Analise as afirmativas a seguir: I. O mini painel treliçad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673172 Arquitetura
Analise as afirmativas a seguir: I. O mini painel treliçado, conforme a definição da norma ABNT NBR 14859-1, é o elemento pré-fabricado estrutural, com largura de até 400 mm, constituído de concreto estrutural e pelo menos cinco armaduras treliçadas eletrossoldadas, capaz de alojar, quando necessário, uma armadura principal ativa superior de tração (telas ou fios ou barras). II. A altura da vigota, conforme definido pela norma ABNT NBR 14859-1, é a distância entre o plano inferior e o plano superior da vigota, sendo que, no caso de vigota treliçada, o topo do banzo superior da armadura treliçada determina o plano superior. III. Para as vigotas treliçadas, os mini painéis treliçados e os painéis treliçados, a norma ABNT NBR 14859-1 exige a colocação de espaçadores, tendo a distância entre si definida segundo a rigidez oferecida pela armadura treliçada a ser utilizada em cada projeto, com a finalidade de garantir a redução da tração centesimal diagonal sobre o eixo frontal da base reversa do obra e, ao mesmo tempo, garantir o cobrimento da armadura conforme especificado em projeto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise da Questão:

O tema central desta questão é a norma ABNT NBR 14859-1, que trata de elementos pré-fabricados em estruturas de concreto, como mini painéis treliçados e vigotas. Este é um conhecimento essencial para quem atua na área de arquitetura e engenharia, principalmente em projetos estruturais que utilizam componentes pré-fabricados, devido à necessidade de cumprimento das normas técnicas para garantir segurança e funcionalidade.

Vamos abordar cada afirmativa:

Afirmativa I: O mini painel treliçado, conforme a definição da norma ABNT NBR 14859-1, é mencionado como um elemento pré-fabricado com condições específicas de largura e armadura. De fato, a norma estabelece que pode incluir uma armadura principal ativa superior de tração. Esta afirmativa está correta segundo os padrões definidos pela norma.

Afirmativa II: A descrição da altura da vigota como a distância entre o plano inferior e o plano superior, com o topo do banzo superior da armadura treliçada determinando o plano superior, está de acordo com a ABNT NBR 14859-1. Portanto, esta afirmativa está correta.

Afirmativa III: A exigência de espaçadores e a explicação sobre a tração centesimal diagonal na descrição não são respaldadas na norma de forma clara. Há uma mistura de conceitos que não são abordados diretamente pela norma mencionada. Assim, esta afirmativa está incorreta.

Alternativa Correta: A alternativa correta é a B - Apenas uma afirmativa está correta, pois a Afirmativa I está correta. As outras duas afirmativas têm problemas conceituais ou de interpretação da norma.

Estratégias de Resolução:

Para resolver questões como esta, é fundamental:

  • Ler atentamente cada afirmativa e identificar palavras-chave que remetem a normas ou conceitos técnicos.
  • Conhecer as normas técnicas pertinentes, como a ABNT NBR 14859-1 para elementos pré-fabricados em concreto.
  • Ficar atento a descrições muito complexas ou que misturem vários conceitos, pois podem ser pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBR 14859-1

Elemento pré-fabricado estrutural, com largura até 400 mm, constituído de concreto estrutural e uma ou duas armaduras treliçadas eletrossoldadas, conforme ABNT NBR 14859-3, capaz de alojar, quando necessário, armadura principal passiva inferior de tração (telas ou fios ou barras), conforme especificado em projeto.

Elemento pré-fabricado estrutural, com largura superior a 400 mm, constituído de concreto estrutural e armaduras treliçadas eletrossoladas, conforme ABNT NBR 14859-3, capaz de alojar, quando necessário, armadura passiva inferior de tração principal e secundária (telas e/ou fios e/ou barras), conforme especificado em projeto.

Para vigotas com armadura simples ou comum (VC), exige-se a colocação de espaçadores distantes entre si, no máximo a cada 500 mm, com a finalidade de garantir o posicionamento das armaduras durante a concretagem na fabricação, sendo também um recurso para garantir o cobrimento da armadura, conforme especificado em projeto, contudo não menor que o valor mínimo prescrito de 15 mm, conforme ABNT NBR 9062, considerando a classe de agressividade adequada segundo ambiente e utilização da obra.

Para vigotas treliçadas (VT), mini painéis treliçados (MPT) e painéis treliçados (PT), exige-se a colocação de espaçadores, tendo a distância entre si definida segundo rigidez oferecida pela armadura treliçada a ser utilizada em cada projeto, com a finalidade de garantir o posicionamento das armaduras durante a concretagem na fabricação, sendo também um recurso para garantir o cobrimento da armadura conforme especificado em projeto, contudo não menor que o valor mínimo prescrito de 15 mm segundo ABNT NBR 9062, considerando a classe de agressividade adequada segundo ambiente e utilização da obra.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo