Questões de Concurso Sobre circuitos em engenharia de telecomunicações

Foram encontradas 187 questões

Q3207577 Engenharia de Telecomunicações
Uma rede tipo L é utilizada para casar um gerador V1 com impedância de saída R2= 100 Ω com uma carga resistiva com impedância R1=1k Ω, conforme ilustrado na Figura 1: 



Imagem associada para resolução da questão


Conforme demonstra a rede ilustrada, os valores do indutor L1 e capacitor C1 para realizar este casamento são, respectivamente,
Alternativas
Q3207576 Engenharia de Telecomunicações
O transistor de junção bipolar (TBJ) foi inventado em 1948 nos laboratórios Bell, sendo suplantado pelos transistores de efeito de campo (MOSFET) em meados dos anos 1970. Ainda assim, o TBJ continua sendo bastante utilizado em muitas aplicações que demandam circuitos analógicos, tanto integrados quanto discretos, como aplicações de radiofrequência.

Dos fatores abaixo, qual NÃO limita a utilização de um transistor de junção bipolar em altas frequências (acima de dezenas de MHz)? 
Alternativas
Q3207575 Engenharia de Telecomunicações
Linhas de transmissão de microstrip são, atualmente, muito utilizadas em circuitos integrados de micro-ondas, pois permitem maior flexibilidade e projetos mais compactos do que os projetos utilizando cabos coaxiais.
Sobre estruturas de microstrip, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3036028 Engenharia de Telecomunicações
A carta de Smith desenvolvida por Phillip H. Smith no final da década de 1930 é uma ferramenta gráfica consolidada no setor de telecomunicações, sendo utilizada para
Alternativas
Q3036010 Engenharia de Telecomunicações
A Transformada Discreta de Fourier (DFT) é uma versão da transformada de Fourier aplicável a sinais discretos, sendo especialmente útil em sistemas digitais. A Transformada Rápida de Fourier (FFT) é uma versão mais rápida da DFT que elimina redundâncias dos cálculos da DFT. A maioria das implementações da FFT utilizam o algoritmo de Cooley-Tukey, conferindo celeridade ao cálculo da transformada de Fourier em sistemas computacionais modernos. Nesse contexto, sabendo que N é o número de amostras consideradas para a DFT, a complexidade computacional da DFT é de O(N2 ), ao passo que da FFT é de 
Alternativas
Q3036001 Engenharia de Telecomunicações
Na literatura de engenharia de telecomunicações, os circuitos digitais utilizados nos sistemas de telecomunicações são comparados aos circuitos analógicos em termos de suas vantagens e desvantagens. São exemplos de vantagens dos circuitos digitais sobre os circuitos analógicos a
Alternativas
Q2525912 Engenharia de Telecomunicações
O campo elétrico de uma onda plana é dado por E(z,t) = 2,0 cos(2 π · 108 t – bz) az V/m, em que az é o versor da direção z. Ela propaga-se no ar que tem impedância intrínseca η0 = 120π Ω. Esta onda incide normalmente em um disco de 20 m de diâmetro. A potência incidente no disco, em watts, é
Alternativas
Q2525897 Engenharia de Telecomunicações

Considere o circuito da figura a seguir em que todos os dispositivos são ideais.




Imagem associada para resolução da questão



A potência dissipada no resistor de 50 kΩ é

Alternativas
Q2525896 Engenharia de Telecomunicações
Um circuito sintonizador simples para rádio FM pode ser construído usando-se um circuito RLC série com um capacitador variável. Supondo que a indutância seja de 2 µH, qual deve ser a capacitância para que o rádio esteja sintonizado em 100 MHz? Utilize p ≈ 3.
Alternativas
Q2327014 Engenharia de Telecomunicações

Sabe-se que uma função temporal f(t), formada por um pulso retangular de amplitude A e de largura t, centrado na origem do eixo dos tempos, tem a sua transformada de Fourier, que é a função complexa F(ω), calculada assim: 



Imagem associada para resolução da questão



onde a função: Sa (x) = sen (x) / x   é conhecida como FUNÇÃO SAMPLE.

Agora, considere a função temporal g(t), mostrada no gráfico da Figura a seguir, formada por dois pulsos retangulares deslocados no tempo.


Imagem associada para resolução da questão




Com base nos dados do gráfico e nas informações dadas, aplicando-se as propriedades daTranformada de Fourier, obtém-se a expresão de G(ω), que é a Transformada de Fourier de g(t), expressa por: 

Alternativas
Q2327013 Engenharia de Telecomunicações
Um sistema Linear e Invariante no Tempo (LIT) tem, como entrada, o sinal x(t) e, como saída, o sinal y(t). A dinâmica desse sistema é modelada matematicamente pela seguinte equação diferencial:

Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se as condições iniciais nulas e aplicando-se na entrada desse sistema um degrau unitário, a resposta y(t), após atingir o regime permanente, vai
Alternativas
Q2327012 Engenharia de Telecomunicações

Um sistema Linear, Discreto, Invariante no Tempo e causal, que tem, como entrada, o sinal x(n) e, como saída, o sinal y(n), é representado pela equação de diferenças de segunda ordem mostrada a seguir.


y(n) - 3y(n-1) + 2y(n-2) = x(n) - 3x(n-1)


Considerando-se as condições iniciais nulas e aplicando-se as propriedades da Transformada Z, a Função de Transferência desse sistema, que relaciona Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Q2326999 Engenharia de Telecomunicações

O sinal x1 (t) = cos(2π f0t) é multiplicado pelo sinal x2 (t) cuja transformada de Fourier é X2 (f) = (1+j2π f)-1 , onde j =  -1.


O sinal resultante dessa multiplicação, expresso no domínio da frequência, é

Alternativas
Q2326993 Engenharia de Telecomunicações
Um sinal discreto no tempo é formado pela sequência x(0) = 1 , x(1) = 2 , x(2) = -1, sendo x(n) = 0 para n ∉ {0 , 1 , 2}. Esse sinal x(n) é aplicado como entrada a um sistema linear e invariante no tempo, também discreto, cuja resposta ao impulso é dada por h(-1) = 1 , h(0) = 2 , h(1) = 2, e h(n) = 0 quando n ∉ {-1 , 0 , 1}.
O sinal produzido na saída do sistema é a sequência y(n), na qual o valor de y(0) é
Alternativas
Q2326989 Engenharia de Telecomunicações
Na Figura a seguir, encontra-se o gráfico de módulo do diagrama de resposta em frequência de uma função de transferência racional, correspondente a um circuito.


Imagem associada para resolução da questão

O grau relativo de uma função de transferência racional é a diferença entre os graus dos polinômios do denominador e do numerador.
Analisando-se o gráfico e considerando-se a faixa de frequência apresentada, o grau relativo dessa função de transferência é de 
Alternativas
Q2326988 Engenharia de Telecomunicações

Considere um sinal periódico, com período T, representado por uma série de Fourier, isto é: 


Imagem associada para resolução da questão



com ω0=  2π / T. Se f(t) corresponde ao sinal periódico da forma



Imagem associada para resolução da questão



com f(t) = f(t+T), então, com relação à sua série de Fourier, verifica-se que

Alternativas
Q2326986 Engenharia de Telecomunicações
Seja G(s) a função de transferência de um circuito, que relaciona dois sinais de tensão, conforme apresentado na Figura a seguir.  



Imagem associada para resolução da questão




Na entrada do circuito, é colocada uma fonte DC de 12V e a chave C. Em t = 0, a chave C é fechada.
Qual deverá ser a expressão matemática que representa a tensão Vo na saída do circuito, em volts, para t ≥ 0?
Alternativas
Q2326979 Engenharia de Telecomunicações
O circuito do tipo LC possibilita a operação em duas frequências distintas da antena tipo monopolo, como mostrado na Figura abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se que as dimensões físicas do circuito LC, Imagem associada para resolução da questão são desprezíveis, as frequências de operação, em MHz, dessa antena monopolo são, aproximadamente:
Alternativas
Q2326978 Engenharia de Telecomunicações
Uma fábrica possui dois prédios em seu complexo. Cada prédio tem uma central telefônica convencional digital que atende a todos os assinantes locais. A conexão entre as placas de tronco digital das duas centrais é realizada por um par de fibras ópticas por onde trafegam dois tributários E1.
O número máximo de ligações fixas locais simultâneas entre dois assinantes localizados em prédios distintos é igual a
Alternativas
Q2326977 Engenharia de Telecomunicações
Uma antena possui impedância igual a 40 - j36 Ω e eficiência de radiação igual a 80% na frequência de 8 GHz. Sabendo-se que j = √ - 1 , a resistência de radiação, em Ω, é igual a
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: C
6: A
7: B
8: D
9: B
10: E
11: E
12: B
13: E
14: C
15: D
16: E
17: B
18: E
19: D
20: C