Questões de Concurso Sobre usabilidade em arquitetura de software

Foram encontradas 193 questões

Q3162897 Arquitetura de Software
Um mapa de jornada do usuário ajuda a documentar e visualizar a experiência passo a passo que alguém tem com um produto ou serviço, do início ao fim. Ele lista as diferentes ações que os usuários realizam para atingir seu objetivo. Tais ações são organizadas em ordem cronológica, frequentemente apresentadas como uma linha do tempo. O início da jornada está à esquerda e o fim à direita, com todas as etapas intermediárias. Acerca dos mapas de jornada do usuário, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3162894 Arquitetura de Software
Os percursos constituem uma abordagem alternativa à avaliação heurística para prever os problemas dos usuários sem realizar testes com eles. Como o nome sugere, os percursos buscam percorrer uma tarefa no sistema e anotar as características de usabilidade problemáticas. Com relação ao percurso cognitivo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3162893 Arquitetura de Software
Modelos conceituais baseados em atividades fazem parte do design de interação e ajudam a estruturar a comunicação entre o usuário e o sistema, orientando como as tarefas e interações são realizadas. Esses modelos permitem que os designers alinhem a interface e as funcionalidades às expectativas e necessidades do usuário, garantindo uma experiência de interação mais intuitiva e eficiente. Considere a interação abaixo entre um cliente e um sistema bancário:

Usuário: "Oi, preciso saber o meu saldo."
Sistema: "Claro! Qual é o número da sua conta?"
Usuário: "12345-6."
Sistema: "Seu saldo atual é de R$ 2.500,00. Precisa de mais alguma coisa?"
Usuário: "Sim, gostaria de ver as últimas duas transações."
Sistema: "Aqui estão suas duas últimas transações: compra no mercado R$ 150,00, transferência recebida R$ 500,00. Precisa de mais alguma coisa?"
Usuário: "Não, obrigado."
Sistema: "De nada! Estou aqui se precisar."

Acerca dessa interação, é correto afirmar que se trata de qual tipo de atividade?
Alternativas
Q3162892 Arquitetura de Software
A usabilidade é geralmente considerada como um fator que assegura que os produtos são fáceis de usar, eficientes e agradáveis, da perspectiva do usuário. Implica otimizar as interações estabelecidas pelas pessoas com produtos interativos, de modo a permitir que realizem suas atividades no trabalho, na escola e em casa. Mais especificamente, a usabilidade pode ser dividida em um conjunto de metas. Sabendo disso, assinale o item que apresenta corretamente algumas metas da usabilidade.
Alternativas
Q3162889 Arquitetura de Software
Usabilidade pode ser definida como a medida de qualidade da experiência do usuário ao interagir com um produto ou sistema, seja um site, um software, uma tecnologia móvel ou qualquer dispositivo operado pelo usuário. Em qual das afirmativas evidencia-se um problema de usabilidade?
Alternativas
Q3162881 Arquitetura de Software
A avaliação heurística de Nielsen é um método de inspeção usado em design de interfaces para identificar problemas de usabilidade. Ele é baseado em um conjunto de 10 heurísticas de usabilidade, propostas por Jakob Nielsen, que funcionam como diretrizes para avaliar a eficácia, eficiência e satisfação de uma interface. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das heurísticas de Nielsen. 
Alternativas
Q3162877 Arquitetura de Software
De acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web (WCAG, do inglês Web Content Accessibility Guidelines), versão 2.2, assinale a alternativa que apresenta todos os princípios fundamentais do WCAG.
Alternativas
Q3161371 Arquitetura de Software
Um analista realiza um teste de usabilidade em uma aplicação recém-desenvolvida. Após identificar que os usuários têm dificuldade em localizar informações importantes, ele decide adotar uma prática de design centrada no usuário para reorganizar os elementos da interface e tornar as informações mais fáceis de encontrar. Assinale a alternativa que apresenta a solução mais eficiente para alcançar esse objetivo.
Alternativas
Q3161370 Arquitetura de Software
Um site governamental está sendo desenvolvido com o objetivo de ser acessível a todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiências visuais, motoras e outras necessidades específicas. Além disso, o site deve proporcionar uma experiência de uso intuitiva e eficiente para todos os usuários. Assinale a alternativa que apresenta práticas essenciais para garantir a acessibilidade e usabilidade do site.
Alternativas
Q3095189 Arquitetura de Software
Na usabilidade de software, a IHC tem como objetivo principal:
Alternativas
Q3033980 Arquitetura de Software

A respeito de usabilidade e acessibilidade na Internet, julgue o próximo item. 


As diretrizes da WCAG determinam que deve ser mantido o contexto da aplicação quando um componente diferente recebe o foco do usuário. 

Alternativas
Q3033979 Arquitetura de Software

A respeito de usabilidade e acessibilidade na Internet, julgue o próximo item. 


Segundo a WCAG, sugestões para a correção de erros de entrada de dados devem ser apresentadas ao usuário, independentemente do propósito do conteúdo. 

Alternativas
Q3033978 Arquitetura de Software

A respeito de usabilidade e acessibilidade na Internet, julgue o próximo item. 


Conforme a WCAG, o princípio denominado perceptível determina que os componentes de interface devem ser compreensíveis para o usuário. 

Alternativas
Q3033977 Arquitetura de Software

A respeito de usabilidade e acessibilidade na Internet, julgue o próximo item. 


Uma das diretrizes da WCAG estabelece que qualquer conteúdo não textual deve ser apresentado ao usuário com alternativa textual. 

Alternativas
Q3033976 Arquitetura de Software

A respeito de usabilidade e acessibilidade na Internet, julgue o próximo item. 


Captchas apresentados para confirmar que o acesso está sendo feito por humano devem prover formas alternativas acessíveis a usuários com deficiência. 

Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Designer Gráfico |
Q2908899 Arquitetura de Software

Sobre a USABILIDADE, nos softwares, mar-que com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.


( ) Alguns princípios devem orientar o pro-cesso de desenvolvimento de um site. Dentre eles, pode-se enumerar: fomentar a antecipação, dar autonomia ao usuário, sensação de estabilidade, evitar proble-mas com as cores, consistência, elemen-tos “automáticos coerentes”, aumentar a eficiência do usuário, olhar e escolher, contato direto, realimentação e diálogo, oferecer reversibilidade, a lei de Fitts, re-duzir o tempo de espera, reduzir a curva de aprendizagem, usar metáforas ade-quadamente, proteger o trabalho dos usu-ários, boa legibilidade da interface, fazer uma interface visível.


( ) A usabilidade refere-se à capacidade de um software ser compreendido, aprendido e utilizado, e ser atraente para o usuário, em condições específicas de uso.


( ) A usabilidade depende do usuário que reconhecerá, entenderá e manipulará o aparelho em função dos seus conheci-mentos e da capacidade de uso que o aparelho oferece, e do aparelho, que será entendido e manipulado pelo usuário de acordo com o design da interface que o designer proporciona.


( ) No modelo mental estabelecido por Felipe Romero, onde o usuário ativa o seu mo-delo mental obtendo diferentes tipos de informação, têm-se: informação percepti-va, informação funcional, informação hie-rárquica e informação sequencial.


( ) Existem vários sinônimos para o termo usabilidade e um deles é acessibilidade.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2754856 Arquitetura de Software

Os princípios da usabilidade e da acessibilidade remetem, entre outros aspectos, para a criação de páginas e sítios da web que possam ser usadas pelo maior número possível de pessoas, com ou sem deficiências. Desse modo, a noção de usabilidade sugere:

Alternativas
Q2745901 Arquitetura de Software
O reconhecimento e a recuperação de memória são cruciais em interfaces de usuário porque reduzem a carga cognitiva, facilitam a navegação e melhoram a eficiência.
Em face do exposto, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2745900 Arquitetura de Software
As heurísticas de Nielsen são um conjunto de dez princípios gerais para o design de interfaces de usuário, desenvolvidos por Jakob Nielsen, um dos pioneiros no campo da usabilidade.
Acerca das heurísticas de Nielsen, considere as seguintes afirmações:

I. Os usuários geralmente executam ações por engano. Eles precisam de uma “saída de emergência” claramente marcada para abandonar a ação indesejada sem ter que passar por um processo extenso.
II. É dever do design manter os usuários sempre informados acerca do que está ocorrendo por meio de feedback adequado dentro de uma janela razoável de tempo.
III. Boas mensagens de erro são importantes, mas os melhores designs evitam cuidadosamente a ocorrência de problemas.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2745897 Arquitetura de Software
No contexto da usabilidade, deve-se planejar o comportamento do sistema frente a possíveis erros do usuário.
Com base nas recomendações da Cartilha de Usabilidade para Sítios e Portais do Governo Federal - Projeto Padrões Brasil eGov, analise as afirmações a seguir.

I. As mensagens de erro devem ser visíveis; porém, quando não for possível apresentar uma mensagem, deve-se mostrar apenas o código de erro para o usuário.
II. O sistema deve oferecer sugestões de termos próximos quando o termo digitado na busca não for encontrado.
III. Ao detectar um erro em um formulário, o sistema deve limpar automaticamente todos os campos, de modo que o usuário possa reiniciar sem a interferência do erro detectado.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: B
6: D
7: D
8: B
9: D
10: C
11: C
12: E
13: E
14: C
15: C
16: D
17: B
18: C
19: E
20: B