Questões de Concurso Sobre scrum em engenharia de software

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Q3111807 Engenharia de Software
Julgue o seguinte item, a respeito de engenharia de software.

No Scrum, as sprints ocorrem de maneira linear: ao final de cada uma, é feita uma sprint review para analisar o que foi feito; em seguida, a sprint restropective analisa pontos positivos e negativos e realiza possíveis mudanças.
Alternativas
Q3110968 Engenharia de Software
Em relação a metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue o item subsequente.

No Scrum, a sprint retrospective é a etapa na qual o cliente (usuário) identifica as mudanças mais úteis para melhorar a eficácia do produto; essas mudanças podem ser adicionadas ao sprint backlog da próxima sprint pelo product owner.
Alternativas
Q3110967 Engenharia de Software
Em relação a metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue o item subsequente.

No Scrum, o product backlog é uma lista ordenada e emergente do que é necessário para melhorar o produto.
Alternativas
Q3110966 Engenharia de Software
Em relação a metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue o item subsequente.

No Scrum, a sprint review visa inspecionar o resultado da sprint e determinar as adaptações futuras, caso necessário, e é executada após a sprint ser finalizada.
Alternativas
Q3104085 Engenharia de Software
A respeito de Kanban e Scrum, julgue os itens a seguir. 
O Kanban e o Scrum utilizam sprints no planejamento e na distribuição de tarefas.
Alternativas
Q3099848 Engenharia de Software
Segundo O Guia do Scrum, versão 2020, em português, a Daily Scrum é um evento que deve acontecer todos os dias úteis de uma Sprint para os Developers do Scrum Team. Qual é o tempo de duração diário recomendado para esse evento?
Alternativas
Q3095188 Engenharia de Software
O Scrum é uma metodologia ágil e nele existe, por padrão, um papel desempenhado por quem vai designar as tarefas a serem realizadas pelo time de desenvolvimento. Que papel é esse?
Alternativas
Q3089960 Engenharia de Software
Em relação aos eventos e aos artefatos do framework Scrum, analise as afirmativas a seguir.

I. O backlog do produto é um documento preenchido antes do início do projeto e que não sofre alterações mesmo que os desejos do cliente mudem ao longo do tempo.
II. A reunião diária, daily Scrum, é um evento de curta duração que permite identificar impedimentos, melhorar as comunicações, promover rápida tomada de decisões e reduzir a necessidade de outras reuniões ao longo do dia.
III. A reunião de revisão da Sprint é um evento em que são definidas as histórias de usuário que serão trabalhadas naquela Sprint.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3089959 Engenharia de Software
Em relação às características do time Scrum, analise as afirmativas a seguir.

I. O time Scrum é um pequeno grupo de pessoas em que o dono do produto é o superior hierárquico do Scrum Master e dos desenvolvedores.

II. O Scrum Master é o responsável pela efetividade do time Scrum, permitindo que o time melhore suas práticas dentro do framework Scrum.

III. Os desenvolvedores são as pessoas comprometidas a criar qualquer aspecto de um incremento utilizável em cada Sprint.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3086551 Engenharia de Software

A engenharia de software é o ramo da ciência da computação que se preocupa com o desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de software de maneira eficiente e eficaz. Esse processo envolve o uso de práticas e técnicas específicas para garantir a alta qualidade e escalabilidade dos sistemas desenvolvidos. Programação para web é uma das principais áreas de desenvolvimento de software, permitindo a criação de aplicações que são executadas em navegadores, com base em linguagens como HTML, CSS, e JavaScript. A lógica de programação e as técnicas de programação são fundamentais para a criação de algoritmos eficientes, garantindo que o código seja executado corretamente e com alta performance, seguindo princípios de modularidade, reutilização e manutenibilidade.


Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:

A engenharia de software utiliza metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, para organizar o desenvolvimento de sistemas de forma iterativa e incremental, garantindo maior flexibilidade e adaptação às mudanças de requisitos ao longo do ciclo de vida do projeto.
Alternativas
Q3069057 Engenharia de Software
Considerando o Guia do Scrum, versão 2020 (scrumguides.org), em português, analise as assertivas abaixo sobre os Scrum Teams da metodologia ágil Scrum:

I. São multifuncionais, o que significa que os membros têm todas as habilidades necessárias para criar valor a cada Sprint.
II. São compostos de até quatro pessoas: um Product Owner, um Scrum Master e um ou dois Developers.
III. São autogerenciáveis, o que significa que decidem internamente quem faz o que, quando e como.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3060538 Engenharia de Software
Dany trabalha em uma startup que desenvolve jogos para a web, sua equipe faz uso de diversos métodos, guia de melhores práticas, conceitos, metodologias, ferramentas, tecnologias e frameworks para a execução dos trabalhos. Diante do exposto marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3058081 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Para a metodologia XP, as user stories não contêm todos os detalhes sobre a funcionalidade, mas devem ser capazes de transmitir um pouco sobre a necessidade do negócio. 

Alternativas
Q3058080 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Em Scrum, a Definição de Pronto é específica para um item ou para um grupo de itens. 

Alternativas
Q3058079 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


De acordo com a metodologia Scrum, o Product Owner é uma lista de itens selecionados do alto do Product Backlog para o desenvolvimento do Incremento do Produto no Sprint, adicionada de um plano de como esse trabalho será realizado. 

Alternativas
Q3058078 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Na BPMN, o círculo com borda grossa representa o fim do processo. 

Alternativas
Q3058077 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Na BPMN, as atividades em um processo podem ser definidas como uma sequência de passos. 

Alternativas
Q3057495 Engenharia de Software
O objetivo do Scrum é prover uma forma mais rápida, confiável e eficiente de desenvolver softwares na indústria de tecnologia. Nesse sentido, o Scrum proporciona aos participantes uma atuação com visão crítica, capaz de lidar com mudanças e de sugerir modificações para melhorar a produtividade como um todo. Dentre os papéis dos participantes definidos pelo Scrum, um deles foca no retorno do investimento e no valor agregado para o cliente, buscando entender o produto, os objetivos de negócio e as necessidades dos diferentes interessados (stakeholders), para tomar as melhores decisões quanto à prioridade das tarefas do backlog do produto.

Essa é a descrição do papel da(o
Alternativas
Q3048861 Engenharia de Software
Um engenheiro está liderando um projeto para melhorar a eficiência dos processos de segurança em uma grande empresa de manufatura. Ele decide adotar práticas de intraempreendedorismo e metodologias ágeis para envolver a equipe e resolver problemas complexos de forma eficaz.

Qual das seguintes abordagens integra essas práticas e metodologias para alcançar os objetivos do projeto?
Alternativas
Q3047950 Engenharia de Software
Metodologia Ágil é uma abordagem utilizadas para gerenciar e executar projetos de desenvolvimento de software, com foco na flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor. No contexto da Metodologia Ágil Scrum, a seguinte atividade é realizada durante a cerimônia de "Sprint Retrospective":
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: E
6: B
7: B
8: B
9: E
10: C
11: C
12: B
13: C
14: E
15: E
16: C
17: C
18: D
19: E
20: C