Questões de Concurso
Comentadas sobre lógicas de programação em algoritmos e estrutura de dados
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Considere o algoritmo a seguir, apresentado na forma de uma pseudolinguagem e que implementa uma certa funcionalidade, para responder às questões de números 50 e 51.
Início
- as [
- asd Tipo TM = matriz[1..4, 1..4] de inteiros;
- asdas Inteiro: c, i, j, k;
- asda TM: Mat;
- asdas c ← 1;
- asdasd Para i de 1 até 4 faça
- asd[
- as Se (c é ímpar)
- asd[
- asas Então
- asd[ c ← c + 3*i;
- asd Para j de 1 até 4 faça
- ad[
- asdMat[i,j] ← i + j + c;
- a]
- ,]
- asas Senão
- ,[
- asasddc ← c + 2*i + 1
- asdasd; Para k de 1 até 4 faça
- [
- asdasdiiaMat[i,k] ← i + k - c;
- aaaad]
- aasa]
- aaa]
- ii,,]
- ,]
- Fim.
A comunicação entre funções de um programa com o restante do programa pode ser feita por meio de passagem e retorno de valores. O método em que uma cópia da variável é passada para a função, e que pode ser usada e também alterada dentro da função, porém sem que isso altere o conteúdo da variável original, é denominado
Considere o algoritmo a seguir, apresentado na forma de uma pseudolinguagem e que implementa uma certa funcionalidade, para responder às questões de números 50 e 51.
Início
- as [
- asd Tipo TM = matriz[1..4, 1..4] de inteiros;
- asdas Inteiro: c, i, j, k;
- asda TM: Mat;
- asdas c ← 1;
- asdasd Para i de 1 até 4 faça
- asd[
- as Se (c é ímpar)
- asd[
- asas Então
- asd[ c ← c + 3*i;
- asd Para j de 1 até 4 faça
- ad[
- asdMat[i,j] ← i + j + c;
- a]
- ,]
- asas Senão
- ,[
- asasddc ← c + 2*i + 1
- asdasd; Para k de 1 até 4 faça
- [
- asdasdiiaMat[i,k] ← i + k - c;
- aaaad]
- aasa]
- aaa]
- ii,,]
- ,]
- Fim.
O maior e o menor valor armazenados após a execução do algoritmo na matriz Mat são, respectivamente,
Considere o algoritmo a seguir, apresentado na forma de uma pseudolinguagem e que implementa uma certa funcionalidade, para responder às questões de números 50 e 51.
Início
- as [
- asd Tipo TM = matriz[1..4, 1..4] de inteiros;
- asdas Inteiro: c, i, j, k;
- asda TM: Mat;
- asdas c ← 1;
- asdasd Para i de 1 até 4 faça
- asd[
- as Se (c é ímpar)
- asd[
- asas Então
- asd[ c ← c + 3*i;
- asd Para j de 1 até 4 faça
- ad[
- asdMat[i,j] ← i + j + c;
- a]
- ,]
- asas Senão
- ,[
- asasddc ← c + 2*i + 1
- asdasd; Para k de 1 até 4 faça
- [
- asdasdiiaMat[i,k] ← i + k - c;
- aaaad]
- aasa]
- aaa]
- ii,,]
- ,]
- Fim.
Após a execução do algoritmo, o número de posições da matriz Mat que foram atualizadas é igual a
Utiliza-se uma rede neural recorrente para aprender o processo de assimilação, que por sua vez é treinada a partir dos estados de um sistema dinâmico e de seus resultados de assimilação correspondentes. Tais redes neurais recorrentes são implementadas com o uso de funções de ativação, que introduzem não linearidades às saídas dos neurônios das redes.
Assinale a opção que menos se adequa às características esperadas para funções de ativação.
1. (__) Vetores (arrays bidimensionais) e matrizes (arrays unidimensionais) são estruturas de dados que permitem armazenar e manipular coleções de dados de forma eficiente.
2. (__) Fluxogramas são representações gráficas de algoritmos, utilizando símbolos padronizados para denotar diferentes tipos de instruções ou operações (como processos, decisões, entrada/saída de dados, entre outros).
3. (__) Ao utilizar uma sintaxe simplificada e próxima da língua nativa do aprendiz, o Portugol permite uma compreensão mais intuitiva dos conceitos fundamentais de programação, como variáveis, estruturas de controle e lógica de programação.
A sequência CORRETA é:
I- + (mais). II- ou. III- não. IV- < (menor). V- = (igual).
São operadores lógicos:
Analise o algoritmo abaixo, que foi escrito no software VisuAlg 3.0:
algoritmo "cálculo_média"
var
qtd, cont, soma, media: inteiro
inicio
soma <- 0
leia(qtd)
para cont de 1 ate qtd faca
soma <- soma + cont
fimpara
media <- soma / cont
escreva(media)
fimalgoritmo
I. É correto afirmar que algoritmo é todo conjunto de regras e conceitos necessários para criar códigos que serão interpretados e executados por um computador.
II. É correto afirmar que lógica de programação é uma sequência lógica de ações cujo objetivo é resolver um problema.
Marque a alternativa CORRETA:
( ) Estuda-se o enunciado do problema para definir os dados de entrada, o processamento e os dados de saída.
( ) Usa-se fluxogramas ou português estruturado para descrever o problema com suas soluções.
( ) O algoritmo é transformado em códigos da linguagem de programação escolhida para se trabalhar.
Está correto o que se afirma em
Julgue o item a seguir, relativo a algoritmos de linguagem de programação.
As funções predefinidas nas linguagens de programação
devem ser modificadas pelo desenvolvedor do sistema, de
forma a adaptá-las aos tipos de dados que se quer utilizar.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Considere o algoritmo a seguir, escrito em uma variação simplificada de PORTUGOL:
algoritmo Valores
var inteiros A,B,C
leia(A)
leia(B)
C = A
A = B
B = C
imprima(A)
imprima(B)
fim_algoritmo
Testando para os valores de entrada 4, para a variável A,
e 8 para a variável B, os valores de saída são:
Considere a seguinte situação hipotética. Uma estrada liga, em linha reta, três cidades A, B e C. Na cidade A, uma placa indica: B a 7 km e C a 10 km. Em B, há uma placa que indica: A a 5 km e C a 7 km. Na cidade C, uma placa indica: A a 10 km e B a 2 km. Sabe-se que, em uma das cidades, todas as indicações estão erradas e, em outra, há uma indicação errada e outra correta (não obrigatoriamente nesta ordem). Nessa situação, é correto afirmar que a distância entre as cidades A e B é de 7 km e que a distância entre B e C é de 3 km.
O próximo número da sequência 12, 13, 15, 18, 22, 27, 33 é o número 49.