conscientizar a população sobre a importância do combate à violência contra as pessoas idosas, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) alerta para os diferentes tipos de violações sofridas pelas pessoas dessa faixa etária. Os casos mais recorrentes incluem violências físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais, abandono e discriminação. Denúncias de violências podem ser feitas por telefone. O canal de atendimento coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MDHC) é gratuito, sigiloso e está disponível 24 horas por dia. Baseado na informação anterior assinale a opção que corresponde aos serviços de denúncia a violência contra pessoa idosa: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: B
6: B
7: D
8: B
9: A
10: A
11: A
12: E
13: D
14: A
15: C
16: D
17: A
18: D
19: C
20: B