Questões de Concurso Comentadas sobre diagrama de casos de uso em engenharia de software

Foram encontradas 131 questões

Q3060537 Engenharia de Software
Em projetos de desenvolvimento de software há uma necessidade de estreitamento entre os profissionais de tecnologia e os stakeholders demandantes. O processo de modelagem de uma nova solução a comunicação é um dos fatores críticos de sucesso. Diante do cenário, muitas tecnologias e conceitos foram criados ao longo dos anos para auxiliar nessa demanda. A (Unified Modeling Language) – UML, tem esse objetivo. Sobre ela marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2913059 Engenharia de Software
Assinale a alternativa que contém os relacionamentos possíveis em um Diagrama de Casos de Uso.
Alternativas
Q2762432 Engenharia de Software
A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) é uma linguagem utilizada na área de Engenharia de Software para especificar, visualizar e documentar os artefatos de sistemas mais elaborados. UML possui um conjunto de diferentes diagramas que auxiliam a representar tanto as estruturas quanto os comportamentos de um sistema. Assinale a alternativa que apresenta um diagrama utilizado pela UML.
Alternativas
Q2498255 Engenharia de Software
Qual diagrama da UML é usado para representar o sistema de uma forma geral, sendo possível a visualização dos atores e das funções?
Alternativas
Q2485872 Engenharia de Software
A linguagem de modelagem unificada (UML), cujo padrão atual é o 2.5, é amplamente utilizada para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema de software intensivo. Relacione os tipos de diagramas UML a seguir a suas respectivas características. 

1. Diagrama de caso de uso. 2. Diagrama de implantação. 3. Diagrama de classes. 4. Diagrama de comunicação.

( ) Focaliza a estrutura do sistema de software e são úteis para mostrar a distribuição física de um sistema de software entre plataformas de hardware e ambientes de execução.
( ) Usado para modelar classes, incluindo seus atributos, operações e relações e associações com outras classes, a UML adota o diagrama de classe, ele fornece uma visão estática ou estrutural do sistema.
( ) Ajuda a determinar a funcionalidade e as características do software sob o ponto de vista do usuário.
( ) Também é conhecido como “diagrama de colaboração” na UML 1.X. Os objetos que interagem são representados por retângulos. As associações entre objetos são representadas por linhas ligando os retângulos. Normalmente, há uma seta apontando para um objeto no diagrama, que inicia a sequência de passagem de mensagens.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2480606 Engenharia de Software

Relacione as técnicas de elicitação e especificação de requisitos às suas respectivas definições:


1. Entrevistas

2. Etnografia

3. Histórias e Cenários

4. Casos de Uso

( ) Identifica os atores envolvidos, as funcionalidades principais, bem como a interação entre atores e funcionalidades do sistema

( ) Identifica características sobre o sistema (ou processo) atual e sobre o sistema que será desenvolvido a partir de questionamento aos stakeholders

( ) Descreve situação de uso do sistema, com informações como: ator(es); pré-condição; fluxo normal; fluxos alternativos; e pós-condição.

( ) Técnica de observação onde o analista (engenheiro de requisitos) se insere na organização do cliente, observa o trabalho no dia a dia e anota as tarefas dos funcionários


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Q2408316 Engenharia de Software

Um dos diagramas da UML representa graficamente por meio dos atores as funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que interagem com ele. É uma ferramenta que corresponde a uma visão externa do sistema e tem por objetivo ilustrar em um nível alto de abstração quais elementos externos interagem com que funcionalidades do sistema.


Essa ferramenta é conhecida como diagrama de:

Alternativas
Q2389074 Engenharia de Software
Ciente de que, no âmbito da iniciação do desenvolvimento de um projeto de software, um dos passos mais importantes da Engenharia de Requisitos é a modelagem do escopo do sistema, um gerente avaliou o uso do Diagrama de Casos de Uso.
Entre as características que tornam o Diagrama de Casos de Uso adequado para essa modelagem está a de representar a(s)
Alternativas
Q2352322 Engenharia de Software

Julgue o item a seguir, relativo aos elementos da modelagem funcional baseada na UML.


Um diagrama de sequência da UML complementa o caso de uso por meio de uma representação gráfica do fluxo de interação em um cenário específico, representando como o sistema reage a eventos internos. 

Alternativas
Q2339833 Engenharia de Software
O Diagrama de Caso de Uso é uma representação gráfica que descreve uma interação específica entre o sistema e seus atores, destacando as funcionalidades que o sistema oferece. No contexto da UML, é possível empregar casos de uso de extensão, simbolizados com uma seta pontilhada estereotipada com a palavra extend. Considerando o uso de extensão nos Casos de Uso, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2337298 Engenharia de Software
Os diagramas de casos de uso são modelos simples para documentar de forma esquemática as funções de um sistema a partir do ponto de vista do usuário.
Sobre os elementos de modelagem dos diagramas de casos de uso definidos pela UML 2.5.1, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2297044 Engenharia de Software
Uma equipe de administradores de banco de dados está preparando um projeto de banco de dados. No momento, estão construindo o modelo de dados que apresenta a realidade em um nível bem próximo do entendimento de usuários comuns, com o mais alto grau de abstração e baseado no levantamento de requisitos do sistema. Um diagrama útil para representar esse modelo de dados é o:
Alternativas
Q2295423 Engenharia de Software
UML é uma sigla para uma linguagem visual, utilizada na modelagem de sistemas orientadas a objetos. Um processo de desenvolvimento que utilize a UML envolve a criação de diversos diagramas, sendo dois descritos a seguir:
I. É uma ferramenta utilizada desde o nível de análise até o de especificação, onde os atributos correspondem à descrição dos dados armazenados pelos objetos de uma classe e as operações correspondem à descrição das ações que os objetos de uma classe sabem realizar. Para representar o fato de que os objetos podem se relacionar uns com os outros, existe um outro elemento que é a associação, que, por sua vez, representa relacionamentos formados durante a execução do sistema.
II. É uma ferramenta que possibilita a representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que interagem com ele, sendo parte integrante da especificação de requisitos que molda os requisitos funcionais do sistema. Na sua representação emprega atores e os relacionamentos entre estes.

As ferramentas descritas em I e II são conhecidos, respectivamente, como diagramas de
Alternativas
Q2287877 Engenharia de Software
A Unified Modeling Language™ (UML®) é uma linguagem de modelagem visual padrão para os analistas de negócios, arquitetos de software e desenvolvedores, empregada para descrever, especificar, projetar e documentar processos de negócios novos ou existentes, estrutura e comportamento de artefatos de sistemas de software. Sobre diagramas UML, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2255164 Engenharia de Software
Em relação à linguagem de modelagem unificada (UML) e aos diagramas utilizados na Análise Orientada a Objetos, julgue o item.
O diagrama de classes é uma representação visual da estrutura estática do sistema, mostrando as classes, seus atributos e métodos, bem como as relações entre elas.
Alternativas
Q2254284 Engenharia de Software
A UML representa o desenvolvimento de novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bom entendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também aprender a modelar a Orientação a Objetos. Nesse aspecto, é correto afirmar:
Alternativas
Q2253502 Engenharia de Software
Sobre o Diagrama de Caso de Uso da UML, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2252519 Engenharia de Software
É correto afirmar sobre diagrama de caso de uso:
I - Um caso de uso define as interações entre atores externos e o sistema em consideração para atingir um objetivo. II - Os atores devem ser capazes de tomar decisões, e precisam ser humanos. III - Um ator pode ser uma pessoa, uma empresa, uma organização, IV - Um ator pode ser um programa de computador ou um sistema informático - hardware, software ou ambos.
Alternativas
Q2251519 Engenharia de Software
O diagrama de Caso de Uso 
Alternativas
Q2233005 Engenharia de Software

Acerca da UML, de padrões de projeto e de arquitetura, julgue o item seguinte.


No diagrama de casos de uso a seguir, mostra-se a sequência em que as funcionalidades são executadas pelos atores, especialmente no que se refere ao fato de que, ao se acionar finalizar compra, aciona-se obrigatoriamente a funcionalidade informar endereço. 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: B
5: C
6: D
7: D
8: E
9: E
10: B
11: C
12: D
13: A
14: A
15: C
16: A
17: E
18: D
19: B
20: E