Questões de Concurso Sobre violência e serviço social em serviço social

Foram encontradas 302 questões

Q3296678 Serviço Social
As configurações de gênero e de relação entre gerações influenciam a maior ou menor vulnerabilidade e violência no contexto doméstico. Avalie as afirmativas:

I. A lógica patriarcal contribui para formas de opressão contra mulheres, ampliando a exposição à violência.
II. As relações intergeracionais podem gerar choques, sobretudo em situações de dependência do idoso, mas esse fator exerce pouco impacto na dinâmica familiar.
III. Uma abordagem crítica sobre gênero e faixas etárias possibilita o planejamento de intervenções que respeitem diferenças e desestimulem agressões.
IV. Programas socioassistenciais dispensam reflexões sobre gênero, pois o tema é secundário na proteção social.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas: 
Alternativas
Q3238732 Serviço Social
Sobre o tema da violência, no tocante à violência estrutural, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Refere-se aos processos sociais, políticos e econômicos que reproduzem a fome, a miséria e as desigualdades sociais, de gênero e etnia.
( ) Perpetua-se nos processos sócio-históricos, naturaliza-se na cultura e gera privilégios e formas de dominação e oferece um marco à violência do comportamento.
( ) Classifica-se em base na natureza dos atos violentos, caracteriza-se em tipos e se enquadra na categoria de violência interpessoal. 
Alternativas
Q3210141 Serviço Social
A violência sexual praticada por familiar ou responsável, com o qual a criança ou o adolescente convive sob o mesmo teto, tem muitas vezes contado com a complacência dos demais membros da família, sobretudo quando se tratam de companheiros, padrastos ou mesmo o pai biológico, em função de serem considerados os principais ou únicos provedores do sustento de toda a família, ou também por dependência afetiva e até por medo. O combate à violência sexual de crianças e adolescentes implica responsabilização legal dos envolvidos e forte intervenção em rede, envolvendo as políticas públicas. Nessas situações, a Assistência Social situa-se no eixo da atenção, desenvolvendo o trabalho social, visando
Alternativas
Q3177315 Serviço Social
Em um relacionamento abusivo, o parceiro de uma mulher controla todas as suas redes sociais, impedindo-a de manter contato com amigos e familiares. Além disso, ela foi ridicularizada publicamente em postagens. Considerando o disposto na Lei Maria da Penha, o comportamento descrito caracteriza violência:
Alternativas
Q3177304 Serviço Social
Durante o processo de separação, um homem destruiu os documentos pessoais de sua ex-companheira, impedindo-a de acessar benefícios sociais e direitos trabalhistas. Essa atitude caracteriza violência
Alternativas
Q3149490 Serviço Social
O bullying ocorre quando uma pessoa é alvo de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, incluindo atos de:

I.Insultos pessoais.
II.Grafites depreciativos.
III.Expressões preconceituosas.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: UNIFESP Prova: VUNESP - 2024 - UNIFESP - Assistente Social |
Q3225107 Serviço Social

No enfrentamento da violência intrafamiliar e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a prevenção primária está ligada ao impedimento do ato de violência. A secundária está relacionada à atuação junto à família e às instituições, no sentido de promover mudanças nas relações de poder nesses espaços. A prevenção terciária implica questionar o poder cultural, simbólico, imaginário e econômico, envolvendo a mídia, as empresas, as agências governamentais.

Desmontar as violências praticadas contra a criança e o adolescente, a partir desses três níveis de prevenção, sinaliza para a mudança da abordagem do tratamento para o paradigma

Alternativas
Q3197863 Serviço Social
Por Violência Moral compreende-se:
Alternativas
Q3197848 Serviço Social
Um dos objetivos da Assistência Social é constituído por:
Alternativas
Q3182550 Serviço Social
De acordo com Carloto e Damião (2018), a única coisa a ser requisitada para a realização do abortamento em casos de gravidez resultante de estupro é: 
Alternativas
Q3166307 Serviço Social

Acerca das formas de violência doméstica praticada contra a mulher, nos termos da Lei Maria da Penha, avalie as proposições:


I.A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.


II.A violência moral, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.


III.A violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q3144407 Serviço Social
Segundo Corrêa e Torres (2021), a violência obstétrica impacta a saúde das mulheres, podendo ocasionar diversos riscos à sua saúde e à do bebê, como os abaixo citados, EXCETO: 
Alternativas
Q3144405 Serviço Social
Conforme o artigo sobre violência obstétrica de Corrêa e Torres (2021), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3144392 Serviço Social
No que se refere à temática da violência doméstica contra a mulher e ao trabalho do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3144386 Serviço Social
De acordo com Côrrea e Torres (2021), os profissionais de Serviço Social são qualificados e capacitados para enfrentar a violação de direitos. Assistentes sociais podem articular-se com outros membros das equipes de saúde, colaborando em pesquisas e iniciativas voltadas para essa temática, pois essa atuação conjunta é fundamental para promover a proteção e a defesa dos direitos dos indivíduos e comunidades. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3142752 Serviço Social
Conforme estabelecido na Lei Maria da Penha é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar:
Alternativas
Q3142717 Serviço Social
Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Quando compreendida no espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, trata-se da violência no âmbito da: 
Alternativas
Q3099993 Serviço Social
“A violência, de qualquer tipo, contra a criança e adolescentes decorre da relação de poder na qual estão presentes e se confrontam atores/forças com pesos/poderes desiguais e pode ser praticada mediante negligência, violência física, psicológica e sexual, envolvendo causas sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas, aliadas a pouca visibilidade e a impunidade. Em 70% dos casos, a violência ocorre na casa da vítima, pelo pai, padrasto, mãe, avós, familiares.” (MPPA, 2022). Sobre o tema marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3099992 Serviço Social
Complete o espaço e assinale a alternativa correspondente:
“O dia _____________, foi instituído Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, no qual uma criança de oito anos de idade, chamada Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Na época, foram identificados três autores, dois deles, membros de uma tradicional família capixaba, apesar de denunciados, o processo foi anulado e encerrado sem punição.” (MPPA, 2022).
Alternativas
Q3087420 Serviço Social
A violência intrafamiliar é habitualmente tipificada para fins dos registros em violência sexual, violência física e violência psicológica. A maioria dos casos de violência sexual acontece dentro de casa e tem como principais agressores os próprios pais biológicos, membros da família extensa, os companheiros das mães, pessoas próximas da família, presentes frequentemente no espaço doméstico.
Segundo os estudiosos, esses tipos de violência são fenômenos complexos, podendo se encontrar, em cada um, o atravessamento de dois fatores preponderantes, a saber, os atravessamentos 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: C
6: B
7: D
8: B
9: A
10: A
11: C
12: B
13: D
14: B
15: A
16: A
17: A
18: E
19: D
20: A