Questões de Concurso
Comentadas sobre diagrama de classes em engenharia de software
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1. Diagrama de caso de uso. 2. Diagrama de implantação. 3. Diagrama de classes. 4. Diagrama de comunicação.
( ) Focaliza a estrutura do sistema de software e são úteis para mostrar a distribuição física de um sistema de software entre plataformas de hardware e ambientes de execução.
( ) Usado para modelar classes, incluindo seus atributos, operações e relações e associações com outras classes, a UML adota o diagrama de classe, ele fornece uma visão estática ou estrutural do sistema.
( ) Ajuda a determinar a funcionalidade e as características do software sob o ponto de vista do usuário.
( ) Também é conhecido como “diagrama de colaboração” na UML 1.X. Os objetos que interagem são representados por retângulos. As associações entre objetos são representadas por linhas ligando os retângulos. Normalmente, há uma seta apontando para um objeto no diagrama, que inicia a sequência de passagem de mensagens.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem visual utilizada para especificar, visualizar, construir e documentar artefatos de sistemas de software, como estruturas, comportamentos e processos. Ela oferece um conjunto de notações gráficas padronizadas que permitem aos desenvolvedores e aos analistas de sistemas comunicar ideias complexas de forma clara e eficaz.
Disponível em: https://www.uml.org/. Acesso em: 20 fev. 2024.
Na UML, o diagrama é mais apropriado para representar a interação entre objetos em um sistema durante um determinado período de tempo é o diagrama de:
(i) quando uma classe Q estender da classe P; e (ii) quando uma classe R faz parte do mesmo pacote da classe P.
Assim, tanto objetos do tipo da classe Q como da classe R poderão acessar o método que está na classe P.
Na situação descrita, o tipo de visibilidade a ser usado é o
Nesse caso, o tipo de relacionamento entre as classes P e Q que deve ser modelado em um diagrama de classe da UML é o relacionamento de
Considerando a linguagem de modelagem unificada (UML) e os diagramas utilizados na análise orientada a objetos, julgue o item.
O diagrama de classes é utilizado para ilustrar a estrutura estática de um sistema, mostrando as classes, seus atributos e
como se relacionam entre si (por exemplo, associações e heranças).
Qual situação, em código, representa, de maneira adequada, tal ideia de relacionamento entre essas classes?
Acerca de orientação a objetos, julgue o item subsequente.
O “problema do diamante”, que surge quando uma classe
herda de duas classes que compartilham uma mesma classe
pai, não resulta em conflitos de métodos ou ambiguidades na
resolução de herança múltipla.
Acerca de orientação a objetos, julgue o item subsequente.
Considere-se que, em um encapsulamento de uma classe
de nome Carro para um sistema de automóveis, exista
um atributo privado de nome quilometragem. Nesse
caso, ao se fornecerem métodos públicos do tipo
obter_quilometragem() e atualizar_quilometragem(),
protegem-se detalhes internos da classe Carro.
I. É uma ferramenta utilizada desde o nível de análise até o de especificação, onde os atributos correspondem à descrição dos dados armazenados pelos objetos de uma classe e as operações correspondem à descrição das ações que os objetos de uma classe sabem realizar. Para representar o fato de que os objetos podem se relacionar uns com os outros, existe um outro elemento que é a associação, que, por sua vez, representa relacionamentos formados durante a execução do sistema.
II. É uma ferramenta que possibilita a representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que interagem com ele, sendo parte integrante da especificação de requisitos que molda os requisitos funcionais do sistema. Na sua representação emprega atores e os relacionamentos entre estes.
As ferramentas descritas em I e II são conhecidos, respectivamente, como diagramas de
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em
I. uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um; II. o polimorfismo das operações é uma conseqüência da relação de herança entre classes; III. se um objeto A está associado a um objeto B e B está associado a mais de um objeto C, então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto A.
É correto o que consta APENAS em