Questões de Concurso Público Prefeitura de Ingazeira - PE 2023 para Médico
Foram encontradas 20 questões
I. A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
II. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população.
III. No Brasil, centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A rinossinusite (RSC) é uma doença crônica inflamatória das vias aéreas superiores responsável por promover impacto econômico e piora na qualidade de vida, que vão desde custos diretos como consultas médicas e exames até custos indiretos como presenteísmo e absenteísmo.
II. É válido evidenciar que o tratamento correto da rinossinusite contribui também para evitar a exacerbação de asma, otite e síndromes gripais. Logo, promover adesão a uma terapia eficaz é uma forma de promover qualidade de vida e de saúde.
III. O tratamento deve ser individualizado de acordo com as características do paciente e quando bem executado, promove melhores escores de qualidade de vida, sinais e sintomas e achados endoscópicos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A rubéola é uma doença aguda, de baixa contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como Sarampo Alemão.
II. No campo das doenças infecto-contagiosas, a importância epidemiológica da Rubéola está representada pela ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) que atinge somente o feto, cujas mães se infectaram durante a gestação.
III. A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 6 meses de idade. A vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Coqueluche) foi implantada gradativamente entre os anos de 1992 até o ano 2000.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A maneira mais efetiva de evitar o sarampo é por meio da vacinação.
II. Com relação ao sarampo, em torno de 8 a 10 dias é comum aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade.
III. O diagnóstico pode ser clínico (pessoas que apresentam os sinais e sintomas da doença), no entanto, o ideal é que seja laboratorial, por sorologia (amostra de sangue), apenas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Inspirado em valores como igualdade, democracia e emancipação, o Sistema único de saúde (SUS) está inserido na Constituição, na legislação ordinária e em normas técnicas e administrativas.
II. O Brasil empreendeu a descentralização de atribuições e de recursos, ampliando a oferta e o acesso aos serviços e ações, com impacto nos níveis de saúde.
III. Com relação ao SUS, o país avançou no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde, a exemplo dos referentes à mortalidade, às internações hospitalares e aos agravos de notificação, importantes para o monitoramento e avaliação de políticas, planos e programas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Tétano é uma doença infecciosa desencadeada a partir da ação da bactéria gram-negativa Clostridium tetani. O agente patogênico produz neurotoxinas que provocam a hiperexcitabilidade do sistema nervoso, causando espasmos musculares.
II. O tétano acidental (TA) acontece a partir do contato de ferimentos com a bactéria que na forma de esporos pode estar presente em parte do ambiente, como no solo. A contaminação também pode acontecer durante a realização de cirurgias e outros procedimentos em espaço estéril.
III. O tétano neonatal (TNN), por sua vez, ocorre especificamente em neonatos de até 10 dias de vida que têm contato com os esporos por meio de materiais mal higienizados, utilizados principalmente no manejo do cordão umbilical.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Plasmodium falciparum”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
II. A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez não apresenta sintomas e, no entanto, a doença pode trazer complicações, como sequelas pela infecção congênita (transmitida da gestante para o bebê), toxoplasmose ocular, toxoplasmose grave e toxoplasmose cerebral.
III. Pessoas com imunidade comprometida geralmente não apresentam sintomas mais graves, incluindo confusão mental, falta de coordenação e convulsões.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta apenas os pulmões.
II. A transmissão da TB acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.
III. O diagnóstico laboratorial da TB é fundamental tanto para a detecção de casos novos quanto para o controle de tratamento. O principal objetivo da rede de laboratórios vinculada ao controle da TB deve ser o de detectar casos de TB, monitorar a evolução do tratamento e documentar a cura no fim do tratamento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A identificação precoce do quadro clínico de infarto agudo do miocárdio (IAM) é de suma importância para que haja um efetivo tratamento em tempo hábil.
II. A primeira conduta a ser realizada após o diagnóstico de IAM é a recanalização coronariana através da fibrinólise em no máximo 60 minutos ou intervenção coronária percutânea primária (ICP) em até 120 minutos do diagnóstico.
III. Na indisponibilidade da ICP pode-se transferir o paciente para uma instituição com sua disponibilidade se o tempo de transferência previsto não exceder 120 minutos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Programa Nacional de Imunização (PNI) constitui um dos mais completos programas de imunização no mundo e foi determinante na redução e eliminação de doenças imunopreveníveis no Brasil.
