Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Professor(a) de História
Foram encontradas 50 questões
I. No Brasil Regencial, as divergências entre os indivíduos mais abastados quanto à forma de governar, de modo a preservar seus interesses, originaram três tendências políticas: o grupo restaurador ou chimango, o grupo liberal moderado ou caramuru e, por fim, o grupo liberal exaltado.
II. O grupo restaurador incluía membros da aristocracia rural que atuavam no governo regencial, defensores da ordem vigente, baseada na monarquia e na escravidão, fontes de seus privilégios. Opunham-se à volta do ex-imperador e advogavam o governo centralizado no Rio de Janeiro e a manutenção da unidade territorial do Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os fenícios, persas e hebreus deixaram importantes legados para outras sociedades. Eles foram povos que se desenvolveram na região do Oriente Médio e da Pérsia na Antiguidade e formaram sociedades com características particulares.
II. Os hebreus eram um povo nômade, pastores organizados em pequenos clãs ou tribos que, há milhares de anos, disputavam poços de água e terras de pastagem com outros povos do Oriente Médio. O hebraico falado por eles era uma língua semita, com origem na Mesopotâmia.
III. As origens dos fenícios remontam a 2000 a.C., quando grupos nômades vindos do centro e do norte da Ásia instalaram-se no planalto iraniano. Em 559 a.C., os fenícios se unificaram em torno da figura de um líder e exímio estrategista militar, que ficou conhecido como Ciro, o Grande.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Pouco antes da expansão marítima portuguesa atingir o objetivo de chegar às Índias, a Espanha acabou por organizar expedições atlânticas, tornando-se a segunda monarquia europeia a fazê-lo.
II. O Tratado de Tordesilhas estipulava que todas as terras a oeste do Meridiano de Tordesilhas (situado 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde) pertenceriam a Portugal, enquanto as terras a leste seriam espanholas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Concernente ao Mercantilismo, é certo afirmar que o ideal metalista era a concepção de que uma maior quantidade de metais preciosos viabilizaria a obtenção de maior riqueza.
II. O metal, no Mercantilismo, poderia ser obtido de forma direta, pela exploração de minas, por sinal, as minas só foram esgotadas na Europa no século XVIII, ou pelo comércio, que possibilitava atrair e conseguir mais moedas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Segunda Revolução Industrial causou impacto também na vida social, na mentalidade e no modo de pensar das pessoas da época. Para muitos, havia uma sensação de infinitude da capacidade criativa humana, o que trazia a convicção de que esses seres inventivos, urbanos e industriais, construiriam um mundo cada vez melhor.
II. Uma das áreas que mais se transformou na Belle Époque foi a de transportes. Foram inventados, em poucas décadas, a bicicleta (1861), o metrô (1863), o bonde elétrico (1874), a locomotiva elétrica (1879) e o automóvel (1886). Ademais, foram ainda construídas grandes ferrovias, como a Transcontinental (1869), que cortou os Estados Unidos de leste a oeste.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As Capitanias Hereditárias e os governos-gerais continuaram convivendo até o século XVIII, enquanto se dava a progressiva criação de capitanias da Coroa, como a da Bahia de Todos-os-Santos e São Sebastião do Rio de Janeiro.
II. O governador-geral da colônia e os governadores das capitanias chegaram a contar com tropas regulares e profissionais, que eram compostas por milícias e ordenanças.
III. As milícias eram regimentos portugueses, uma força auxiliar formada por homens da população urbana que recebiam remuneração e prestavam serviço opcional.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Independência Brasileira ocorreu em meio à reação monárquica centralizadora europeia, que se seguiu à vitória de Napoleão Bonaparte, em 1815, aos resultados do Congresso de Viena e à Santa Aliança, o que facilitou o reconhecimento internacional da autonomia do Brasil.
II. O projeto constitucional de Antônio Carlos de Andrada, apelidado de “Constituição da Mandioca”, em virtude da exigência de renda superior ao equivalente a 150 alqueires de mandioca, impedia a participação política da grande maioria da população brasileira, visto que somente uma pequena elite detinha terras e escravos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Desde o início da Idade Moderna, diversos teóricos de então clamavam pela necessidade de Estados fortes, chefiados por reis cujo poder central, incontestável, estaria livre das amarras limitadoras, inclusive da Igreja.
II. Nicolau Maquiavel defendia a unidade italiana, criticando a fragmentação política vigente e a rivalidade entre as diversas repúblicas. Em sua principal obra, O príncipe, propõe a união entre moral e política, vistas como duas esferas conciliáveis, sobretudo no que se refere à forma como a Igreja concebia o poder político, ou seja, atrelado a princípios cristãos.
III. O bispo francês Jacques-Bénigne Bossuet foi o autor de Política retirada da Sagrada Escritura, segundo a qual o poder real está próximo de Deus. Tal proximidade faz com que as decisões reais sejam infalíveis, graças à inspiração divina. De Deus emana a autoridade do rei e o maior delito dentro de um Estado absolutista é o de lesa-majestade, considerado crime contra Deus.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os pensadores iluministas produziram duas correntes distintas de interpretação da economia dos reinos e das nações: o liberalismo, cujos princípios estiveram em voga no final do século XVIII, e a fisiocracia, que logo passou a ser aceita como a verdade econômica.
II. A independência dos Estados Unidos (1776), a Revolução Industrial na Inglaterra (cerca de 1760-1850) e a Revolução Francesa (1789-1799) foram elementos desagregadores do Antigo Regime.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Guerra do Ópio (1839-1842), vencida pelos chineses, foi o motim para que em 1842, a China fechasse seus portos aos produtos britânicos para evitar entregar à Inglaterra a Ilha de Hong Kong.
II. Tropas formadas por ingleses, alemães, franceses, russos, japoneses e estadunidenses atacaram a China, deflagrando a Guerra dos Boxers, em 1900. Dessa vez, a China saiu derrotada.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Resistência é o nome dos grupos civis que lutaram contra os nazifascistas durante a Segunda Guerra Mundial. Esses grupos surgiram por toda a Europa e eram formados por operários, membros da aristocracia, do exército, da administração pública, eclesiásticos e intelectuais.
II. Na Alemanha, o líder da Resistência era o general Charles de Gaulle, que estava exilado na Inglaterra. De lá, ele enviava instruções a seus compatriotas da Resistência por intermédio da rádio BBC de Londres.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. A Revolução Federalista ocorreu logo após a Proclamação da República em decorrência da tentativa dos federalistas em libertar o Rio Grande do Sul da tirania do governador do estado, Júlio de Castilhos. A luta armada, que atingiu também os estados de Santa Catarina e Paraná, acabou em guerra civil que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895, sendo derrotados os seguidores de Júlio de Castilho, os pica-paus.
II. Muitos federalistas, calcula-se que em torno de 2.500, emigraram para Montevidéu, enquanto outros foram para Buenos Aires. A luta entre federalistas e republicanos dividiu a sociedade por muitos anos: uns usavam a cor vermelha, dos republicanos, e outros a cor branca, dos federalistas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Em 1931, representantes negros fundaram na cidade de São Paulo a Frente Negra Brasileira (FNB), que logo se tornou a mais importante entidade de afrodescendentes do Brasil na primeira metade do século XX.
II. As ações sociais e políticas da FNB tinham por objetivo principal combater o preconceito e a discriminação, além de acabar com as desigualdades entre brancos e negros no Brasil. A FNB espalhou-se pelo país e, em 1936, tornou-se um partido político que, no entanto, foi extinto no ano seguinte, com a instauração do Estado Novo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Em 1911, um pregador itinerante de nome José Maria apareceu na região central de Santa Catarina. Ele afirmava que tinha sido enviado pelo monge João Maria, morto alguns anos antes. Na região Sul do país, monge tinha o mesmo significado que beato no Nordeste.
II. João Maria fora contra a instauração da República e acreditava que somente a lei da monarquia era verdadeira. Apresentando-se como um continuador de suas ideias. José Maria organizou uma comunidade formada por milhares de homens e mulheres, dando, assim, origem à Revolta de Canudos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Em 1942, as manifestações estudantis e populares lideradas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a favor da participação do Brasil na guerra contra o nazifascismo, deram início a um lento processo de distensão no clima sufocante do Estado Novo.
II. Outras manifestações ocorreram, agora pelo fim do Estado Novo e pela volta da democracia. Em 1943, houve o Manifesto dos Mineiros, de um grupo de políticos e intelectuais de Minas Gerais durante um congresso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No início de 1945, foi a vez dos participantes do Primeiro Congresso Brasileiro de Escritores.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os egípcios acreditavam que, após a morte, a vida poderia continuar eternamente se a pessoa fosse considerada digna pelos deuses. Tal crença fez com que os egípcios encarassem a morte como um grande acontecimento.
II. As tumbas dos faraós continham pinturas que retratavam passagens de sua vida e de seu governo, com a intenção de mostrar aos deuses suas boas ações. Era comum um faraó ser enterrado com familiares e funcionários, que iriam acompanhá-lo e servi-lo na vida eterna.
III. Para os egípcios, o conceito de “viver após a morte” implicava a permanência física do corpo. Por essa razão, eles desenvolveram e aperfeiçoaram a prática da mumificação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Por volta de 3000 a.C., a região onde atualmente se localiza o Líbano, país do Oriente Médio situado entre a Síria, Israel e o mar Mediterrâneo, foi ocupada por um povo de origem semita que se autodenominava cananeus, uma vez que a região era conhecida pelo nome de Canaã.
II. Os cananeus desenvolveram uma sofisticada técnica de produção de corantes para tingir tecido: utilizavam um líquido na cor púrpura, extraído de um pequeno molusco. Os gregos chamavam Canaã de Phoenicia (púrpura), palavra da qual derivam Fenícia e fenícios.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Considera-se criança, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente, aquela entre doze e dezoito anos de idade.
II. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida a venda à criança ou ao adolescente de armas, munições e explosivos, bem como de bebidas alcoólicas.
II. Nenhuma criança ou adolescente menor de 15 (quinze) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
II. A Educação Infantil será oferecida em, segundo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro anos de idade.
Marque a alternativa CORRETA: