Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2019 para Professor de História
Foram encontradas 20 questões
Observe as orações e aquilo que se explica em cada situação:
I- A morte do pai o deixou abalado. (substantivo abstrato; designa um estado, sentimento do ser do qual pode ser abstraído, e sem o qual não pode existir.)
II – A elefoa adaptou-se bem ao novo ambiente. (Segundo o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é correto o emprego de elefoa como feminino de elefante.)
III – A grafite está terminando. Passarei na livraria mais tarde. (Grafite é um substantivo feminino por isso está precedida do artigo A.)
IV – Comprei dois leites. (Compreendemos que por “dois leites” está subentendido o substantivo pacotes, pois esse substantivo insere-se na classe dos substantivos não contáveis. Isto é, não é possível distinguir partes singulares de partes plurais e, por essa razão tais nomes não ocorrem, tipicamente, em construções de enumeração, exceto quando se faz contagem relativa a contadores não explícitos.)
A partir das análises assinale a sentença correta:
Observe:
Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés.
(Fragmento: Último Recurso de Clarice Lispector)
É correto o expresso em:
Fonte: https://www.seara.sc.gov.br e http://www.camaraseara.sc.gov.br
Fonte: http://www.funag.gov.br/ipri/images/analise-e-informacao/01-Maiores_Economias_do_Mundo.pdf
A Constituição Federal do Brasil promulgada em 1988 busca assegurar o direito de todos os cidadãos nas diferentes esferas. Leia as afirmativas abaixo que se referem à educação na Constituição Federal:
I- O ensino brasileiro será ministrado com base no princípio de pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
II- A gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nos demais níveis de ensino, na rede pública, deve haver cobranças de recursos considerando necessidades financeiras apresentadas pelas respectivas redes de ensino.
III- O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, deve ser realizado unicamente em instituições específicas para este fim.
IV- A oferta de ensino noturno regular deve ser realizada essencialmente ao aluno que comprovar ser trabalhador.
Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
Leia as alternativas abaixo que se referem às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:
I- As Diretrizes Curriculares Nacionais têm por objetivo estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
II- As Diretrizes Curriculares Nacionais não legislam sobre as distintas redes de ensino e se eximem de orientar cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica dos sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram.
III- As Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para as etapas e modalidades da Educação Básica devem evidenciar o seu papel de indicador de opções políticas, sociais, culturais, educacionais, e a função da educação, na sua relação com um projeto de Nação. Fundamentandose na cidadania, dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade.
IV- Consideram-se Diretrizes Curriculares Nacionais o conjunto de documentos que definem os rumos da educação brasileira. As diretrizes Curriculares Nacionais se colocam em grau de importância, acima da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 ao definir metas e resultados a serem obtidos pelas respectivas redes de ensino.
Assinale a alternativa que contém todas as respostas CORRETAS:
Leia as afirmativas que se referem à educação inclusiva e assinale (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas:
( ) Na escola inclusiva, a avaliação dos alunos com necessidades especiais deve necessariamente ser padronizada. Todos precisam ser avaliados da mesma forma e com um mesmo instrumento de avaliação; assim é possível compreender de forma mais justa e igualitária o desenvolvimento e o nível de aprendizagem de cada um.
( ) A escola inclusiva busca desenvolver através da atuação docente, novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos alunos que constituem seu público alvo e garantir o direito à educação a todos. ( ) A escola inclusiva trabalha ponderando não as deficiências, mas sim, as potencialidades de cada um. As peculiaridades são respeitadas, o currículo é adaptado e o planejamento organizado de forma a atender o aluno e sua possibilidade de aprendizado e conhecimento.
( ) Na escola inclusiva, há planejamento coletivo da equipe pedagógica, professores e demais profissionais que atuam na instituição, com vistas a estudar e compreender as diferenças, necessidades e formas de organização do trabalho com os alunos, considerando que todos aprendem ao seu tempo e ao seu modo, de diversas e distintas formas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
A Sociedade Mesopotâmica
I – O primeiro agrupamento urbano da Mesopotâmia foi a Suméria, que conseguiu transformar as áreas encharcadas pelos rios Tigre e Eufrates em campos de cevada.
II – A partir do desenvolvimento urbano, surgiram a escrita cuneiforme, palácios, templos, ferramentas, armas de bronze, sistemas de comércio, escolas, códigos de leis, diversas formas de expressão artística, astronomia, medicina e alguns princípios fundamentais da matemática, como a multiplicação e divisão.
III – A religião apresentava grande importância entre os sumérios; ela era o princípio explicativo das guerras entre cidades, da organização social e do próprio indivíduo. Pode-se afirmar que as cidades sumérias eram comunidades organizadas para servir aos deuses.
IV – O governante não era o senhor de todas as terras, somente o representante de deus da cidade, pois cada uma delas pertencia a uma diferente divindade.
V – Os templos, conhecidos como pirâmides, eram comandados pelos sacerdotes, para os quais a população pagava impostos e servia com trabalho.
VI - Por volta de 1700 a.C., Hamurábi, rei da cidade da Babilônia, unificou a região e fundou o Primeiro Império Babilônico.
Com relação a Sociedade Mesopotâmica, indique abaixo a alternativa correta.
Os Jesuítas
Os jesuítas atuaram intensamente na educação dos indígenas e dos habitantes em geral da colônia. Em suas escolas ensinavam a língua portuguesa e a cultura católica, contribuindo assim para o enfraquecimento das tradições originárias. Colégios foram fundados em Pernambuco, São Vicente, Ilhéus, Rio de Janeiro e Porto Seguro. A atuação dos jesuítas estendeu-se ainda por outras regiões como o Maranhão, onde lutaram intensamente contra a escravidão dos indígenas. Acabaram banidos de lá em 1684, quando ocorreu a ...
As revoluções burguesas.
A palavra revolução encontra empregos correntes para designar alterações contínuas ou súbitas que ocorrem na natureza ou na cultura. No essencial, porém, há pouca confusão quanto ao seu significado central: mesmo na linguagem de senso comum, sabe-se que a palavra se aplica para designar mudanças drásticas e violentas da estrutura da sociedade. Daí o contraste frequente de “mudança gradual” e “mudança revolucionária”, que sublinha o teor da revolução como uma mudança que “mexe nas estruturas”, que subverte a ordem social imperante na sociedade. [...] A revolução constitui uma realidade histórica; a contrarrevolução é sempre o seu contrário... aquilo que impede ou adultera a revolução. Fernandes, Florestan. O que é revolução. São Paulo: Brasiliense, 1984. P.7-9.
Assinale a opção abaixo que indica de forma correta, os movimentos revolucionários que foram o ponto de partida para as Revoluções Burguesas
A Decadência Oligárquica – Ditadura e Democracia
De que maneira a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial acabou por inviabilizar a manutenção da Ditadura Vargas.