Questões de Concurso Público Prefeitura de Teotônio Vilela - AL 2019 para Professor - História
Foram encontradas 30 questões
Leia as afirmativas a seguir:
I. A independência dos EUA teve forte influência iluminista, sendo considerada o primeiro movimento inspirado por esses ideais que tomou grande proporção, a ponto de influenciar posteriormente a Revolução Francesa. Porém, no caso dos Estados Unidos (assim como em todo o continente americano), o pensamento liberal do iluminismo chegou de forma adaptada e permitiu algumas concessões. No caso norte americano, o grande destaque foi a manutenção da escravidão, que contrastava com o fato de os EUA serem considerados a “primeira democracia moderna”.
II. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve selecionar materiais de fontes de informação diferentes para que sejam estudados em sala de aula.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem capazes de identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços.
II. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem capazes de conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A figura de Getúlio Vargas está indelevelmente associada às conquistas dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos. Prova disso é que seu principal legado foi a edição de normas de proteção ao trabalho, conhecida como Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. Ainda na área trabalhista, Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), o Ministério da Justiça e o salário mínimo (1940), a carteira profissional, a jornada semanal de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas.
II. Espera-se que ao final do Ensino Fundamental os alunos devem ser capazes de reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os registros históricos sobre o Egito Antigo permitem identificar uma forte aproximação de suas manifestações artísticas para com a esfera religiosa. Dessa forma, são várias as ocasiões em que percebemos a arte dessa civilização envolta por alguma concepção espiritual, uma vez que era evidente nessa sociedade impedir a vida após a morte confortável para seus soberanos, considerados verdadeiros deuses.
II. Espera-se que ao final do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, ignorando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em quaisquer momentos históricos nacionais.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Com a Revolução Francesa, caem o absolutismo, o regime feudal, os privilégios hereditários da nobreza, e a Igreja se separa do estado. A Revolução Francesa tornou-se tão significativa que alguns historiadores colocam-na como marco divisor da história, evento que marca a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. A Revolução Francesa, vista em seu conjunto, compreende quatro fases, ou, por que não, quatro Revoluções distintas: a Revolta da Armada; a Inconfidência Liberalista, que dá inicio à Revolução; a República Jacobina; e a Quarta Revolução (1795-1799).
II. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem capazes de questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Arte Gótica é posterior à Arte Românica, e fora desenvolvida no período denominado de Baixa Idade Média (século III ao VII). Diferente da Arte Românica, a Gótica revelou maior leveza e abertura. Ou seja, se compararmos a arquitetura dos dois períodos, notamos que no estilo gótico, as construções usufruíam de paredes muito grossas. Outro fator que diferencia esses dois estilos é que é que as entradas, seja das igrejas ou dos mosteiros, já incluíam mais aberturas desde janelas e portas. Em geral, essas janelas eram muito estreitas, enquanto na Arte Gótica elas se tornaram maiores e em grande quantidade, permitindo, então, a entrada da luz. Podemos dizer ainda que nesse período prevaleceu os arcos de volta-quebrada e as ogivas.
II. Espera-se que ao final do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os principais estilos de arquitetura explorados na Grécia Antiga foram: o Jônico, o Dórico e o Falésio. Eles eram diferenciados principalmente pelo feitio da extremidade superior das colunas, o capitel. No estilo Jônico, destaca-se o uso evidente dos traços de elegância e beleza. Sua estrutura delgada revela uma ligação entre o interior e o exterior do templo e entre as paredes e os suportes.
II. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve evitar propor que os estudos realizados se materializem em produtos culturais, como livros, murais, exposições, teatros, maquetes, quadros cronológicos, mapas etc.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Roma Antiga constituiu-se como uma civilização com uma ampla produção cultural e muitos avanços em diversos campos do conhecimento. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Desse povo adquirimos um legado significativo: o direito romano, até os dias atuais presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem à língua portuguesa.
II. A pintura e a escultura, no Egito Antigo, obedeciam a modelos rígidos de representação da figura humana. Nos seus desenhos e entalhes em pedra, a forma humana era proibida de ser representada em visão frontal do olho e dos ombros, ou mesmo em perfil de cabeça, braços e pernas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem capazes de reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade, apenas.
II. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem capazes de organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, impedindo que os mesmos possam formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Espera-se que ao final do Ensino Fundamental os alunos sejam capazes de valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades.
II. A Idade Média teve início na Europa a partir das invasões bárbaras, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. O período medieval se caracteriza, dentre inúmeros aspectos, pela economia ruralizada, pelo enfraquecimento comercial, pela supremacia da Igreja Católica, pelo sistema de produção feudal e pela sociedade hierarquizada.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os gregos trouxeram grandes contribuições para o mundo ocidental, sobretudo, no que diz respeito às artes. Os artistas gregos buscavam representar, por meio das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos.