II. A imunidade de rebanho é um importante meio para o descontrole da circulação do vírus no país e no mundo, portanto, a conjuntura atual coloca em evidência a hesitação vacinal e a necessidade de estudá-la, visto que interfere na perspectiva de saúde pública.
III. A hesitação vacinal está associada não somente à recusa em se vacinar, mas também à aceitação seletiva da população de algumas vacinas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Filariose Linfática (Elefantíase) é uma doença parasitária aguda, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo.
II. É causada pelo verme anelídeo Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.
III. A droga de escolha pro tratamento frente a filariose é a Dietilcarbamazina (DEC) na forma de comprimidos, de 500mg da droga ativa, sua administração se dá por via oral e apresenta rápida absorção e baixa toxicidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.
II. O período de incubação do vírus Varicela, causador da Catapora, é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.
III. O diagnóstico da catapora (varicela) não é feito por meio de exames laboratoriais para confirmação ou descarte dos casos de varicela, exceto quando é necessário fazer o diagnóstico diferencial nas situações mais graves.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As varizes esofágicas são vasos colaterais portossistêmicos - isto é, canais vasculares que unem a circulação venosa portal e sistêmica. Formam-se, preferencialmente na submucosa do esôfago inferior, como consequência da hipertensão portal (uma complicação progressiva da cirrose).
II. Um paciente cirrótico que não apresenta varizes ainda não desenvolveu hipertensão portal, ou sua pressão portal ainda não é suficientemente elevada para desenvolver varizes. Com o aumento da pressão portal, o paciente pode passar a ter pequenas varizes.
III. A esofagogastroduodenoscopia é o padrão ouro para o diagnóstico de varizes esofágicas. Se o padrão ouro não estiver disponível, outros possíveis exames diagnósticos são o eco-Doppler da circulação sanguínea (não é a ecoendoscopia).
Marque a alternativa CORRETA:
I. A apendicite aguda (AA) representa a afecção cirúrgica mais comum no abdome. Apresenta incidência de 48,1 por dez mil habitantes, por ano, e seu pico de incidência ocorre em pacientes entre os dez e 20 anos de idade.
II. O tratamento da apendicite aguda é a apendicectomia, convencional ou laparoscópica. Contudo, a antibioticoterapia isolada, com drogas contra bactérias Gram negativas e anaeróbicas, tem sido utilizada.
III. Apesar de novos e melhores antibióticos, de avanços em imagem e de cuidados de suporte, um grande número de pacientes com apendicite aguda desenvolve sérias complicações e tem recuperações mórbidas e prolongadas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Diabetes Mellitus do tipo 1 (DM1) é considerado uma doença endócrina autoimune órgão-específica, resulta da destruição seletiva das células alfa das ilhotas pancreáticas, produtoras de insulina, pela infiltração progressiva de células inflamatórias.
II. O desenvolvimento da patologia do DM1 envolve a participação de vários tipos de células que compõem o sistema imune inato, apenas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, junto a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são: dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.
II. Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e o rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).
Marque a alternativa CORRETA:
I. Linfomas são transformações neoplásicas de células linfóides normais que residem predominantemente emtecidos linfóides. São morfologicamente divididos em linfomas de Hodgkin (LH) e não-Hodgkin.
II. Diferentes tipos de neoplasias linfóides implicam em características clínicas, morfológicas e moleculares distintas. Os linfomas de baixo grau caracterizam-se por alto índice de proliferação celular, células de tamanho grande, formação de pequenas massas linfonodais, envolvimento frequente de medula óssea e de sítios extranodais.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal, pulmonar e cardíaca.
II. Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 35 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na bronquite, o paciente apresenta tosse seca, apenas com expectoração catarral ou mucopurulenta. No sarampo, a bronquite, laringite e traqueíte catarrais podem provocar obstrução notada na traqueobronquite da coqueluche.
II. As bronquites mais comuns são as do tipo catarral e catarro-purulenta. A mucosa acha-se congesta, infiltrada sobretudo por neutrófilos, e numerosos na bronquite mucopurulenta, e ainda linfócitos e monócitos na infecção virótica.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O diagnóstico da Caxumba é basicamente clínico, com avaliação médica nas glândulas. A confirmação laboratorial da caxumba vem no resultado do exame de sangue, que apresenta anticorpos contra o Lyssavirus, responsável por causar a doença.
II. O período de incubação do vírus da Caxumba (até o aparecimento dos sintomas) é de 12 a 25 dias, sendo, em média, 16 a 18 dias. Já o período de transmissibilidade da doença varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas.
Marque a alternativa CORRETA: