Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE 2024 para Professor do Ensino Básico - Atendimento Educacional Especializado (AEE) - 20h

Foram encontradas 19 questões

Q2529379 Pedagogia
Atualmente, a teorização sobre currículo escolar na tentativa de melhor compreender seus pressupostos e significados mediante sua forma processual e prática, à luz de sua função social como ponte entre a sociedade e a escola, vem contribuindo para diferentes definições, acepções e perspectivas em torno de um processo de autocrítica e autorregulamentação no convergir de suas funções como expressão cultural e de socialização que a escola concebe por conteúdos curriculares.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Penso Editora, 2020. (adaptado).

Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:

I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.

II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.

III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.

IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.

V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2529380 Pedagogia
A avaliação do ensino e aprendizagem sempre foi motivo de controvérsias no cenário educativo, isto porque durante um tempo sua práxis esteve enraizada como processo de aprovação ou reprovação. Essas convicções, demandaram outras perspectivas mais abrangentes, ou seja, como ato pedagógico e dialético entrelaçados pelos princípios políticos, sociais, éticos e culturais voltados para o respeito e consideração pela aprendizagem humana.

CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda, 2021. (adaptado).

A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:

I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.

II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.

III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2529381 Pedagogia
As abordagens pedagógicas, também denominadas de tendências pedagógicas para a aprendizagem constituem-se em teorias que se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: as pedagogias liberais e as pedagogias progressistas, as quais subdividem em outras pedagogias com diferentes enfoques, que norteiam e influenciam as práticas docentes. Foram constituídas no âmago dos movimentos sociopolíticos e culturais de cada contexto social brasileiro, as quais abordam visões de mundo e concepções a respeito do ser humano, da sociedade, do conhecimento e da própria finalidade da educação.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos. 28 ed. São Paulo: Loyola, 2014.


Considerando o texto acima sobre as abordagens/tendências pedagógicas e os pressupostos de aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir:

I. As abordagens nos pressupostos das pedagogias liberais sustentam a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II. As abordagens progressistas parte da análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

III. Na abordagem liberal tradicional os conteúdos de ensino são denominados "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.

IV.Na abordagem libertária o professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura no grupo para uma reflexão em comum.

V. Na perspectiva da abordagem crítico social dos conteúdos o aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor; assim, pode ampliar sua própria experiência.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2529382 Pedagogia
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como documento norteador da organização do trabalho escolar, pode constituir-se como instrumento gerador de mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem ao tornar o instituído e o instituinte como elementos indissociáveis na perspectiva de uma gestão democrática. O que implica, em sua elaboração pautar-se pelos pressupostos norteadores filosófico/sociológico, epistemológico e didático/metodológico.

PASSOS, I. A. V.; RESENDE, L. M. G. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. In: Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas: SP: Papirus, 2013. (adaptado)

Na perspectiva do texto acima sobre os pressupostos norteadores do PPP, avalie as afirmações a seguir:

I. Pautada no pressuposto filosófico/sociológico, o PPP em sua construção deve considerar a educação como compromisso do poder público para com a população, com vistas à formação do cidadão participativo.

II. Em sua elaboração, com base no pressuposto epistemológico, o PPP deve levar em consideração que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, portanto deve pautar-se, sobretudo, na socialização e na democratização do saber.

III. Pautado no pressuposto didático/metodológico, o PPP em sua estruturação e sistematização do processo de ensino e aprendizagem precisa favorecer o aluno na elaboração crítica dos conteúdos por meio de técnicas de ensino e pesquisa que valorizem as relações solidarias e democráticas.


É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2529383 Pedagogia
As Metodologias Ativas no âmbito educacional referem-se às técnicas e abordagens de ensino que envolve o aluno no processo de aprendizagem através de estratégias didáticaspedagógicas inovadoras, criativas, colaborativas e estimuladoras; colocando o aluno na centralidade do processo como protagonista e coautores de seu conhecimento.

LASAKOSWITSCK, Ronaldo. Dez metodologias ativas de aprendizagem: ativa, inovativa, criativa e colaborativa [livro eletrônico]. São Paulo: Editora Dialética, 2024

Acerca do tema apresentado sobre metodologias ativas e os diferentes tipos presentes no processo de ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:

I. Aprendizagem Baseada em problemas.
II. Aprendizagem em Equipe ou Aprendizagem por Times (TBL).
III. Aprendizagem Mecânica.
IV.Gamificação.
V. Word Café.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2529384 Pedagogia
Na contemporaneidade, a instituição escolar como espaço de ensino e aprendizagem mediante as interfaces entre educação, aprendizagem e tecnologias tem enfrentado grandes desafios com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em função de sua aplicabilidade como forma de proporcionar mudanças consideráveis e positivas para a formação dos alunos no decorrer da construção do conhecimento e como cidadãos verdadeiramente agentes de transformação.

Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-deinformacao-e-comunicacao-como-recursodidatico-pedagogico-no-processo-de-ensinoaprendizagem. Acesso em: 02 abr. 2024.


Considerando as premissas que embasam sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir:

I. A aplicabilidade das TIC oferece para os alunos a construção de saberes mediante a comunicabilidade e interligações com as diversidades do mundo, o qual não existe limitações e sociais e culturais, tornando o conhecimento e as experiências constantes.

II. Diante das concepções sobre o uso das TIC, a informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem não proporciona efeitos positivos.

III. As TIC quando bem empregadas utilmente na sala de aula, proporciona interação de conhecimento e construção de saberes.

IV.O uso das TIC nas escolas requer novas formas de comunicação, de ensinar e aprender, facilitando o aprendizado dos alunos com dificuldade de aprendizagem.

V. A integração das tecnologias na sala de aula das escolas é de responsabilidade exclusiva do professor com formação na área do conhecimento em informática.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2529385 Pedagogia
As evoluções ocorridas no contexto social demandam desafios cada vez mais exigentes às instituições escolares para a formação dos alunos, o que consequentemente, repercute na formação básica, complementar ou continuada dos docentes, tornando-as mais complexas e requerentes de redefinições da profissionalidade docente, fundamentada no desenvolvimento das competências e na construção da identidade profissional.

Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c73 5bc84-d79f-4e7a-9ef3- 51415c94f684/CONSTITUI%C3%87%C3%8 3O%20DOCENTE%20FORMA%C3%87%C 3%83O,%20IDENTIDADE%20E%20PROFE SSORALIDADE.pdf. Acesso em: 3 abr. 2024.


Na perspectiva das ideias do fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir:

I. A formação docente tem início no momento de ingresso na escola como aprendente e estende-se por toda a vida escolar.

II. A construção da identidade docente incorpora crenças, valores e saberes adquiridos em interação social.

III. Ser professor constitui-se pela articulação da formação, da construção da identidade e da profissionalização.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2529386 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), considerada um marco para a história da educação brasileira, ao legislar sobre a organização do ensino básico ao ensino superior reporta aos princípios assegurados pela Constituição quanto ao direito social à educação rumo a melhoria da qualidade educacional, formação e aperfeiçoamento dos docentes, autonomia escolar e universalização do ensino.

LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.

Considerando o texto base e o dispositivo legal no que versa o Art. 3º e seus incisos, da LDBEN, avalie as afirmações a seguir:

I. Valorização do profissional da educação escolar.

II. Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

III. Garantia de padrão de qualidade.

IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.

V. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2529388 Pedagogia
Como documento normativo que define um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens a serem desenvolvidos ao longo das etapas e modalidades da Educação básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como objetivo primordial nortear os currículos escolares visando á formação humana integral e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Nessa lógica, em seus fundamentos pedagógicos a BNCC define três grupos de competências gerais que se interrelacionam e perpassam todas as áreas/componentes curriculares.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ima ges/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em: 04 abr. 2024


De acordo com os pressupostos das competências gerais expressos na BNCC, avalie as afirmações a seguir:

I. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

II. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendose na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

III. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

IV. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.

V. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2529549 Pedagogia
Ao Proclamar que todas as crianças têm direito fundamental à educação, a Declaração de Salamanca afirma que a estas deve ser dada: 
Alternativas
Q2529550 Pedagogia
Na sua Estrutura de ação em educação especial, a Declaração de Salamanca aponta que a Educação Especial incorpora os mais do que comprovados princípios de uma forte pedagogia da qual todas as crianças possam se beneficiar. Nesse sentido:
Alternativas
Q2529551 Pedagogia
Considerando o Decreto Nº 6.571, de 17 de Setembro de 2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, é incorreto afirmar que esse documento:
Alternativas
Q2529552 Pedagogia
Ao regulamentar o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto Nº 6.571, de 17 de Setembro de 2008, como um dos marcos legais da Educação especial traz como objetivos do atendimento educacional especializado, EXCETO:
Alternativas
Q2529553 Pedagogia
De acordo com o art. 6º das Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, quando dos casos de Atendimento Educacional Especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino:
Alternativas
Q2529554 Pedagogia
É, necessariamente, o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: 
Alternativas
Q2529555 Pedagogia
Segundo o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, os “[…] cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação” se referem à:
Alternativas
Q2529556 Pedagogia
De acordo com o Art. 28 da Lei 13.146/2015, é responsabilidade do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
Alternativas
Q2529557 Pedagogia
Em processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas. A Lei 13.146/2015 prevê que não devem ser adotadas as seguintes medidas: 
Alternativas
Q2529558 Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: E
5: D
6: C
7: E
8: B
9: D
10: C
11: A
12: A
13: E
14: D
15: E
16: B
17: C
18: E
19: A