Questões de Concurso Público Prefeitura de Gravatá - PE 2020 para Arquiteto

Foram encontradas 18 questões

Q1673168 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. As características físicas dos blocos cerâmicos de vedação são as seguintes: a massa seca; a taxa de condutividade inerente; e o índice de absorção d’água. II. São características geométricas do bloco cerâmico de vedação: as medidas das faces; a espessura dos septos e paredes externas dos blocos; o grau de enrijecimento diagonal; a planeza das faces; e a área bruta. III. O bloco cerâmico de vedação não deve apresentar defeitos sistemáticos, tais como quebras, superfícies irregulares ou deformações que impeçam o seu emprego na função especificada. As características visuais do bloco cerâmico face-à-vista devem atender aos critérios de avaliação da aparência especificados.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673169 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. O bloco cerâmico de vedação deve ser fabricado por conformação plástica de matéria-prima argilosa, contendo ou não aditivos, e queimado a elevadas temperaturas. II. O bloco cerâmico de vedação deve trazer, obrigatoriamente, gravado em uma das suas faces externas, a identificação do fabricante e do bloco, em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5 mm de altura, sem que prejudique o seu uso. III. O bloco de amarração, na alvenaria de vedação, é o bloco com características que permitem a amarração das paredes entre si, sem interferir na modulação.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673170 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. Na alvenaria de vedação, o bloco cerâmico principal é o bloco mais usado na elevação das paredes e pertence a uma família de blocos cerâmicos, cujo comprimento é um múltiplo do módulo dimensional M menos 1 cm. II. Para atender às exigências da norma ABNT 7122, no Brasil, todo bloco utilizado em projetos de alvenaria deve ser confeccionado em Polietileno tereftalato, ou outro material equivalente, pois é necessário que esse bloco possa resistir a elevadas temperaturas e não seja inflamável. III. A canaleta J, na alvenaria de vedação, é um componente com seção em forma de J, sem paredes transversais. A canaleta U, por sua vez, é um componente com seção em forma de U, sem paredes transversais, que permite a construção de cintas de amarração, vergas e contravergas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673171 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. O conceito de elemento de enchimento designa o elemento construtivo destinado a suportar o concreto de capeamento e aliviar o peso-próprio da laje, com característica de ruptura frágil ou dúctil, disposto entre vigotas e capaz de resistir às solicitações previstas durante fase de trabalho, conforme ABNT NBR 14859-2. II. A norma ABNT NBR 14859-1 autoriza a utilização de fibras para o controle de fissuração e a diminuição da retração, indicada em um projeto. Essa norma recomenda, ainda, que as fibras sejam utilizadas em substituição à armadura principal, preferencialmente. III. A altura do painel treliçado, na definição da norma ABNT NBR 14859-1, é a distância entre o plano inferior e o plano superior do painel treliçado, sendo que o topo do banzo superior da armadura treliçada determina o plano superior.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673172 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. O mini painel treliçado, conforme a definição da norma ABNT NBR 14859-1, é o elemento pré-fabricado estrutural, com largura de até 400 mm, constituído de concreto estrutural e pelo menos cinco armaduras treliçadas eletrossoldadas, capaz de alojar, quando necessário, uma armadura principal ativa superior de tração (telas ou fios ou barras). II. A altura da vigota, conforme definido pela norma ABNT NBR 14859-1, é a distância entre o plano inferior e o plano superior da vigota, sendo que, no caso de vigota treliçada, o topo do banzo superior da armadura treliçada determina o plano superior. III. Para as vigotas treliçadas, os mini painéis treliçados e os painéis treliçados, a norma ABNT NBR 14859-1 exige a colocação de espaçadores, tendo a distância entre si definida segundo a rigidez oferecida pela armadura treliçada a ser utilizada em cada projeto, com a finalidade de garantir a redução da tração centesimal diagonal sobre o eixo frontal da base reversa do obra e, ao mesmo tempo, garantir o cobrimento da armadura conforme especificado em projeto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673173 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. A flecha do elemento pré-fabricado, conforme definido pela norma ABNT NBR 14859-1, representa o deslocamento vertical medido a partir do plano inferior do elemento pré-fabricado, resultante das deformações ocorridas durante fase de trabalho, incluindo o lançamento do concreto adicionado na obra até seu o início de pega. II. O intereixo de vigotas pré-fabricadas representa a distância entre eixos das vigotas pré-fabricadas estruturais de concreto, aplicável somente às lajes nervuradas, considerando a presença dos elementos inertes, enchimento e forma, quando aplicáveis, conforme ABNT NBR 14859-2. III. À luz da norma ABNT NBR 14859-1, para vigotas com armadura simples ou comum, exige-se a colocação de espaçadores distantes entre si, no mínimo a cada 750 mm, com a finalidade de garantir o posicionamento das armaduras durante a concretagem na fabricação, sendo também um recurso para garantir o cobrimento da armadura, conforme especificado em projeto. Ainda de acordo com essa norma, os espaçadores não devem distar a mais de 1500 mm, conforme ABNT NBR 9062, considerando a classe de agressividade adequada segundo o ambiente e a utilização da obra.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673174 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. A entidade de terceira parte, conforme definido pela norma ABNT NBR 14859-1, deve ser composta por corpo técnico habilitado para avaliar se as entidades fabricam, comercializam e distribuem os produtos em conformidade com as Normas Brasileiras, utilizando um laboratório próprio, o qual é dispensado de possuir acreditação ou certificação por qualquer entidade. II. O intereixo de mini painéis e painéis pré-fabricados, de acordo com a definição da norma ABNT NBR 14859-1, é o valor inteiro ou a fração da largura do elemento pré-fabricado estrutural de concreto, quando aplicado às lajes constituídas de mini painel ou painel treliçado, com ou sem presença do elemento de enchimento. III. A laje pré-fabricada, conforme definido pela norma ABNT NBR 14859-1, é o elemento estrutural plano, constituído por elementos pré-fabricados, estruturais e inertes de enchimento e/ou de forma permanente, armaduras e concreto complementar de obra, podendo ser maciço, nervurado unidirecional seção “T”, nervurada unidirecional seção duplo “T”, nervurada bidirecional também seção “T” e nervurada bidirecional seção duplo “T”, capaz de vencer vão e suportar carregamento conforme especificações de projeto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673175 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. A altura do mini painel treliçado, de acordo com a definição dada pela norma ABNT NBR 14859-1, é a distância entre o plano inferior e o plano superior do mini painel treliçado, sendo que o topo do banzo superior da armadura treliçada determina o plano superior. II. A pré-laje, como definido pela norma ABNT NBR 14859-1, é o termo genérico utilizado para designar placas pré-fabricadas, constituídas de concreto estrutural e armaduras, que integram aos demais componentes a serem adicionados em obra, que conjuntamente constituem as lajes. São caracterizadas por diversos sistemas estruturais ou construtivos. III. O painel treliçado, conforme a definição da norma ABNT NBR 14859-1, é o elemento pré-fabricado estrutural, com largura inferior a 400 mm, constituído de concreto estrutural e armaduras treliçadas eletrossoladas, capaz de alojar, quando necessário, armadura passiva inferior de tração principal e secundária (como telas, fios ou barras).
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673176 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. A altura do elemento de enchimento, conforme especificado pela norma ABNT NBR 14859-2, representa a sexta parte da distância entre o plano inferior e o plano superior do elemento de enchimento. II. O elemento pré-fabricado não estrutural, de acordo com a norma ABNT NBR 14859-2, é um elemento reagente, de constituição ácida, fabricado fora do local de uso final, considerado como colaborante no cálculo de resistência e rigidez da laje. III. O elemento de enchimento lajota, de acordo com as disposições da norma ABNT NBR 14859-2, é o elemento de enchimento caracterizado por uma ruptura frágil ou dúctil, a ser disposto entre vigotas, capaz de resistir às solicitações previstas durante a fase de trabalho, proporcionando alívio no peso próprio da laje acabada e permitindo obter a seção final conforme projeto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673177 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. O elemento de enchimento, de acordo com a norma ABNT NBR 14859-2, é o elemento pré-fabricado não estrutural, fabricado com materiais inertes diversos, sendo maciços ou vazados, intercalados entre as vigotas ou dispostos sobre os mini painéis e painéis, com a função de reduzir o volume de concreto e o peso próprio da laje e de servir como fôrma para o concreto complementar. II. O elemento de enchimento caixão perdido, conforme definição da norma ABNT NBR 14859-2, é o elemento de enchimento caracterizado por ruptura frágil ou dúctil, com geometria prismática retangular, desprovido de abas de encaixe, a ser disposto entre armaduras treliçadas e apoiado sobre o concreto da base dos mini painéis ou painéis treliçados, capaz de resistir às solicitações previstas durante a fase de trabalho, proporcionando alívio no peso próprio da laje acabada e permitindo obter a seção final conforme projeto. III. A carga de trabalho, conforme especificado pela norma ABNT NBR 14859-2, compreende as cargas incidentes sobre a laje durante a fase de trabalho (montagem, operação, incidência e concretagem), até que o concreto complementar alcance a resistência definida pelo projeto estrutural, somado ainda o peso dos equipamentos, móveis e materiais postos sobre a laje.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673181 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. No projeto de instalação elétrica de uma edificação, o projetista deve evitar dimensionar e definir o tipo dos condutores e condutos. II. O conceito de transmissão, no contexto de um sistema elétrico, refere-se apenas ao transporte de energia elétrica do dispositivo de acionamento até um eletrodoméstico. III. Ao planejar as instalações elétricas, não é necessário ao projetista conhecer a localização dos pontos de utilização em baixa tensão.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673185 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a impedir a fixação dos aparelhos sanitários por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções. II. O projeto de alvenaria estrutural deve ser bem detalhado, já compatibilizado com os projetos adicionais e todas as informações necessárias para que os profissionais envolvidos na sua execução possam realizar o trabalho adequadamente. III. Nas instalações elétricas de uma edificação, o cabeamento não deve incluir os condutores responsáveis por conectar a fonte às cargas elétricas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673201 Arquitetura
Projeto arquitetônico e a construção civil
(Alagoas, 2017)

Segundo Dinsmore e Cavalieri (2003 apud NOGUEIRA, 2012), projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produto e serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter duração de alguns dias ou vários anos.
Pode-se definir projeto como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2012).
Conforme a ISO 10.006 Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos (ABNT, 2000), entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário.
Define-se projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. Trata-se de um processo de criação de um produto (MELHADO, 1994 apud RUFINO, 2011).
Rufino (2011) afirma que para atender as necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor de custos, funcionalidade, tecnologias construtivas, construtibilidade e satisfação do usuário. Sendo assim, responsável por todos os parâmetros que vão definir o empreendimento.
Adesse e Salgado (2006) defendem que sem um correto e completo projeto arquitetônico todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de acordo com a resolução número 51 de 2013 define projeto arquitetônico como sendo uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode-se definir projeto arquitetônico como sendo a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado. Através dele é possível planejar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas nesse processo. Assim, o objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente possíveis problemas de execução do projeto em pauta e garantindo que o projeto saia como planejado (TAVARES, 2015).
Analisado os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas. Essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade.

(Etapas do projeto arquitetônico para execução de obras de engenharia civil: comparação entre dois estudos de caso em Maceió - AL / Mariana Ferreira Silva Ribeiro, Thaysa Sarmento de Moraes Siqueira. Maceió, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fJINaG. Adaptado.)
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Para o PMI, um projeto é elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos infinitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle, conforme pode ser percebido a partir da leitura cuidadosa das informações do texto. II. Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação, afirma o texto. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673202 Arquitetura
Projeto arquitetônico e a construção civil
(Alagoas, 2017)

Segundo Dinsmore e Cavalieri (2003 apud NOGUEIRA, 2012), projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produto e serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter duração de alguns dias ou vários anos.
Pode-se definir projeto como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2012).
Conforme a ISO 10.006 Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos (ABNT, 2000), entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário.
Define-se projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. Trata-se de um processo de criação de um produto (MELHADO, 1994 apud RUFINO, 2011).
Rufino (2011) afirma que para atender as necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor de custos, funcionalidade, tecnologias construtivas, construtibilidade e satisfação do usuário. Sendo assim, responsável por todos os parâmetros que vão definir o empreendimento.
Adesse e Salgado (2006) defendem que sem um correto e completo projeto arquitetônico todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de acordo com a resolução número 51 de 2013 define projeto arquitetônico como sendo uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode-se definir projeto arquitetônico como sendo a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado. Através dele é possível planejar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas nesse processo. Assim, o objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente possíveis problemas de execução do projeto em pauta e garantindo que o projeto saia como planejado (TAVARES, 2015).
Analisado os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas. Essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade.

(Etapas do projeto arquitetônico para execução de obras de engenharia civil: comparação entre dois estudos de caso em Maceió - AL / Mariana Ferreira Silva Ribeiro, Thaysa Sarmento de Moraes Siqueira. Maceió, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fJINaG. Adaptado.)
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Após a análise do texto, é possível inferir que, conforme a definição da ISO 10.006, entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos. II. O objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente os possíveis problemas de execução do empreendimento em pauta e garantir que o projeto apresente qualidade com um custo acima do previsto, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673203 Arquitetura
Projeto arquitetônico e a construção civil
(Alagoas, 2017)

Segundo Dinsmore e Cavalieri (2003 apud NOGUEIRA, 2012), projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produto e serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter duração de alguns dias ou vários anos.
Pode-se definir projeto como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2012).
Conforme a ISO 10.006 Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos (ABNT, 2000), entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário.
Define-se projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. Trata-se de um processo de criação de um produto (MELHADO, 1994 apud RUFINO, 2011).
Rufino (2011) afirma que para atender as necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor de custos, funcionalidade, tecnologias construtivas, construtibilidade e satisfação do usuário. Sendo assim, responsável por todos os parâmetros que vão definir o empreendimento.
Adesse e Salgado (2006) defendem que sem um correto e completo projeto arquitetônico todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de acordo com a resolução número 51 de 2013 define projeto arquitetônico como sendo uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode-se definir projeto arquitetônico como sendo a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado. Através dele é possível planejar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas nesse processo. Assim, o objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente possíveis problemas de execução do projeto em pauta e garantindo que o projeto saia como planejado (TAVARES, 2015).
Analisado os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas. Essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade.

(Etapas do projeto arquitetônico para execução de obras de engenharia civil: comparação entre dois estudos de caso em Maceió - AL / Mariana Ferreira Silva Ribeiro, Thaysa Sarmento de Moraes Siqueira. Maceió, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fJINaG. Adaptado.)
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que, para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor dos custos, da funcionalidade, das tecnologias construtivas, da construtibilidade e da satisfação do usuário. II. As informações presentes no texto permitem inferir que, analisando os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas e essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade, afirma o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673204 Arquitetura
Projeto arquitetônico e a construção civil
(Alagoas, 2017)

Segundo Dinsmore e Cavalieri (2003 apud NOGUEIRA, 2012), projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produto e serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter duração de alguns dias ou vários anos.
Pode-se definir projeto como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2012).
Conforme a ISO 10.006 Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos (ABNT, 2000), entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário.
Define-se projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. Trata-se de um processo de criação de um produto (MELHADO, 1994 apud RUFINO, 2011).
Rufino (2011) afirma que para atender as necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor de custos, funcionalidade, tecnologias construtivas, construtibilidade e satisfação do usuário. Sendo assim, responsável por todos os parâmetros que vão definir o empreendimento.
Adesse e Salgado (2006) defendem que sem um correto e completo projeto arquitetônico todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de acordo com a resolução número 51 de 2013 define projeto arquitetônico como sendo uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode-se definir projeto arquitetônico como sendo a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado. Através dele é possível planejar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas nesse processo. Assim, o objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente possíveis problemas de execução do projeto em pauta e garantindo que o projeto saia como planejado (TAVARES, 2015).
Analisado os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas. Essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade.

