Questões de Concurso
Comentadas sobre fundamentos básicos do setor de telecomunicações em telecomunicações
Foram encontradas 37 questões
Os hubs ativos regeneram o sinal, o que permite abranger maiores distâncias quando comparados com os hubs inteligentes, que não regeneram o sinal, mas realizam a gerência e a seleção de conexões.
Acerca de dispositivos semicondutores, julgue o item seguinte.
Um PUT é um tipo especial de transistor de unijunção.
Uma memória ROM com 13 linhas de endereço e 8 linhas de dados é uma memória não-volátil com capacidade de armazenamento de 2.048 bytes.
O número 237decimal corresponde ao número 11101101binário .
O número 725octal corresponde ao número 1D5hexadecimal .
O número D9hexadecimal corresponde ao número 217decimal.
Considerando que, em um sistema de instrumentação, um sinal x(t) seja adquirido à taxa de amostragem de 1 kHz, com resolução de 16 bits, julgue os itens que se seguem.
Se for gravada uma seqüência de 2.048 amostras
consecutivas de x(t), a FFT, calculada com base nessas
amostras, poderá ser utilizada para se estimar o espectro
de freqüências do trecho correspondente do sinal.
Se os dados possuem longas sequências de 1, a codificação NRZ-L é a indicada pela sua capacidade de sincronização.
O sinal digital com codificação Manchester possui transições no meio do intervalo para identificar os bites 1 e 0 do dado digital.
Um sistema de comunicação comercial é um sistema administrado por empresas, normalmente privadas, que cobram pelos serviços prestados em telecomunicações.
Com relação a tipos de antenas e propagação de onda eletromagnética, julgue o item seguinte.
Considere que um feixe de luz incida, a partir do espaço livre, em um obstáculo de vidro cujo índice de refração é √2. Nesse caso, para que o feixe de luz seja completamente refletido, o ângulo de incidência deverá ser inferior a 60 graus, com relação à normal à interface.
Suponha‐se que um sinal analógico, com componente de frequência máxima no valor de 8 KHz, seja digitalizado por meio de um conversor analógico‐digital de 9 bits. Nesse caso, obedecendo ao comprometimento mínimo de fidelidade ao sinal analógico digitalizado, o conversor analógico‐digital gerará, em sua saída, uma taxa de dados de 144 kbps.
As operadoras de celulares utilizam a faixa de 2.600 MHz para prover serviço de banda larga, utilizando redes de quarta geração. A liberação dessa faixa de frequência encontra‐se prevista no PMGU.
O Plano Geral de Metas para Universalização (PMGU) do serviço de telefonia fixa, em seu artigo 3.º, especifica o uso de faixas de frequência de 450 MHz para atendimento a áreas rurais e regiões remotas.