Questões de Concurso Público Prefeitura de Arabutã - SC 2018 para Agente de Tecnologias Agropecuárias

Foram encontradas 21 questões

Q1722934 Agropecuária
A camada de amostragem do solo corresponde a camada diagnóstica para a recomendação de corretivos da acidez e adubação. E incorreto afirmar que:
Alternativas
Q1722935 Agropecuária
Os micronutrientes também são referidos como elementos traços, pois são, de maneira geral, presentes em baixas concentrações no solo, água, ar e plantas. Embora essenciais para o crescimento de plantas, animais ou seres humanos, em concentrações elevadas podem causar efeitos adversos ao crescimento e desenvolvimento de espécies vegetais. São exemplos de micronutrientes:
Alternativas
Q1722936 Agropecuária

O solo é um recurso natural que deve ser utilizado como patrimônio da humanidade, independentemente do seu uso ou posse. É um dos componentes vitais do meio ambiente e constitui o substrato natural para o desenvolvimento das plantas. Sobre as praticas conservacionistas de solo, assinale (V) para sentenças verdadeiras e (F) para as Falsas.


( ) O planejamento conservacionista tem a finalidade de maximizar a produtividade das terras agrícolas por meio de um sistema de exploração eficiente, racional e intensivo, que assegure também a continuidade da capacidade produtiva do solo.

( ) A utilização das queimadas para limpeza de áreas recém desbravadas, deve ser realizada com um manejo adequado, utilizando-se de aceiros evitando a propagação da queimada.

( ) As pastagens são uma das alternativas mais eficientes quando se trata de custo/benefício na alimentação de animais e gera uma proteção ao solo contra a erosão, proporcionam também o pisoteio excessivo e a alta taxa de lotação, sendo desta forma uma das praticas conservacionistas mais difundidas.

( ) Adubação verde consiste na incorporação de plantas especialmente cultivadas para este fim ou restos de plantas forrageiras e ervas daninhas ao solo, sendo esta uma das formas mais baratas e acessíveis de se repor a matéria orgânica no solo, melhorando suas características físicas e estimulando os processos químicos e biológicos.

Alternativas
Q1722937 Agropecuária
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. A Segurança Alimentar e nutricional deve abranger, exceto:
Alternativas
Q1722938 Agropecuária
Um dos fatores mais importantes para se produzir uma silagem de milho de alta qualidade é a correta determinação do ponto de corte ou colheita que compreende:
Alternativas
Q1722941 Agropecuária
Fenação é o processo de conservação de forragens realizado pela desidratação ou secagem parcial das plantas forrageiras visando manter seu valor nutritivo. Em geral as forrageiras possuem altos teores de umidade, e no processo de fenação esses teores precisam ser reduzidos em:
Alternativas
Q1722942 Agropecuária
Na produção de leite a pasto, são princípios básicos que devem ser observados quando se refere à entrada e à saída dos animais nos piquetes, exceto:
Alternativas
Q1722943 Agropecuária

As chamadas “plantas invasoras” são espécies que estão perfeitamente adaptadas às condições de solo e de clima. São o resultado de algum fator favorável do meio ambiente ao seu desenvolvimento. Relacione a coluna 1 nome da planta invasora, com a coluna 2 condição de solo indicada pela espécie.


1 - Barba-de-bode (Aristida pallens)

2 - Carqueja (Baccharis spp.)

3 - Guanxuma (Sida rhombifolia)

4 - Língua-de-vaca (Rumex sp.)


( ) Solos adensados, com estagnação de água periódica e pobres em Mo.

( ) Solo pesado e compactado; fértil, mas com aeração deficiente.

( ) Solo frequentemente queimado, pouco permeável, pobre em P, Ca, K e Mo.

( ) Áreas compactadas nas camadas inferiores, mas ricas em P.


A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1722944 Agropecuária
De acordo com o Decreto nº 6.323 de 27 de Dezembro de 2007 que regulamenta a Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica, são diretrizes do sistema de produção orgânica, exceto:
Alternativas
Q1722945 Agropecuária
A proteção de fontes modelo caxambu é uma alternativa de baixo custo e tem sido utilizada em muitas propriedades rurais de Santa Catarina. De acordo com a Portaria Federal nº 2.914 de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que estabelece o padrão de potabilidade. A água oriunda de fontes Modelo Caxambu para consumo humano com relação aos parâmetros microbiológicos deve conter:
Alternativas
Q1722946 Agropecuária
O Brasil ocupa lugar de destaque no cenário mundial como maior produtor de laranjas. São pragas que trazem prejuízos aos pomares, exceto:
Alternativas
Q1722949 Agropecuária
Na cultura do pêssego, uma praga que causa danos nas brotações do ano, nos ramos e nos frutos é conhecido como:
Alternativas
Q1722950 Agropecuária
Uma propriedade rural possui uma área total de 7,5ha, após um período de 24 horas de chuva, seu pluviômetro estava marcando 70mm. Sabe-se que metade da área da propriedade é ocupada por cultivos de milho e soja, estas culturas receberam um volume de água de:
Alternativas
Q1722951 Agropecuária
Em agroindústrias a aplicação de agentes químicos aprovados pelo órgão regulador da saúde ou de métodos físicos nas superfícies das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, posteriormente aos procedimentos de limpeza, com vistas a assegurar nível de higiene microbiologicamente aceitável, consiste no processo de:
Alternativas
Q1722952 Agropecuária

A toxicidade da maioria dos agrotóxicos é expressa em valores referentes à Dose Média Letal (DL50), por via oral, representada por miligramas do ingrediente ativo do produto por quilograma de peso vivo, necessários para matar 50% da população de ratos ou de outro animal teste. Relacione a coluna 1 Classe toxicológica, com a coluna 2 valores de referencia à Dose Média Letal (DL50).


1 - Classe I - Extremamente tóxico.

2 - Classe II – Altamente tóxico.

3 - Classe III – Mediamente tóxico.

4 - Classe IV – Pouco toxico.


( ) DL50 maior que 5000mg/Kg de peso vivo.

( ) DL50 de 50mg/Kg a 500mg/Kg de peso vivo.

( ) DL50 menor que 50mg/Kg de peso vivo.

( ) DL50 de 500mg/Kg a 5000mg/Kg de peso vivo.


A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1722953 Agropecuária
É um processo controlado de decomposição microbiana, com oxidação e oxigenação de uma massa heterogênea de matéria orgânica, no estado sólido e úmido, passando pelas fases de fitotoxidade, bioestabilização e a humificação, estamos falando de um processo de:
Alternativas
Q1722954 Agropecuária
São vantagens do sistema de Plantio direto, exceto:
Alternativas
Q1722955 Agropecuária
Tratamento térmico com o objetivo de evitar perigos à saúde pública decorrentes de microorganismos patogênicos eventualmente presentes, e que promove mínimas modificações químicas, físicas, sensoriais e nutricionais, refere-se:
Alternativas
Q1722956 Agropecuária
No Brasil a cisticercose tem sido cada vez mais diagnosticada, principalmente nas regiões sul e sudeste. É causada pela larva da Taenia solium nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática. O hospedeiro definitivo na forma adulta da Taenia Solium é:
Alternativas
Q1722957 Agropecuária
A preocupação com a ocorrência de novas pragas em plantios de Pínus spp. no Brasil tem crescido substancialmente, são sintomas como amarelecimento da copa, orifícios de emergência, respingos de resina, manchas azuladas e galerias no interior da madeira, causados por:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: B
6: B
7: C
8: B
9: A
10: D
11: B
12: C
13: A
14: D
15: C
16: B
17: D
18: B
19: A
20: C