Questões de Concurso
Comentadas sobre modelos de sistemas de informação em engenharia de software
Foram encontradas 12 questões
a arquitetura de um ambiente BI, o componente que armazena dados orientado a assunto, integrado, variante no tempo e não volátil que Bia deve implementar é o:
O Capability Maturity Model Integration for Development (CMMI-DEV) é um modelo de referência que descreve as melhores práticas associadas ao desenvolvimento e à manutenção de produtos e serviços. Ele fornece um conjunto abrangente de diretrizes e recomendações para melhorar os processos de desenvolvimento de software e aumentar a maturidade organizacional. Uma das características importantes do CMMI-DEV é a distinção entre modelo de maturidade e modelo de capacidade.
Disponível em: <https://resources.sei.cmu.edu/library/assetview.cfm?assetid=656750>. Acesso em: 20 fev. 2024.
No contexto do Capability Maturity Model Integration for Development (CMMI-DEV v2.0), a diferença entre o modelo de maturidade e o modelo de capacidade está descrita em:
Os sistemas de informação permitem cinco atividades, que são as seguintes:
I- Abordagem na qual um grande número de componentes, previamente disponíveis, são integrados.
II- Abordagem na qual as atividades fundamentais dos processos são representadas como fases distintas e bem definidas.
III- Abordagem na qual as atividades dos processos são intercaladas de modo que o programa é uma série de versões, cada uma com mais funcionalidades que a anterior.
Assinale a alternativa que traz a CORRETA associação entre os modelos de processo com suas respectivas definições.
I. Representação dos objetos II. Observação dos objetos III. Entendimento dos conceitos IV. Verificação de fidelidade e coerência V. Validação do modelo
Com relação a engenharia de software, julgue o item que segue.
Os requisitos não-funcionais de um sistema descrevem todas as interações desse sistema com seu ambiente. Esses requisitos independem da implementação de uma solução para o problema do cliente.
Um modelo de análise foca nos requisitos funcionais e não funcionais, além de considerar aspectos das linguagens de programação que serão usadas na implementação. O modelo é organizado em subsistemas, que interagem via métodos especificados em interfaces.
No gerenciamento do ciclo de vida de um software, o processo de desenvolvimento (processo básico) objetiva estabelecer os requisitos dos componentes e suas interfaces em um sistema.