(Etapas do projeto arquitetônico para execução de obras de engenharia civil: comparação entre dois estudos de caso em Maceió - AL / Mariana Ferreira Silva Ribeiro, Thaysa Sarmento de Moraes Siqueira. Maceió, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fJINaG. Adaptado.)
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O texto procura deixar claro para o leitor que se define projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. II. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo define o projeto arquitetônico como sendo uma atividade artística de criação cujo objetivo principal é conceber uma planta de instalações residenciais.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673205 Arquitetura
Projeto arquitetônico e a construção civil
(Alagoas, 2017)

Segundo Dinsmore e Cavalieri (2003 apud NOGUEIRA, 2012), projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produto e serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter duração de alguns dias ou vários anos.
Pode-se definir projeto como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2012).
Conforme a ISO 10.006 Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos (ABNT, 2000), entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário.
Define-se projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. Trata-se de um processo de criação de um produto (MELHADO, 1994 apud RUFINO, 2011).
Rufino (2011) afirma que para atender as necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor de custos, funcionalidade, tecnologias construtivas, construtibilidade e satisfação do usuário. Sendo assim, responsável por todos os parâmetros que vão definir o empreendimento.
Adesse e Salgado (2006) defendem que sem um correto e completo projeto arquitetônico todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de acordo com a resolução número 51 de 2013 define projeto arquitetônico como sendo uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode-se definir projeto arquitetônico como sendo a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado. Através dele é possível planejar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas nesse processo. Assim, o objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente possíveis problemas de execução do projeto em pauta e garantindo que o projeto saia como planejado (TAVARES, 2015).
Analisado os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas. Essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade.

(Etapas do projeto arquitetônico para execução de obras de engenharia civil: comparação entre dois estudos de caso em Maceió - AL / Mariana Ferreira Silva Ribeiro, Thaysa Sarmento de Moraes Siqueira. Maceió, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fJINaG. Adaptado.)
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Após a análise do texto, é possível concluir que Adesse e Salgado defendem que, sem um correto e completo projeto arquitetônico, todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização. II. O projeto arquitetônico é a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado para uma nova tecnologia ou um software, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1673206 Arquitetura
Projeto arquitetônico e a construção civil
(Alagoas, 2017)

Segundo Dinsmore e Cavalieri (2003 apud NOGUEIRA, 2012), projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produto e serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter duração de alguns dias ou vários anos.
Pode-se definir projeto como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2012).
Conforme a ISO 10.006 Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos (ABNT, 2000), entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário.
Define-se projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. Trata-se de um processo de criação de um produto (MELHADO, 1994 apud RUFINO, 2011).
Rufino (2011) afirma que para atender as necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor de custos, funcionalidade, tecnologias construtivas, construtibilidade e satisfação do usuário. Sendo assim, responsável por todos os parâmetros que vão definir o empreendimento.
Adesse e Salgado (2006) defendem que sem um correto e completo projeto arquitetônico todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de acordo com a resolução número 51 de 2013 define projeto arquitetônico como sendo uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode-se definir projeto arquitetônico como sendo a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado. Através dele é possível planejar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas nesse processo. Assim, o objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente possíveis problemas de execução do projeto em pauta e garantindo que o projeto saia como planejado (TAVARES, 2015).
Analisado os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas. Essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade.

(Etapas do projeto arquitetônico para execução de obras de engenharia civil: comparação entre dois estudos de caso em Maceió - AL / Mariana Ferreira Silva Ribeiro, Thaysa Sarmento de Moraes Siqueira. Maceió, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fJINaG. Adaptado.)
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Através do projeto arquitetônico, é possível planejar a melhor maneira de atender a todas as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas na concepção de um negócio ou serviço, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.
II. As informações presentes no texto permitem concluir que, na perspectiva de Rufino (2011), para atender às necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: B
6: C
7: C
8: C
9: B
10: C
11: A
12: B
13: C
14: B
15: A
16: B
17: B
18: C