II. Em 1789, teve início a República dos Estados Unidos, cujo primeiro presidente foi George Washington. A Constituição desse país foi proclamada em 1787, prevendo um Estado do tipo República Federativa Presidencialista, com a tripartição dos poderes (executivo, legislativo e judiciário).
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Espera-se que ao final do Ensino Fundamental os alunos sejam incapazes de utilizar diferentes fontes de informação histórica para leituras críticas.
II. O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico. Os contornos e as definições que são dados a esses três conceitos sempre impedem o educando de desenvolver qualquer conhecimento sobre a história ou mesmo de desenvolver uma visão crítica sobre a própria realidade. Assim, é importante que o professor distinga algumas dessas possíveis conceituações.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, evitando criar momentos de trocas de informações e opiniões.
II. São conteúdos comuns às temáticas históricas, no Ensino Fundamental, entre outros: a busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa bibliográfica, imagens etc.) e a análise de documentos de diferentes naturezas, mas não a troca de informações sobre os objetos de estudo.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A origem de Roma possui uma explicação mitológica por meio da história de Rômulo e Remo. Segundo a qual, os gêmeos foram jogados no rio Tigre, na Itália, e resgatados por uma loba, que os amamentou. Posteriormente, foram criados por um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria, exatamente, Roma.
II. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. Próxima a essas construções, também pode se destacar a existência da famosa esfinge do faraó Quéfren.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. São conteúdos comuns às temáticas históricas, no Ensino Fundamental: a comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico; a formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados; o registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas etc.; o conhecimento e o uso de diferentes medidas de tempo.
II. Na noite do dia 10 de novembro de 1937, através do programa a Hora do Brasil, Getúlio Vargas fez um discurso à nação, justificando as medidas que tomava ao dar um golpe de estado e impor ao país um regime ditatorial que passou à história como “Estado Novo”. Vargas, sob o pretexto de um falso plano de tomada do poder pelos comunistas - o “Plano Cohen”, decretou o fechamento do Congresso Nacional e de todas as casas legislativas e impôs uma nova Constituição, de inspiração nitidamente corporativa e fascista e que teve como parâmetro o modelo constitucional da Polônia, razão pela qual foi logo apelidada de “A Polaca”.
III. O Estado Novo, no Brasil, é definido por muitos historiadores como uma ditadura civil que contou com o apoio dos militares. Foi o maior recesso parlamentar da história política do país, com duração de dezoito anos, onde o Presidente passou a legislar através de decretos-lei. O Estado Novo durou até 1945, quando Vargas foi deposto pelos militares que antes o apoiavam. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem capazes de valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
II. A crença na vida após a morte motivava o povo do Egito Antigo a construir tumbas, estatuetas, vasos e mastabas que representavam sua concepção do além-vida. As primeiras tumbas egípcias buscavam realizar uma reprodução fiel da residência de suas principais autoridades. Em contrapartida, as pessoas sem grande projeção eram enterradas em construções mais simples que, em certa medida, indicavam o prestígio social do indivíduo.
III. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve propor novos questionamentos, informando os educandos sobre dados desconhecidos e organizando pesquisas e investigações que estimulem os alunos a ignorar os fatos históricos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os egípcios formaram uma sociedade extremamente religiosa, sentimento este que determinou suas práticas culturais e sociais. Uma delas, por exemplo, compreendia a crença na imortalidade. Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornaria para o corpo, porém o retorno à vida não aconteceria se o corpo do moribundo fosse conservado.
II. A Independência dos Estados Unidos, ou Revolução Americana, foi um marco na História Mundial. Influenciada pelos ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, influenciaria até mesmo a Revolução Francesa, assim como influenciou as independências das colônias da América Latina.
III. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos, que receberam esta nomenclatura por seus líderes serem da região da Gironda, sudoeste da França, eram moderados e apoiavam grupos econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos, por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças revolucionárias. Receberam este nome por reunirem-se em um convento de frades jacobinos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No contexto da Revolução Francesa, o Comitê de Salvação Pública utilizou o terror como instrumento de defesa nacional e revolucionária, pois restaurou a autoridade do Estado, impondo uma economia dirigida que garantiu recrutamento, armamento, alimentação e a vitória dos exércitos revolucionários contra a contrarrevolução interna e os opositores externos. Assim, a política de defesa nacional e revolucionária do Comitê de Salvação Pública mostrou-se um governo de guerra eficaz, em seu contexto.
II. Nas dinâmicas das atividades, o professor de História deve avaliar as informações históricas às quais os alunos têm acesso, identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões.
III. As atividades escolares relacionadas ao ensino e aprendizagem de história ao longo do Ensino Fundamental devem contribuir para que os alunos se tornem incapazes de utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros.
Marque a alternativa CORRETA:
Didática e docência
A análise do ato didático destaca uma relação dinâmica entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo. A partir desses elementos pode-se fazer algumas perguntas importantes: Para que ensinar? O que ensinar? Quem ensina? Para quem se ensina? Como ensinar? Sob que condições se ensina? Estas perguntas definem os elementos constitutivos da didática e formam, de fato, o seu conteúdo.
A relação entre o professor e o aluno, voltada basicamente à formação intelectual, implica aspectos psíquicos e socioculturais. Se forem considerados não apenas o professor, mas outros educadores, é possível ver que outras áreas de conhecimento ligadas ao ambiente escolar contribuem para o processo de ensino. Como por exemplo a teoria da organização escolar, a administração escolar, os meios de comunicação, a propaganda etc. Assim, o processo de ensino envolve uma relação social, pois professor e alunos pertencem a grupos sociais. Assim como a escola e a sala de aula são grupos sociais envolvendo uma dinâmica de relações internas.
Fonte: http://bit.ly/2k9lezK (com adaptações)
Com base no texto 'Didática e docência', leia as afirmativas a seguir:
I. No texto, o autor afirma que a didática traz grandes benefícios para a relação entre o professor e o aluno. Defende-se, ao longo do texto, que a didática, enquanto ciência, deve buscar a compreensão dos fatores sociais que permitem ao aluno aprender e, com isso, o professor deve evitar estar inserido em qualquer dinâmica social relacionada ao processo de ensino ou ao ambiente escolar.
II. Na perspectiva do autor, a relação entre o professor e o aluno tem por objetivo, exclusivamente, a formação intelectual, não devendo haver qualquer dinâmica social entre esses dois grupos. Dessa forma, o autor explica que o objeto da didática pode ser entendido como a busca pelo conhecimento, apenas, sem criar qualquer vínculo entre os indivíduos envolvidos nessa busca.
III. De acordo com o texto, a relação entre o professor, o aluno e o conteúdo é fundamental para compreender o conteúdo e os elementos constitutivos da didática. O texto afirma, ainda, que outras áreas de conhecimento, como a administração escolar, também contribuem para o processo de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:
Didática e docência
A análise do ato didático destaca uma relação dinâmica entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo. A partir desses elementos pode-se fazer algumas perguntas importantes: Para que ensinar? O que ensinar? Quem ensina? Para quem se ensina? Como ensinar? Sob que condições se ensina? Estas perguntas definem os elementos constitutivos da didática e formam, de fato, o seu conteúdo.
A relação entre o professor e o aluno, voltada basicamente à formação intelectual, implica aspectos psíquicos e socioculturais. Se forem considerados não apenas o professor, mas outros educadores, é possível ver que outras áreas de conhecimento ligadas ao ambiente escolar contribuem para o processo de ensino. Como por exemplo a teoria da organização escolar, a administração escolar, os meios de comunicação, a propaganda etc. Assim, o processo de ensino envolve uma relação social, pois professor e alunos pertencem a grupos sociais. Assim como a escola e a sala de aula são grupos sociais envolvendo uma dinâmica de relações internas.
Fonte: http://bit.ly/2k9lezK (com adaptações)
Com base no texto 'Didática e docência', leia as afirmativas a seguir:
I. No texto, o autor afirma que o processo de ensino envolve uma relação social, pois professores e alunos pertencem a grupos sociais diferentes. Assim como a escola e a sala de aula são grupos sociais envolvendo uma dinâmica de relações internas. O autor afirma, ainda, que a relação entre o professor e o aluno é voltada basicamente à formação intelectual e implica aspectos psíquicos e socioculturais.
II. De acordo com o autor, os conceitos de didática e docência estão relacionados, mas possuem particularidades. A didática, explica o autor, trata da investigação sobre os aspectos psíquicos e socioculturais que afetam a relação entre o professor e o conhecimento. A docência, por outro lado, refere-se à prática cotidiana de busca por motivação para os estudos, por parte do aluno, no ambiente escolar.
III. De acordo com o texto, a teoria da organização escolar, a administração escolar, os meios de comunicação, a propaganda, as notícias, as mídias digitais, as novas tecnologias, a interculturalidade e o orçamento escolar são as principais estratégias utilizadas pelo professor para prover o conhecimento ao aluno. A esse conjunto bem definido de estratégias atribui-se a nomenclatura de didática escolar.
Marque a alternativa CORRETA: